Coma Com Os Olhos

As mentiras que nos obrigam a engolir

Archive for February, 2010

Caso Alpino Fast – Resposta da Assessoria da Nestlé Brasil

February 28, 2010 Nestle Comments

alpino_fast_resposta_ccoo

No último dia 25/02, foi publicado aqui o post com maior audiênccia da história do blog. Mais de 100.000 visitas únicas, quase 200.000 pageviews, mais de 1.000 retuítes, menção em incontáveis veículos de comunicação, recebo um dia depois, na sexta dia 26, uma resposta da Nestlé do Brasil, assinada por Anahi Guedes do Departamento de Relações com a Imprensa. Segue abaixo, a resposta na íntegra. Comentários deste que vos escreve, após a resposta.

“Prezado,

Agradecemos pelo espaço aberto à Nestlé  e ao comentário em relação ao Alpino Fast. Há 89 anos no Brasil, esta empresa sempre primou pelo total respeito ao consumidor e nunca adotou qualquer tipo de prática com intenção de levá-lo a engano.

Alpino é uma marca consagrada, presente no Brasil há mais de 50 anos, e tem como carro-chefe o chocolate com sabor característico e único. Com o intuito de oferecer uma bebida láctea com a mesma referência de sabor que os consumidores tanto apreciam, a Nestlé desenvolveu Alpino Fast, após anos de estudos e pesquisas para reproduzir essa singularidade do sabor e do aroma do chocolate Alpino.

Alpino Fast tem ingredientes do chocolate Alpino e sua formulação exclusiva. Porém, os processos produtivos da bebida láctea e do chocolate são diferentes.

A frase “este produto não contém chocolate Alpino”, mesmo sem a exigência da legislação, foi incluída na embalagem por prezarmos a transparência da comunicação com o consumidor e para evitar que, eventualmente, ele recebesse o produto como chocolate Alpino derretido e engarrafado, e não como uma nova formulação. Excesso de cuidado de nossa parte.

Esperamos ter contribuído para esclarecer suas questões e permanecemos à disposição, inclusive convidando-o a conhecer a nova linha de produção Fast, localizada em nossa fábrica em Araçatuba (SP).

Atenciosamente,

Anahi Guedes
Relações com a Imprensa – Nestlé Brasil
www.nestle.com.br

nota do Sr. CCOO: Segundo a Nestlé, ela admite que não usa o chocolate Alpino na fabricação da nova bebida, mesmo essa bebida levando a chancela da marca. Eu acredito que o consumidor está sendo enganado, pois ao meu ver, uma garrafa de Alpino, com o logo do Alpino, foto de bombons Alpino, a única coisa que o consumidor espera encontrar é alguma forma de “Alpino derretido e engarrafado”, pois caso contrário, qual o motivo de usar uma marca conhecida, exclusiva e diferenciada em uma embalagem que simplesmente não possui Alpino? Alavancar vendas? Ok, entendo que do ponto de vista de Marketing, isso é apenas uma extensão da marca. Mas o caso aqui é mais complicado. Como citado no post anterior, ao se ligar ao SAC da Nestlé foi falado que é “quimicamento impossível” de se colocar Alpino de verdade, na formulação do produto.

O caso é tão complicado que o Promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, José Augusto Peres Filho, da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, que também é vice-presidente da Associação que congrega Promotores e Procuradores de Justiça e Procuradores da República que atuam na defesa do consumidor em todo o território nacional, através de seu , tomou conhecimento do caso e fez uma reclamação ao Promotor Rodrigo Terra, do estado do Rio de Janeiro, que é o Presidente da mesma Associação, a MPCON. Este último registrou a denúncia e a distribuiu aos orgãos competentes. Sendo assim, a Nestlé terá que responder ao Ministério Público sobre o referido produto.

O Coma Com Os Olhos continuará acompanhando o desenrolar deste caso. Espero que os leitores entendam que o blog não está aqui para tentar salvar o mundo, mas pequenas ações como essa, servem para que as empresas tenham conhecimento que o mercado mudou, o consumidor mudou, e respeito para com eles, é o mínimo que se espera.
E você, o que achou da resposta da Nestlé?

