Coma Com Os Olhos

As mentiras que nos obrigam a engolir

O que eu acho sobre o caso Alpino Fast

May 13, 2010 Nestle Por Sr. CCOO

alpino-fast

Desde a publicação pela Folha de São Paulo sobre o caso Alpino Fast, que venho querendo dizer algumas coisas…
Vou tentar sintetizar minhas idéias…
Este espaço sempre se pautou pela verdade, seja ela qual for, a verdade boa ou a verdade ruim… E foi assim com o Alpino Fast e a “pobre” Nestlé…
Recorde de visitas, citações e afins estão sendo batidos nesses dias… Citações na Folha Online, no G1, no Jornal do Brasil e no Portal da Revista Exame, convites para entrevistas, mais e mais followers no Twitter, possíveis multas a empresa totalizando cerca de 8,5 milhões de Reais, enfim, uma doideira…
Pois bem, um dia após a matéria da Folha, a Nestlé manda uma Carta Resposta aos orgãos de imprensa, que replico abaixo:

“Nestlé esclarece

Em respeito aos seus consumidores, clientes, parceiros e ao público em geral, a Nestlé Brasil Ltda. vem esclarecer o seguinte em relação à matéria publicada nesta quarta-feira, 12/05, no jornal Folha de S.Paulo:
- O Alpino Fast tem, sim, em sua composição, além de outros ingredientes, a mesma massa do Chocolate Alpino. O sabor do Chocolate Alpino no produto Alpino Fast foi reconhecido por 92% dos consumidores entrevistados pelo Instituto Ipsos, antes do lançamento do produto;
- A Nestlé, visando evitar que os consumidores pudessem vir a acreditar que encontrariam o mesmo Chocolate Alpino derretido, ou pedaços do Chocolate Alpino no produto, decidiu incluir as frases “este produto não contém Chocolate Alpino” e “imagem meramente ilustrativa para referência de sabor”, que estão gerando controvérsia, mais que esclarecimento. Não há dúvida de que houve excesso de zelo por parte da Nestlé. O objetivo das mensagens foi o de garantir a transparência da comunicação com o consumidor;
- Tendo em vista que as frases, em vez de esclarecer, acabaram gerando dúvidas, a Nestlé decidiu retirá-las da embalagem.

Portanto, a Nestlé, com 90 anos de Brasil, em nenhum momento lesou seus consumidores ou descumpriu quaisquer dispositivos legais vigentes, em especial o Código de Defesa do Consumidor, uma vez que a identificação do produto Alpino Fast com a sua marca está perfeitamente adequada sob o ponto de vista técnico e sensorial.”

Muito bem, quer dizer que do dia 28 de fevereiro de 2010, data da postagem no CCOO sobre o produto, ele miraculosamente passou a conter chocolate Alpino apenas com a retirada de uma frase da embalagem?

Então antes não tinha e agora tem? Hein? Como assim?
Acredito que qualquer um, ao ver uma garrafinha com as cores, o logotipo e a imagem dos famosos bombons Alpino estampados na embalagem, esperassem nada mais do que chocolate Alpino!
Me desculpem, mas “referência de sabor” pra mim, é coisa pra enganar consumidor desatento.

Então pra quê comprar Alpino Fast? Compre Nescau, compre Toddynho, compre sei lá o quê, mas pra que pagar a chancela do Alpino, sendo que ali não tem Alpino! Ou melhor, agora parece que tem, né?

O estrago já está feito, e não é com a saída de uma frase que o produto voltará a ter o crédito que a marca Nestlé tem em 90 anos de Brasil.
É uma pena, ainda bem que tem “gente importante” como Folha, Jornal do Brasil, G1, Revista Exame, Promotores Públicos, Conar e afins cuidando do caso, poque mesmo que você ache que isso é perda de tempo, lembre-se que existem pessoas trabalhando para que você não seja enganado.

Por enquanto, a emenda está pior que o soneto.

ps.: evitei falar sobre o assunto, e só voltarei a citá-lo aqui se algo de ainda mais grave ocorrer… Continuem com a Semana Favoritos do McDonald´s, abaixo…

107 pessoas já comentaram, falta você...

  1. Rafael Mantesso on May 13, 2010 11:19 pm

    #porranestle

  2. righi on May 13, 2010 11:20 pm

    assino embaixo

  3. Tweets that mention Coma Com Os Olhos :: Nestle :: O que eu acho sobre o caso Alpino Fast -- Topsy.com on May 13, 2010 11:22 pm

    [...] This post was mentioned on Twitter by sergio guilherme and ninomigrana, Senhor CCOO. Senhor CCOO said: O que eu acho sobre o caso #AlpinoFast <> http://migre.me/EIP1 [...]

  4. LadyMalk on May 13, 2010 11:25 pm

    A Nestlé pode retirar ou não a frase da garrafa, até começar a picar chocolate ali dentro (coisa que ninguém realmente esperava que a bebida contivesse, nos contentaríamos com o sabor, mas td bem), mas não vai poder recuperar a credibilidade perdida. Td que for lançado com a marca Alpino possivelmente vai carregar o estigma do “será que ele é?”. Triste ver uma empresa tão tradicional e alegadamente séria fazendo um papelão desses…

  5. leoavesani on May 13, 2010 11:27 pm

    O estrago já está feito mesmo. Eu e minha esposa não conseguimos mais ver o Alpino Fast sem fazer alguma piada ou comentário negativo.

