Coma Com Os Olhos

As mentiras que nos obrigam a engolir

alpino-fast-nova-embalagem-ccoo

Há pouco mais de 4 meses, o Coma Com Os Olhos, através de um excelente post do Peoh, trouxe à tona um caso que tomou o Brasil todo através de diversos veículos de comunicação, como Folha de São Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, Revista Exame, entre outros, sem antes é claro, fazer com que a Promotoria Pública de Defesa do Consumidor também fosse acionada. O caso é simples, e explicar é desnecessário, tamanha divulgação e repercussão gerada.
Agora a Nestlé apareceu, na surdina, com um detalhe extremamente interessante na “nova” embalagem do Alpino Fast, a adição do ingrediente chocolate, sim, o mesmo ingrediente que a empresa dizia ser impossível de ser adicioanado.

Eu comprei há algumas semanas, a edição antiga, “sem o chocolate” e comprei também, a nova, já com “chocolate”. Depois disso, fiz um teste cego (sem valor científico, é claro), com 5 amigos. Cada um, sem saber, experimentou as duas versões da bebida. Em 100% das opiniões, eles foram categóricos em afirmar, que a bebida velha é mais saborosa, tem um odor característico de chocolate Alpino mais acentuado, e é mais densa que a versão nova. Inclusive, a versão nova da bebida, foi considerada insossa, com aspecto mais parecido com qualquer outro achocolatado e longe de ter o odor característico de Alpino, além de aparentar ser mais “aguada”. É claro que paladar, é diferente de pessoa, pra pessoa. Mas é fato, porque afinal também experimentei, que o produto conseguiu ficar pior. E sinceramente, na opinião deste humilde blogueiro, a emenda ficou pior que o soneto. Pois se antes era propagando enganosa, agora subiu de categoria e passou a ser abusiva. Digo isso, pois você continua sendo enganado, se antes era IMPOSSÍVEL adicionar o afamado chocolate Alpino, porque só depois de autuações, possíveis multas, notícias estampadas em grandes jornais do país, Promotoria Pública envolvida, o ingrediente chocolate (que também continua não sendo identificado como Alpino), resolveu aparecer?

Aliás, outros produtos derivados de Alpino, ainda continuam com a informação “Não contém Alpino”, como pode ser observado no Picolé de Chocolate Alpino, ao clicar na foto abaixo, vocês podem ler o relato completo de , outro blogueiro que fez um excelente post a respeito:

sorvete-alpino-sem-alpino

Enfim, o caso continua, no último dia 23, o Promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, José Augusto Peres Filho, participou de audiência com a Nestlé, que terminou sem acordo.

Portanto, Ação Cívil Pública no Estado do Rio de Janeiro, Inquérito Cívil no Ministério Público da Paraíba e Processo Administrativo no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, em Brasília, continuam.

E diante de tudo isso, fico aqui pensando, qual produto da vasta extensão da marca Alpino, realmente leva o famoso chocolate em sua composição? Pelo visto, ainda há muita água pra passar embaixo dessa ponte.

A qualquer momento, informações mais atualizadas sobre o caso, no