Coma Com Os Olhos

As mentiras que nos obrigam a engolir

Está muito claro que a relação de consumo entre consumidor e empresa  mudou radicalmente com a possibilidade dos relatos de  suas experiências na Internet, mas o que não conseguimos entender é a falta de sensibilidade dos empresários a esta revolução.

A menos que as empresas e seus diretores reconheçam e respondam às conseqüentes transformações no comportamento do consumidor, provavelmente não vai ser a crise mundial que vai fazer que suas empresas tenham prejuízos e sim o consumidor que já criou massa crítica na internet vai separar o joio do trigo naturalmente.

Mas, não consigo entender muito bem a relação entre empresa e consumidor no Brasil, veja bem! Partindo da idéia que toda empresa é comandada por pessoas e todas essas pessoas são certamente potenciais consumidores…. gostaria de saber algumas coisas:

Será que o Diretor da empresa de telefonia… usa telefone celular? E, se usa, será que ele confere e paga sua conta sem contestar?

Será que o diretor da empresa de telefonia…  está contente com sua conexão Banda Larga 3G?

Será que ele já tentou cancelar sua conta no SAC da sua empresa?

Será que ele questiona sua operadora por cobranças indevidas?

E o diretor do Banco? Será que ele confere seu extrato para ver se não esta sendo cobrada alguma taxa indevida ou até mesmo inventada?

Será que o Diretor do banco paga pelo seu talão de cheque?

Será que o Banqueiro tem cheque Especial? Qual serão os juros desta conta?

Será que o presidente do Plano  de Saúde já teve que utilizar seu plano de saúde com seus filhos? Ou ele paga tudo particular?

Será que diretor da Seguradora… fez seguro do seu carro e por descuido deixou de pagar na data do vencimento e no outro dia bateram em seu carro?

Será que o fabricante de móveis mobiliou sua casa com seus móveis? Será que demorou para receber seus móveis? E quando chegou, a medida estava certa? A montagem foi um sucesso?

Será que o diretor da indústria de eletroeletrônica já teve problema com sua televisão?

Será que após 30 dias que expirou sua garantia, sua televisão estragou, e, se estragou… ele mandou à assistência técnica que presta serviço para sua indústria? Ou comprou outra novinha?

Será que o fabricante de colchão dorme em um colchão de sua fabricação? Será que ele acorda com dores nas costas?

Será que o presidente da editora de Revistas forneceria o número do seu cartão de Crédito para um estranho que o abordasse em um aeroporto somente para  ganhar um Brinde ?

Será que o dono do supermercado levaria a seus filhos aquele alimento com data de validade vencida que está na prateleira do seu supermercado?

Será que o empresário da loja virtual compraria em sua loja? Será que ele não ficaria irritado ao saber que o seu pedido veio errado?

Será que o diretor da empresa de implante dentário faria implante em sua própria clínica?

Ou será que esses diretores não são consumidores? Ou será que existe um mundo paralelo onde tudo funciona perfeitamente?

Com certeza vão sobreviver aqueles que entenderem que dia do consumidor é todo dia.

via Reclame Aqui!

11 pessoas já comentaram, falta você...

  1. patricia on March 15, 2010 12:50 pm

    acho que nós vivemos num mundo paralelo. infelizmente!

  2. Kika Del Piero on March 15, 2010 1:18 pm

    Na verdade vivemos num mundo onde as pessoas só reclamam para si, reclamam para o cara de trás da fila e etc.. mas quando vc pede para ele ligar pro SAC, diz que não.. que não quer arranjar confusão.

    Tb estamos em um ” mundo consumidor” onde se vc faz um site como esse e reclama ouve coisas como “Para de reclamar é só parar de consumir”, só que se somos um… precisamos ser mais..

    Temos que começar a boicotar sim.. como por exemplo o que são os preços dos Ovos de pascoa esse ano… 20… 30 reais por ovos que contem menos chocolates que uma barra comum.. mas como tem um formato ovalado acham que podem comprar isso e nós compramos ( entendo quem compra para crianças ai são outrso 500)

    Por isso gosto daqui… já deixei várias vezes de consumir coisas porque fui alertada e reclamo, e muito… porque eu estou comprando o produto e quero ser respeitada…

  3. Lucas on March 15, 2010 5:54 pm

    É claro que a gente passa muito perrengue, hoje em dia, com o consumo, principalmente se esse tem a ver com a tríade banco/telefone/eletrônicos. Mas também há de se verificar que a relação entre empresa e consumidor mudou MUITO através dos tempos. E pra melhor, até porque o consumidor é que está cada vez mais chato. Chato de uma forma boa, porque é só a reclamação de seus direitos.

    Não é o caso deste blog, que elogia sim quando pertinente, mas o foda é aguentar consumidor egocêntrico que faz escândalo por qualquer batata palha fora do lugar, mas não sabe retribuir com uM SORRISO que seja quando é bem atendido. E, ironicamente, esse tipo de gente costuma ser justo aqueles que podem pagar muito por produtos.
    Reclamar? Claro. Mas tão importante quanto é lembrar que produtos são feitos por empresas e que empresas são feitas de pessoas. Que erram. Fácil apontar pro rabo alheio se a gente mesmo esquece de quantas furadas já deu no próprio serviço: sem malícia, apenas pelo stress do dia a dia ou desatenção.

    E sim, dia do consumidor é todo dia e muita empresa já entendeu isso. Geralmente, as que não entendem, o fazem porque ou tem consumidores lesados e calados, ou exercem monopólio (velado ou não)/certa dominancia (vamo combinar que, no mercado de celular, com 4 operadoras, não é nada mto diferente de monopólio) ou são naturalmente escrotas mesmo e um dia vão se ferrar por isso.

  4. Lucas on March 15, 2010 5:56 pm

    O que eu não concordo mesmo é essa tendência de dizer que tudo “só piora’. Pra mim, nesse aspecto, a maioria das coisas melhora mesmo. Triste era quando não existia SAC e coisas assim – melhor um canal ineficiente de contato do que um INEXISTENTE.
    Mania de achar que a nossa geração foi a única a ver as coisas boas do mundo =P

  5. Teemothy on March 15, 2010 6:53 pm

    Sr. CCOO, não há muito o que se discutir sobre o assunto. Nós vivemos em um mundo capitalista, e isso encerra qualquer discussão. Os tais donos de empresas podem até ter esses probleminhas citados, naturalmente, mas isso não os fará diferença alguma. Zero. Eles possuem o capital. E não lhes interessa saber se seu cliente está satisfeito. Interessa-lhe que suas mercadorias sejam produzidas e vendidas – algo como um capitalismo mercantilista.

    Não há o que se fazer, enquanto vivemos nesse mundo capitalista altamente globalizado, não sairemos dessa situação. É necessário que haja mudanças na base da sociedade, da política e da economia.

  6. Caroline on March 15, 2010 7:19 pm

    Se o nosso sistema de governo é o capitalista, é o que realmente acontece. Não há muito o que mudar :/

  7. julia on May 16, 2010 10:36 pm

    cade as fotos?

  8. julia on May 16, 2010 10:37 pm

    sou linda gente!

  9. julia on May 16, 2010 10:37 pm

    não gostei da minha foto!

  10. julia on May 16, 2010 10:38 pm

    achei o blog legal!

  11. julia on May 16, 2010 10:38 pm

    locos!

Write a Comment