  6. Fer Piccolo on May 13, 2010 11:34 pm

    Mas claro que o Alpino Fast tem alguns ingredientes do chocolate Alpino. Ambos devem ter conservantes, aromatizantes e cacau, ou seja, ingredientes iguais…

    Mas preciso dizer. Comprei os três produtos dessa linha (eu tinha que experimentar, meu lado consumista não parava de gritar por eles) e não gostei de nenhum… Fora que passei mal com os três. O Alpino foi o pior =/

  7. Edu on May 13, 2010 11:53 pm

    ué….antes era quimicamente impossivel e agora ele tem a mesma massa do alpino??? WTF?

  8. João Ximenes on May 14, 2010 12:16 am

    Mano, você devia criar uma senha secreta com alguém, que você devesse inserir em todos os posts pra provar que você ainda está vivo. Just in case…

  9. Saulo Benigno on May 14, 2010 12:28 am

    Pergunta: Porque não colocar links para os jornais, matérias falando do seu site? Não entendi. Algum motivo específico?

  10. Marcello on May 14, 2010 12:31 am

    Assino em baixo [2]
    #porranestle

  11. Sr. CCOO on May 14, 2010 12:46 am

    Saulo, na hora estava com preguiça de procurar os links, mas agora já está atualizado, me desculpe…

    []´s

  12. Carol on May 14, 2010 12:51 am

    Ja ‘enganaram’ o consumidor uma vez dizendo que alpino fast nao contem alpino…. papel ridiculo, mas alem de enganar querem chamar de burros… pq antes nao tinha agora tem “a massa do chocolate alpino” ??? Que magica hein Dona nestle???
    Agora, digo mais, nem a gente nem a nestle precisava se preocupar taaanto com essa frasezinha… o produto por si só já se mataria… é ruim demais!

  13. Camilla on May 14, 2010 12:56 am

    Compreendo perfeitamente a Nestle e o fato de que a bebiba é um produto fabricado para simular o que seria um “suco de alpino” e realmente conseguiram. Para isso não precisa necessáriamente derreter o Alpino e colocar na bebida! Apesar de não ser gostoso, sinceramente sinto gosto de alpino, e testei com algumas pessoas depois de ver o post aqui.

  14. Leo* on May 14, 2010 1:07 am

    Parece que vcs forçam uma historia alem do necessário, pra ganhar ibope ou sei la. Ou é querer ser chato mesmo. Se alguem achou q encontraria chocolate derretido dentro do pote é estúpido. Ou burro ao ponto de não ler a embalagem inclusive. O problema é que esse código de defesa do consumidor dá espaço até para uma pessoa comprar uma tv anunciada por engano a 5 reais num site. Mas divago.
    A nestlé não tinha obrigação de alterar nada. Tudo estava claro. Se nao gostou do produto azar o seu, mas toda a epopéia de “coitado de mim, fui enganado” parece joguinho de advogado querendo 1 milhão de dólares pq minha coca cola veio sem gás e no rótulo diz gaseificado. Bullshit!

  15. Leo* on May 14, 2010 1:27 am

    Parece que vcs forçam uma historia alem do necessário, pra ganhar ibope ou sei la. Ou é querer ser chato mesmo. Se alguem achou q encontraria chocolate derretido dentro do pote é estúpido. Ou burro ao ponto de não ler a embalagem inclusive. O problema é que esse código de defesa do consumidor dá espaço até para uma pessoa comprar uma tv anunciada por engano por 5 reais num site. Mas divago.
    A nestlé não tinha obrigação de alterar nada. Tudo estava claro. Se nao gostou do produto azar o seu, mas toda a epopéia de “coitado de mim, fui enganado” parece joguinho de advogado querendo 1 milhão de dólares pq minha coca cola veio sem gás e no rótulo diz gaseificado. Bullshit!

  16. andrei lopes on May 14, 2010 1:32 am

    Ainda esse papo?

  17. Saulo Benigno on May 14, 2010 1:47 am

    Sr. CCOO, show ;)
    Boa atitude. Sempre é bom isso. Parabéns.

    Mas, on topic, é verdade, antes de acordo com seu post original, o atendimento disse que não era possível, como o Edu falou. E agora é? Isso cheira a cilada :)

  18. Felipe on May 14, 2010 7:34 am

    Terrível.
    Escolhe melhor suas lutas, Sr. CCOO.
    Até entendo que deve ser interessante defender a mesma bandeira por algum tempo, mas esse caso já deu o que tinha que dar. Não concordei com a primeira afirmação aqui do blog, acho totalmente irrelevante, do ponto de vista jurídico, a ausência do chocolate como ingrediente do produto (como já falei da outra vez, você não espera que tang sabor laranja contenha laranjas de verdade).
    Gostaria que o blog voltasse a ser algo que possa ser levado, pelo menos a um certo ponto, a sério.
    Sem mais.