Siga o buzz deste caso, através  do , do autor do post, e o do .

alpino_fast_ccoo

alpino_fast_garrafa_ccooOlá amigos do CCOO. Aqui quem fala é o , ou Papai Peoh como eu assinava antigamente. Fiquei um pouco afastado daqui devido o nascimento de minha filha, mas como diz o ditado o bom filho a casa torna e cá estou para reclamar um pouco.
A Nestlé apresentou no último dia 23/02, mais uma novidade em sua linha de produtos:
a linha Nestlé Fast, de bebidas lácteas. Pra falar a verdade eu nem sabia que seria lançado. Mas ontem, ao fazer algumas compras em uma das Lojas Americanas me deparei com essa maravilha engarrafada: Bebida Láctea Alpino. Alpino em garrafa? Como pode? Será que por causa do calor estão vendendo o chocolate já derretido e embalado? Eu, fã do chocolate da embalagem dourada não perdi tempo e peguei logo duas para criar o post da coluna Prova aê aqui no blog.
Embalagem fotografada e bebida gelada nem perdi meu tempo lendo as informações nutricionais e fui logo abrindo o recipiente. O cheiro era bom. Me lembrava um pouco o dito chocolate mas a minha surpresa foi quando provei. A bebida não é ruim. Eu gostei. Me lembra muito o também saboroso Chocomilk, (apesar de um pouco mais aguado) mas tinha algo de muito estranho, não parecia Alpino. Outro gole e a confirmação: não, não tinha gosto de Alpino. Não que fosse ruim, mas definitivamente não era o maravilhoso sabor do Alpino.
Lá fui eu investigar a embalagem atrás de alguma explicação em letras miúdas e não é que encontro a seguinte frase: “Este produto não contém chocolate Alpino.” (veja foto abaixo) Como assim Dona Nestlé? Uma bebida com o nome “Alpino” que não contém chocolate Alpino? Me senti o próprio palhaço dos Alpes. Pesquisei um pouco no São Google e li, em uma publicação (Época negócios 24/02/2010) que este é um produto voltado para um público jovem que se alimenta mal por falta de tempo. É, falta de tempo inclusive de ler a embalagem e perceber que o produto não contém o que aparece estampado em letras garrafais. Na mesma publicação, um diretor da unidade de bebidas da empresa afirma de maneira muito verdadeira que esta “é uma linha de produto totalmente diferente de tudo o que fizemos”- correto, diferente inclusive do que não deveria ser, que é o chocolate Alpino. Não contente, entramos em contato com o SAC da empresa (não eu pessoalmente, mas um companheiro de profissão) que nos informou que a “marca Alpino é somente uma referência de sabor e que é IMPOSSÍVEL, quimicamente falando, colocar o tal chocolate nesse tipo de bebida.”
alpino_fast_ccoo_semAhhh Dona Nestlé. Não esperava isso de uma senhora respeitosa como você. Então é assim? Bebida láctea de Alpino que não contém chocolate Alpino? Legal então, também vou estampar em meu currículo “PhD” e depois, em letras minúsculas declarar que não possuo doutorado mas que essa é uma “referência de conhecimento”. Assim é fácil conquistar mercado não?
Disse e repito: o produto é bom, mas não é o que promete ser. Este é o problema. Não havia, sinceramente, a necessidade disso. Porque tentar nos iludir estampando nossa marca predileta de chocolate e depois sussurrar em letras miúdas que ele não está lá? Não podiam ter deixado claro que era somente uma “Referência ao sabor do chocolate”? Também sou publicitário e sei que muitas vezes tomamos nossos consumidores pelo impulso, ainda mais em um produto como este. Ninguém coloca este tipo de produto em uma lista de compras, pelo contrário. ele fica lá, em pontas de gôndolas com um belo PDV, ou ainda no corredor próximo aos caixas. Porque é assim que funciona, é assim que se vende esse tipo de produto, pelo impulso. Mas devemos tomar cuidado, Dona Nestlé, para que esse estímulo ao consumo seja, no mínimo baseado em verdades. E que não ultrapasse a tênue linha do bom senso.
Apesar de ter gostado do produto me senti lesado e enganado. Ao invés de estar escrito na embalagem “Agite antes de beber” e “Beba gelado”, deveria vir “LEIA antes de beber” e “Beba ENVERGONHADO”.