  19. Lucas on May 14, 2010 8:47 am

    Concordo com a mensagem acima, do Felipe. Foi uma luta extremamente irrelevante. Não duvido que a Nestlé, como toda empresa, tenha os seus desrespeitos ao consumidor. Mas não por isso. Esse é um caso besta de uma coisa que já acontece há trocentos milhões de anos com trocentos milhões de produtos. A Nestlé só mexeu no produto errado, a tal da Merda do Alpino, que parece ter uma certa base de fãs xiitas. O que eu já acho tosco visto que acho o chocolate uma versão engordurada e ruim do chocolate comum da nestlé.

    O Blog é seu e você faz dele o que quiser e, mais, ninguém tem o direito de reclamar porque ele é SEU e o conteúdo é SEU e se você quiser postar um conto erótico aqui amanhã, é direito SEU.
    Mas porra, seja mais “consumidor consciente” e não “consumidor revoltado”.
    Quanto a gente trabalhando pra te enganar… bem, tá quase todo mundo trabalhando pra enganar os outros. Se colocar num pedestal acima das “cruéis corporações globais” como um exemplo de “pessoa do bem” é prepotente. Porque todo mundo sabe que as coisas mudam E MUITO e figura numa mesma pessoa quando ela está de um lado do balcão e quando ela esta de outro.
    Mas enfim, o blog é teu e o teu público aparentemente também aaaaama ser revoltado contra as cruéis corporações do mal. Se isso te dá mais audiência, go ahead.

  20. Silvia on May 14, 2010 8:50 am

    Gosto do site, mas esse caso do Alpino Fast já tá enchendo o saco…é lógico saber que não tinha como derreter o chocolate pra por dentro do potinho como uma bebida líquida, claro que o “Alpino” da embalagerm deve se referir ao aromatizante que o produto leva, que deve ser o mesmo do chocolate Alpino. Estão fazendo tempestade num copo d’água. Porque se for ver tem tanto bicoito de limão sem limão, sorvete de morango sem morango, até o famoso biscoito Maizena é feito sem o amido de milho…coisa mais comum do mundo, não sei pq essa perseguição à Nestlé…

  21. Jack on May 14, 2010 9:12 am

    Concordo com o Felipe e o Lucas acima, a nestle criou a frase para ser bem transparente com o consumidor e o pessoal caiu em cima, se ela não tivesse botado NADA ninguem ia fala NADA, o seu site portanto nesse caso está incentivando as empresas a serem omissas e nos enganarem, afinal ninguem iria dentro da fabricar pra verificar se eles jogam ou não alpino la dentro,

    Deveria pensar melhor no que faz.

  22. Amanda Teixeira de Oliveira on May 14, 2010 9:23 am

    serei indenizada? há

  23. Thiago on May 14, 2010 9:31 am

    O Toddynho, também não contém toddy, o alpino fast nao é o unico caso

  24. Cuca on May 14, 2010 9:33 am

    Pelo amor de Deus…
    Sou leitor do seu blog e acho bem bacana. Agora, um conselho: você não deveria ter se pronunciado novamente sobre esse caso. É óbvio que uma bebida não pode ser igual a um chocolate. Ela tem que ter o sabor que promete e basta. E quer saber mais? Acho Alpino horrível. : )

  25. *Leo on May 14, 2010 10:08 am

    Qual o problema com meu comentario?

  26. *Leo on May 14, 2010 10:10 am

    Tentando postar pela 20.a vez:
    Parece que vcs forçam uma historia alem do necessário, pra ganhar ibope ou sei la. Ou é querer ser chato mesmo. Se alguem achou q encontraria chocolate derretido dentro do pote é estúpido. Ou burro ao ponto de não ler a embalagem inclusive. O problema é que esse código de defesa do consumidor dá espaço até para uma pessoa comprar uma tv anunciada por engano por 5 reais num site. Mas divago.
    A nestlé não tinha obrigação de alterar nada. Tudo estava claro. Se nao gostou do produto azar o seu, mas toda a epopéia de “coitado de mim, fui enganado” parece joguinho de advogado querendo 1 milhão de dólares pq minha coca cola veio sem gás e no rótulo diz gaseificado.

  27. Rafael Mantesso on May 14, 2010 10:36 am

    Em terra de Alpino Fast, quem tem Toddynho é rei! #porranestle

  28. Cheab on May 14, 2010 10:38 am

    Que blogzinho medíocre o seu hein… num tem mais nada pra fazer nao hein?!

    Ou em algum momento da sua vida voce pensou que o chocolate alpino brotasse de uma árvore??? O mesmo bombom famoso Alpino é feito sinteticamente com a combinação de vários ingredientes e produzindo um sabor diferenciado dos outros chocolates… e a mesma composição foi atribuída ao líquido.

    Ou voce tambem pensou que eles iriam derreter o bombom pra fazer o líquido???

    kkkkkkkkkkkkk

    Francamente, seu blog é medíocre, com uma opinião insensata e tendenciosa. Nem acredito que perdi meu tempo lendo isso.

    Meu comentário é pra criticar sim, pois voce usa de um meio de comunicação para deturpar uma coisa que não faz sentido.

    Tadinho, e se dizem jornalistas…

  29. Luis on May 14, 2010 10:43 am

    AlGostei de mais do produto, pena que tem gente hipócrita que vê maldade em tudo que aparece, nada a ver o que estão escrevendo neste blog… vão produzir algo diferente em vez de ficar falando bobagens! è uma pena tanta banalidade!

  30. Leila Da Cruz on May 14, 2010 10:52 am

    Nem sabia q estava rolando todo esse processo, mas o q posso relatar da minha experiência com o Alpino Fast é q vi pela primeira vez no site da Nestlé, e com fã do chocolate Alpino fiquei louca pra saber onde encontrar então liguei para o atendimento ao consumidor da Nestlé para saber quais os pontos de venda mais próximos da minha casa q vendiam o produto. Daí comprei e provei. E a decepção: não reconheci o sabor do Alpino nele, um dos meus chocolates preferidos. Não cheguei a verificar a embalagem, mas o próprio sabor do produto me fez comprar apenas aquela única vez (podem me enganar 1 vez, 2 fica um pouquinho mais difícil). Fiquei sem entender pq q ele custava mais q o dobro de um Bliss e não valia mais a pena do q um Bliss!

  31. Ricardo Aguieiras on May 14, 2010 11:00 am

    Parabéns pelo seu blog maravilhos e pelas suas denúncias! Infelizmente, neste triste país da impunidade, onde empresas só se estabelecem para tirar o proveito do consumidor e nada oferecer em troca , ainda achando que são corretos, isso vai continuar acontecendo para todo o sempre. As empresas não pensam em estarem construindo um novo mundo e lutarem por Justiça e Direitos em união com as pessoas, pensam apenas em lucrar absurdamente e aproveitar, aproveitar e aproveitar… Esse “Alpino Fast”, tão fast que nem se sente o gosto é um produto medíocre, hipócrita, mentiroso, caro e que deveria ser retirado do mercado…. se aqui fosse um país sério, não a terra do NESTLENGODO!
    PARABÉNS E CONTINUA!
    Ricardo

    http://dividindoatubaina.wordpress.com/

  32. criskolega on May 14, 2010 11:43 am

    Acompanho o blog, mas é a primeira vez que eu comento, dizem aí que é perseguição a nestlé, mas eles podiam pelo menos evitar isso né? na embalagem do neston fast tb tá escrito assim “BEBIDA LÁCTEA NÃO É IOGURTE” essas frases com negação são foda, deviam ser evitadas. A nestle inventa tanto produto que não dá certo e ainda me dá uma dessas? Podia então só escrever contém aromatizante tipo chocolate alpino, sei lá, já que empurram tanta porcariada na gente

  33. Renata on May 14, 2010 1:01 pm

    Gostaria de saber quem faz parte dos 92% que reconheceram o sabor de Alpino nesse produto. Eu provei, achei o produto caríssimo e realmente não tem o sabor desse chocolate. É uma forma (in)direta de querer tirar o corpo fora da responsabilidade de assegurar que o produto, de fato, contém Alpino. É uma mentira deslavada da Nestlé, a menos que comprove essa estatística.

  34. Regina on May 14, 2010 1:36 pm

    concordei com a CRISKOLEGA. quando vi essa mensagem de que “bebida láctea não é iogurte” fiquei até assustada pq, me chamem de chorona, achei uma puta grosseria. desnecessário.
    e pra quem tá vindo comentar que “esse assunto já deu”, que “o Sr. CCOO não tem nada melhor pra fazer” ou que “esse blog é medíocre”, como disse o fulaninho ali, por isso que a gente sempre sofre com essas propagandas enganosas!
    pq neguinho, não só se contenta em ser enganado, como DEFENDE a empresa que o engana.

    sem palavras!

  35. Leo on May 14, 2010 2:26 pm

    O Brasil é mesmo o paraíso da malandragem…kkkkkkkkkk
    As pessoas são enganadas e ainda se elogiam a empresa.
    Só para sintetizar:
    1-) Pq a Nestlé não colocou o nome de “chocolate fast” ou “líquido qualquer fast” ao invés de “alpino fast”? Pq colocando a marca “Alpino” no produto os milhares ou milhões de fãs do chocolate (não faço parte do grupo) correriam para os supermercados para comprar a bebida. Pois bem, nada mais justo para esses consumidores do que encontrarem algo do Alpino no “Alpino fast”, do contrário, teriam eles comprado? Provavelmente não…
    Alguém colocou num comentário acima que existe Tang laranja sem que o produto contenha realmente a fruta. É verdade…mas qual é a marca do produto? “TANG”! Ninguém é atraído a comprar Tang pq o sabor é de laranja, já que existem tantos outros refrescos com esse mesmo sabor…o que leva o consumidor a comprar é a própria marca “Tang”, com suas qualidades/defeitos. No caso em discussão, o que atrai o consumidor é justamente a marca “Alpino” e por essa razão, mesmo que em pequenas quantidades (como ocorre com a fanta, que contém um percentual mínimo de suco da fruta), o próprio Alpino.
    Ninguém esperava que o contéudo da garrafinha de Alpino fast fosse composto exclusivamente pelo chocolate Alpino derretido (até pq isso elevaria bastante o preço), mas que pelo menos o chocolate fosse usado na composição do produto.