whooper_ccoo_topo

Recebi essas fotos do meu leitor, o Fernando Sedrez, não pude deixar de publicar… O cara é maluco… Um Whooper Duplo já coisa pra homem… Agora sextuplo? Só ele, o Chuck Norris e o Dourado pra encarar… Segue o texto do leitor…

“Eu e meus amigos decidimos visitar o Burger king, plena noite de terça feira (16/02/2010), faltando cerca de 15 minutos para fechar o Burger King do Shopping Estação de Curitiba, então todos foram correndo até o balcão e pedimos um Whooper, mas não era um tradicional, era aqueles de matar a fome, de hoje e amanhã. Ao chegar no balcão pedimos singelos três Whooper’s Sextuplos (Isso mesmo, 18 carnes ao total), imediatamente o gerente pede  mais 18 carnes de whooper para preparar o pedido.
Após pagar um total de R$ 73,50 pelos 3 lanches no Combo Normal, esperamos os “monstros” chegarem. Enquanto isso, todos os funcionários começaram a rir, sem acreditar que eram 3 lanches com 6 carnes cada, realmente até eu me assustei, inclusive meus amigos. Foi quando chegou os 3 pequenos lanches, solicitei para que separasse em 3 bandejas, pois uma só seria um sério problema pois faltaria espaço.
Recomendo a todos que ja conhecem o Whooper e estão com muita fome, e conseguem enfrentar uma criança dessa.
O lanche valeu o preço que foi pago, espero superar esta meta. Resumindo, por mim nota 10 pelo atendimento e pelo lanche, pois nunca tive problemas no Burger King daqui. Obrigado e espero que seja colocado ao ar!
Att. Fernando Sedrez Bitencourt – Curitiba/PR”

McDonald´s – Quiche de Queijo

February 22, 2010 mcdonalds Comments

mcdonalds_quiche_queijo_ccoo

Embora atualmente a quiche (sim, é A QUICHE), seja um prato tradicional da culinária francesa, sua origem é alemã,  lá do reino medieval de Lothringen. A palavra “quiche” vem do alemão “kuchen”, que significa torta. Lição aprendida, vamos ao que interessa.

A Rede do Palhaço assustador, vulgarmente conhecida como McDonalds, lançou há algumas semanas atrás um adendo ao seu menu do McCafé, a afamada Quiche. No quesito aparência o produto até que é bem parecido. No quesito sabor, fica dentro do padrão da maioria dos quiches encontrados por aí, nem mais gostoso nem pior do que os vários “modelos” que já experimentei. No quesito tamanho, ao meu padrão de consumo, não enche nem o burco do dente, observem que o mesmo cabe (e sobra) em um pires de café médio, com cerca de 7cm de diâmetro… Veja o tamanho clicando aqui. Acredito que tenha algo em torno de 100 a 130g. No quesito preço, achei simplesmente um assalto, R$ 7,00, pelo tamanho e pelo que oferece, caro a beça.
Comparemos com uma Quiche da Sadia de 450g, que custa num dos lugares mais caros do mundo, o Pão de Açúcar Delivery, R$ 14,02. Custa o dobro, ok, só que existe no mínimo 3,5 vezes mais de produto.

Enfim, o produto é bom, mas é caro pra caramba, se for levar o preço em consideração, não vale a pena.

Kim Burke é o nome da artista que faz essas obras de arte com comida num tamanho que nos permite comer 30 entradas, 58 pratos principais e umas 70 sobremesas. É tão pequeno, mas é tão real que abriu meu apetite. Vale um click!

food_01

food_02

Confira todas as imagens aqui.

Via.