  36. Alex on May 14, 2010 2:48 pm

    Esse assunto não morre nunca? E o pior é que cada vez fica mais engraçado, antes disseram que era quimicamente impossível colocar o tal chocolate na bebida, agora garantem que contém a massa do chocolate na bebida (claro que é mentira). Jogam panos quentes pra ver se abafam o caso. E o pior de tudo é que tem gente que ainda vem dizer que a empresa está certa… Só no lisarB mesmo, o país da piada pronta. E pra fechar com chave de ouro toda essa discussão por um produto aguado e com gosto horroroso.

  37. Ana Paula on May 14, 2010 3:04 pm

    O Brasil merece o povo que tem. Lendo os comentários pró-Nestlé acima, nota-se claramente que alguns consumidores merecem ser feitos de capacho. Se um caso desses acontecesse nos EUA, decerto um escândalo com repercussão gigantesca aconteceria, incluindo INDENIZAÇÃO a todos os que se sentissem lesados e que possuíssem a garrafinha como prova.
    Não se trata de fãs xiitas, trata-se da garantia dos direitos de um consumidor consciente. TUDO leva a crer que a bebida teria ao menos o flavorizante do Alpino, o que não acontece. O que eu experimentei tinha gosto de água de chocalho.
    Registrei reclamação no SAC da Nestlé muito antes desse perrengue todo acontecer, e hoje tive a surpresa de receber uma ligação deles (o número que apareceu no Bina foi 11 5508-4400), apurando minha reclamação e dando explicações sobre o ocorrido: vão tirar a informação do ‘ não contém Alpino ‘ no rótulo e tomar outra série de medidas (não me disse exatamente quais) para que o produto tenha a aprovação dos consumidores.
    Se todos reclamarem seus direitos – ( A Nestlé viu a força da comunicação da internet…)- definitivamente a situação mudará. Não tenham reclamar: liguem para o SAC da Nestlé e externem sua opinião. Minha parte eu fiz, e recebi um retorno por isso. Não que resolva o problema, mas ao menos cutuquei a Nestlé e não fiz papel de otária.

  38. Ana Paula on May 14, 2010 3:07 pm

    *correção: não tenham medo de reclamar.

  39. Vivix on May 14, 2010 3:22 pm

    É impressão minha ou apenas o G1 não deu os créditos ao CCOO??!

  40. Ricardo on May 14, 2010 5:09 pm

    Concordo com a opinião da Ana Paula acima e, além do mais, medíocre é quem pega a história andando, perde o tempo vendo o que está escrito, (porque ler não sabe) já não entende o que está sendo dito.

  41. Bruno SP on May 14, 2010 8:38 pm

    De boa, se eu fosse o diretor de marketing ou o queralho a quatro da Nestle que fez essa cacata de criar/comercializar o Alpino Fast, com certeza eu mandaria um monte de lacaios fazerem comentários que denigram o blogueiro que teve a “ousadia” de “revelar” o segredinho tão bem escondido, comentários estes em seu próprio blog.
    Pelo naipe dos comentários, totalmente contraditórios à história como um todo, podem apostar que é isso mesmo que está ocorrendo com os comentários “aí de cima”. Pessoas sem comprometimento com a Ninhozinho não teriam nenhum motivo para postar comentários tão revoltados.
    abs

  42. Sr. CCOO on May 14, 2010 8:56 pm

    Aeee!! Uma rodada de Alpino Fast pra galera revoltada comigo!!

  43. fernando on May 14, 2010 10:59 pm

    Sr. CCOO, fica ligado: os comentários elogiosos à empresa estão todos vindo numa sequência, uma coincidência muito grande. Empresas de assessoramento de mídia e imprensa tem dispositivos para reverter opiniões desfavoráveis a seus clientes em blogs e redes sociais. Eu sei disso pois já trabalhei em uma e já participei de concorrências de muitas outras.
    Poderia não só desmascarar a Nestlé, aproveite também para desmascarar os seus lacaios. Chame os amigos da informática, analise IPs, essas coisas técnicas todas, e teremos um novo escândalo.

    Você, da Assessoria de Imprensa da Nestlé, fique com medo e pare de plantar comentários aqui.

  44. Jão on May 14, 2010 11:11 pm

    o que o Fernando disse é verdade, tenho um amigo na nestlé que mandou um e-mail prá mim dizendo que o activia tinha fezes humanas! Imagino que ele foi incentivado a fazer isso por trabalhar na empresa, o q eu achei um absurdo imenso… segue o link da notícia http://www.e-farsas.com/artigo.php?id=150 coisa medíocre de se fazer

  45. Anita on May 15, 2010 1:15 am

    Hauhauhauhauhaua… Acho um barato os revoltados.. ou trabalham para a Nestlé ou não entendem que nem o aroma artificial de Alpino tem no alpino Fast.. porque os consumidores não reconhecem..

    Agora quanto a pergunta dos 92%.. eu respondo.. não sei se vcs já participaram desses grupos de pesquisa.. mas as coitadas das recrutadoras tem que ter um banco de dados enorme e uma série de exigências que muitas vezes elas não conseguem cumprir, então o que elas fazem elas ligam para pessoas que entrariam na faixa de idade da pesquisa e orientam o que elas devem falar .. para que possam garantir o trabalho, eu mesmo já fui para uma pesquisa onde dizia ser miope e eu não tenho nem problema de vista..

  46. Camilla on May 15, 2010 2:19 am

    Francamente… Vcs acham mesmo que a Neestle mandaria meia duzia aqui para defender eles?
    Gente, vcs acham que a Nestle precisa disso?
    Hehehe

  47. João Ximenes on May 15, 2010 2:41 am

    Claro que precisa. Quem compra o produto somos nós, logo nós somos quem temos que aprovar. A galera ai pagando de revoltada tem mais é que enfiar o Alpino Fast no carrinho de supermercado e ir tomar no carpete de casa em frente a televisão. Liberdade de expressão tá ai pra isso. Não curte o que um acredita? tem milhares ai na net pra isso.

  48. João Ximenes on May 15, 2010 2:42 am

    PS: Senhor Itamar, caso você desapareça misteriosamente, deixa a senha do blog guardada em algum canto.

  49. Leo* on May 15, 2010 11:56 am

    hahahaha como é que é??? Eu sou um cara plantado pela Nestlé? hauihaiauhiauha
    Não não senhorita, eu e todo o pessoal que defendeu a Nestlé só temos bom senso. E vcs uns revoltadinhos sem causa, achando que estao exigindo seus direitos que um leitinho tenha o mesmo cheiro de um bombom hahaha Não sejam ridículos e vão reclamar de algo que tenha importância.

  50. daniela morais on May 15, 2010 2:58 pm

    As três bebidas “fast” da Nestlé são horriveis tem gosto artificial e um adoçante que faz mal à saúde. O alpino nem de longe tem o gosto do chocolate. Os sorvetes da Nestlé também são muito doces.

  51. Cobertin on May 15, 2010 3:09 pm

    Claro que a Nestle precisa disso. Olha só o que um blogzinho qualquer ao denunciar, o que acabou repercutindo depois…

  52. Guiga on May 15, 2010 6:56 pm

    Falaram ali “o Toddynho não contém Toddy”…ok, mas é uma marca! Assim como esse daí poderia se chamar “Nestlezinho”, entende?
    Independente se tem gosto ou não de Alpino, essa repercussão toda serviu pra mostrar que o consumidor não é babaca!!! Temos que meter a boca meeeeesmo qdo algo está irregular demais! Se não der em nada, paciência… mas pelo menos não ficamos de braços cruzados!
    Sr. CCOO pra presidente!

  53. Du on May 15, 2010 7:32 pm

    Gosto muito do blog, e esse assunto ja encheu mesmo! Acho muito valido a preocupação com direitos do consumidor e tal, mas acho que nesse casa não é pra tanto. Como disseram acima ninguem compra tang achando que vai ter laranja de verdade, então é só usar o bom senso. Alem do mais em ano de eleição tem tanta coisa mais importante pra ficar preocupado. Fora que o alpino já não é mais gostoso faz uns bons anos, aquele negocio gorduroso com gosto de chocolate meia boca, ja deixou de ser alpino faz tempo, que a verdade seja dita. Abracos

  54. Lucas on May 16, 2010 1:10 am

    Mais estúpido AINDA é tentar dividir o caso entre “consumidores-burros-enganados-prováveis-comprados-pela-nestlé-que-criticam-o-blog” e “consumidores-conscientes-revoltados-que-defendem-seus-direitos-mas-também-são-burros”. Isso não é pra ser uma briga entre dois lados, sabe.
    Minha opinião é: simples alarde mais por merda nenhuma. Merda nenhuma porque:

    1 – não é um caso tão especial e eu tenho CERTEZA ABSOLUTA que existem casos de direitos do consumidor MUITO, MAS MUUUUUUUUUUUITO MAIS RELEVANTES pras pessoas discutirem, como o absurdo que é um caso que eu vi esses dias, da Riachuelo roubando artes gráficas de pessoas do DeviantArt e estampando em camisetas SEM PAGAR DIREITOS. Isso sim é o tipo de coisa que deveria gerar a maior revolta do mundo. Não essa coisa MIMADA do caso do alpino. Quando leio essas reclamações, imagino um monte de pirralho chorando e fazendo birra. Fora que frases como “o brasil merece o povo que tem” seguidas de PAGAÇÃO DE PAU PROS EUA nem merecem respeito, né? Sério, some daqui logo e vai lá pro país que GEROU 90% DAS MULTINACIONAIS QUE AS PESSOAS AMAM ODIAR. Coerência? Pra quê?

    2 – Questionar isso significa questionar a extensão de uma marca a uma linha de produtos e isso é um fail gigantesco e redefiniria toda a indústria alimentícia. Desnecessariamente.

    3 – Alpino por si só uma merda de chocolate.