4337589186_bd6397d749_o

4337589070_979dc3db5c_o

Não dá pra entender como a humanidade consegue clonar animais e viajar pra marte, mas não consegue criar um sachê de catchup decente: fácil de abrir, que não suje os dedos nem espirre para todo lado. Felizmente, a Heinz criou uma forma simples, mas extremamente inteligente, de dar mais sabor ao seu hambúrguer ou batata frita.  A solução é simples, uma mistura de sachê e potinho de molho: você pode ou apertar o sachê e colocar catchup no sanduíche, ou abrir o potinho e mergulhar a batata frita nele. Abrir o sachê é muito fácil: basta destacar a ponta, em vez de tentar abrir rasgando no pontilhado com a mão, depois com o dente, depois desistir porque ele não abre. O novo formato comporta três vezes mais catchup que a versão tradicional. O novo sachê já está em testes e deve aparecer em redes de fast-food nos EUA no fim do ano.

vi lá no Marketing na Cozinha, do meu amigo , sigam ele no Twitter… .

double_mcchicken_ccoo

Pela bagatela de R$ 10,00, ou seja, o preço de DOIS McChickens, você monta essa iguaria aí de cima… Fica robusto, bonito e grande (uuuiiii)… E ainda pode pagar de exclusivo pro seus amigos… Na realidade esse Double McChicken existiu… Ele foi lançado juntamente com a estréia de Madagascar 2, lá nos US and A… Mas já foi retirado do cardápio…
Eu acho que deveria ter tirado o pão aí do meio… Mas agora já foi… Aproveite que esse sanduíche ainda está na promoção dos Pequenos Preços lá do Sr. Palhaço… Compre duas unidades e se divirta… Toque na comida, sinta a comida, lambuze suas mãos… Eu queria escrever mais, sabe… Mas o calor tá de matar e se eu colocar um ovo em cima do note, ele frita…

ps.: Deu fome, né? UHAUhauAHUhauHAUhauHA

Propaganda Hamburguer Grã Filé

February 5, 2010 publicidade Comments

Sensacional este achado no mundo hamburguístico! A Frisa, fabricante de alimentos, tem uma linha chamada Grã Filé. Eles produzem Hambúrgueres de carne bovina e frango. Não provamos o hambúrguer e nem vamos discutir a qualidade aqui, o que precisamos compartilhar é a genialidade da propaganda dos caras.

O conceito é simples, esses são os primeiros comerciais da marca e a ideia é que de propaganda eles não são muito bons mesmo por que o que eles sabem fazer bem é hambúrguer! Excelente sacada e o ator é ótimo.

Confira

Eu vi lá no Hamburguer Perfeito.

Carta ao Subway…

February 4, 2010 subway Comments

subway_queijo_ccoo

É impressionante, mas em todas as vezes que comi no Subway, os funcionários colocavam o queijo da forma “ errada”, ou pelo menos pra nós é errada… Algum funcionário pode esclarecer??

Vi no Marketing na Cozinha que viu aqui ó. E o original mesmo, em inglês, aqui ó.

picanha_burger_ccoo

picanha_burger_detail_ccoo Sim, o que parecia impossível aconteceu, eu voltei ao Giraffas, ou como costumo chamar, Os Mamíferos Ruminantes e Pescoçudos… E desta vez, voltei pra experimentar o tal Picanha Burger… Primeiro gostaria de saber o tanto de PICANHA DE VERDADE que existe dentro desse hambúrguer… Esse é, e sempre será, um dos maiores mistérios da humanidade… Igual aquele Caldo de Picanha da Knorr, que segundo o fabricante tem picanha de verdade, enfim, essa é outra história… Sem muita enrolação (até porque estão me pentelhando por isso), digo que a bagaça aí de cima, até que é saborosa, mas também não passa disso… Um Tasty do Sr. Palhaço ou um Whopper lá do Rei chuta a bunda desse sanduíche aí… Mas isso você tem que provar por si só…

Destaque para a montagem patética da iguaria, vá ter pouco caso na montagem assim, lá na casa do carvalho! Coitado do queijo, uma fatia (e grossa) de tomate, cebola picadinha? Onde? Até um bacon que não faz parte da foto apareceu ali (e não que tenha reclamado, hehe), enfim… No quesito montagem, que é o que realmente importa, nota zero!
Um dia eu ainda vou ver um cardápio só com fotos de verdade… Sem papagaiada… Qual seria o impacto nas vendas, hein? É isso, tô com preguiça de escrever mais, vou ver Lost…

ps.: falei mas não disse, eu acho que a grande culpa da montagem tosca dos sanduíches da rede, é essa caixa em que os dito cujos vem “de lado”, ou não, ou sei lá…
A realidade é bem mais feia, né?