    Parem de dividir o contexto em dois lados opostos. A minha crítica, por exemplo, é apenas pra total falta de racionalidade no caso. Não acho que quem se sente incomodado com o fato de não haver nem o flavorizante na composição esteja errado. Tampouco concordo com quem quer MORTE Á NESTLÉ por isso. Legislativamente eles não estão errados e NÃO ENGANARAM NINGUÉM. Ponto final.

    E foda-se se alguém achar que to sendo pago pela nestlé pra simplesmente tentar enfiar um pouco de RACIONALIDADE nessa história.

  55. Nessa on May 17, 2010 5:17 am

    Nossa Lucas, ditou numa missa aí…quem disse que tu dá o ponto final? E pq ele está exagerando? Há quanto tempo já não ouviamos falar mais desse caso?

    E é por pessoas que pensam assim que as empresas se aproveitam disso…a gente deixa as coisas pequenas passarem tambem, sem reclamar, e eles se aproveitam disso, e quando alguem resolve reclamar, olha o que acontece!!!

    E concordo, sem fundamento a afirmação do Tang…Tang eh uma MARCA!!! Com vários sabores, e todos sabem que eh artificial…se a marca fosse “LARANJA”, seria outra coisa…assim como Alpino é uma linha da Nestlé que eles usaram mal nesse caso, pq ninguém quer o chocolate derretido, o que o pessoal quer eh que PELO MENOS a bebida lembre o gosto do Alpino, assim como Tang de laranja nos lembra o gosto da laranja…tem diferença não?

    As pessoas nao correm pra pegar a garrafa de Alpino Fast pq pensam que vai ter chocolate derretido lá dentro, mas elas pegam pq pensam que o sabor vai se assemelhar, lembrar o do Alpino!!! Mas muitos que provaram disseram q o gosto nem de perto lembra o Alpino, e eh por isso que se sentem enganados…porque usar o nome da linha Alpino se em letras miúdas diz “nao contem Alpino”?, se o sabor nao lembra o do Alpino, se segundo alguns, nem aroma do chocolate tem…Apenas para o consumidor desavisado comprar!!!

    Assim como existem os grandes fails das empresas para com os consumidores, existem os pequenos, e nao eh por serem pequenos que devem ser ignorados…de pouco em pouco, vai virando algo grande!!!

  56. Fabito on May 17, 2010 10:55 am

    Concordo com a Ana Paula, um monte de trolls caem de para-quedas no blog sem saber o que está acontecendo porque não leram e se acham no direito de falar nada com nada. Agora está nas mãos do Ministério Público, vão lá falar essas baboseiras para eles, quero ver. Parabéns ao blog.

  57. Silvia on May 17, 2010 11:20 am

    Primeiramente quero deixar claro que não sei quanto aos outros, mas eu não sou funcionária da Nestlé, sou somente uma leitora do blog que já cansou desse assunto.
    Eu não posso dizer nada porque sinceramente não sei a diferença entre chocolate ao leite e chocolate Alpino, pra mim tem tudo o mesmo gosto, mas achar o gosto parecido depende de cada um que provou, se você provou e achou que não tem gosto de Alpino é só não comprar mais. Simples assim. Já li em outros blogs gente dizendo que achou parecido, aí é de cada um. O recheio de morango das bolachas é artificial e na minha opinião totalmente diferente do sabor do morango natural, mas não me acho no direito de abrir um processo por causa disso.
    Por último, “Alpino” não é marca, a marca é a Nestlé. Não tem escrito em nenhum lugar que Alpino é sinônimo de chocolate EM BARRA…então ela pode colocar o nome Alpino em qualquer produto com sabor de chocolate sem problemas. Se o sabor não é parecido, reclamem do sabor e não do fato de não haver chocolate em barra no produto…uma coisa não tem nada a ver com a outra.

  58. Silvia on May 17, 2010 11:44 am

    “Ninguém esperava que o contéudo da garrafinha de Alpino fast fosse composto exclusivamente pelo chocolate Alpino derretido (até pq isso elevaria bastante o preço), mas que pelo menos o chocolate fosse usado na composição do produto.”

    Chocolate em barra é em barra porque é DURO, se colocassem chocolate em barra derretido no potinho e pusessem na geladeira (já que é uma bebida gelada) ninguém conseguiria beber. Pensem nisso.

    “Pq a Nestlé não colocou o nome de “chocolate fast” ou “líquido qualquer fast” ao invés de “alpino fast”?”

    Seguindo a linha de raciocínio, chocolate fast também estaria errado, já que pelo motivo que dei acima, seria impossível ter qualquer tipo de chocolate numa bebida líquida, não só o Alpino. Viram? O Alpino Fast leva alguns ingredientes do Alpino Barra, todos non ecsiste.

  59. Os consumidores não entendem! Case Alpino Fast | Polocom on May 17, 2010 1:19 pm
  60. Arthur Melo on May 17, 2010 4:03 pm

    Sr. CCOO, você já comeu o iogurte Ninho Solei? Por acaso acredita que ele contém leite Ninho? O único erro da Nestlé foi excesso de cuidado mesmo. Erro grave, por sinal. Ou alguém acredita que eles iriam produzir o chocolate para depois derretê-lo na bebida? Seria o mesmo que desidratar o leite para fazer o leite Ninho e logo em seguida reidratá-lo para produzir o Ninho Solei. Ou seja, um retrabalho sem o menor sentido.

  61. Alex Silva on May 17, 2010 4:30 pm

    Caro Sr. CCOO
    Vou ser curto e grosso.
    Você prestou um grande serviço público aos leitores do seu BLOG….e agora aos não leitores também

    Receba meus humildes cumprimentos. Parabéns!!!!!!

  62. Anonymous on May 17, 2010 6:48 pm

    O boticário lançou ano passado o perfume “Tatty Confetti” em parceria com a láctea. Alguém bebeu o perfume por isso??

    Alguém espera encontrar coca cola ao abrir o zíper de uma calça da coca cola clothing??

    O sorvete “Sonho de Valsa”, “diamante negro” e “laka” tem exatamente os mesmos ingredientes dos chocolates??

    O chocolate, cereal e biscoito “Nescau” tem necessariamente o pó dentro??

    Além do Neston Fast, outros produtos “neston” necessariamente tem Neston?

    Shampoo Dove tem sabonete ralado?

    Concordando com alguns acima, toda grande empresa quer ganhar dinheiro e para isso às vezes mete os pés pelas mãos. Mas acho que esse não foi o caso. Alpino é uma marca consagrada, e é normal querer crescer a linha já que só o nome, a cor e a imagem “Alpino” chamam a atenção de quem curte o produto. Isso não obriga a empresa a derreter o chocolate e colocar na garrafinha (e vamos combinar que tem que ser muito leigo para achar que na garrafinha ia ter o chocolate…). É uma bebida láctea, da linha Alpino, que tenta imitar o gosto do tal. Se vcs acham que não tem o gosto, é só não comprar. Assim como a coca light lemon, se pouca gente compra, ele some. É caso de escrever pro SAC e não comprar. Com certeza a Nestlè teria interesse em chamar os engenheiros de alimentos deles para quebrar a cuca numa maneira de fazer a bebida parecer mais e mais com alpino. E não pq a Nestlé é amiga do consumidor. E sim pq a Nestlé quer vender! E sim pq ela sabe que se acertar a mão em qualquer coisa com a marca alpino, ela vende!

    Gosto muito do blog, sempre leio, acho legal a proposta… mas essa eu achei que não colou

  63. Juliana on May 17, 2010 8:37 pm

    Nossa, to achando meio tempestadeem copo d’água tudo isso…. eu senti gosto de Alpino na bebida, e sinceramente, alguém achou que a bebida de Alpino seria Alpino derretido? Mesmo que se derreta o chocolate para fazer a bebida é necessário outros ingredientes pra deixá-la assim.

    Admir sua luta pelos direitos dos consumidores, mas acho que nessa vc exagerou, e tá vendo pelo em ovo.

  64. Mila S. F. on May 18, 2010 12:28 am

    Resumidamente, também acho que há depoimentos comprados aqui… Assim que desconfiaram sobre os depoimentos, os “donos” apareceram dizendo que não gostam de alguma coisa da Nestlê (óóóó…), mas mesmo assim defendendo muito a empresa. Outra coisa, alguém pararia para fazer estes textos longos só por achar que o assunto já deu? Até parece…
    O assunto foi apresentado em um post antiguinho até, o sr. CCOO tinha a OBRIGAÇÃO de postar novidades sobre o caso.

  65. marcos on May 18, 2010 2:28 am

    Nossa, galera quer brigar por tudo. Gosto é gosto, não adianta falar que Alpino é uma merda, pois é uma questão de gosto… eu particularmente amo o alpino e reconheci sim o gosto na bebida.

    Francamente, achar que no Alpino Fast viria chocolate ralado e derretido é estupidez! Seria a mesma coisa que achar que sorvete de Sonho de Valsa possui o bombom, mas na verdade é só aroma.

    Brasileiro só sabe reclamar, palhaçada viu.

  66. Fabiano on May 18, 2010 10:10 am

    Porra, também nao entendo a briga toda. Quanto a reclamar do blog, nao faz sentido, já que o blog é ótimo. A Nestle as vezes é uma merda, mas tem produtos bons. Agora o Alpino Fast eu achei muito bom. É melhor que Toddy, é mais cremoso. Se lembra o sabor do chocolate Alpino? Não sei, nem gosto tanto assim de Alpino. Agora achar que encontrará Alpino derretido em dentro da embalagem é ignorancia, é o mesmo que achar que vai encontrar uva na fanta uva.
    Concordo com alguns que o assunto já deu.
    E nao sou da Nestlé como dizem alguns. Também existem consumidores contrários a essa baboseira toda de Alpino derretido na embalagem. Nossa é de doer de rir alguem pensar isso.

  67. karol on May 18, 2010 11:01 am

    Comprei o toddy nessa versão embalagem torcida com tampinha de rosca….. seria melhor ter rasgado o dinheiro e jogado no lixo, é idêntico à um todinho de caixinha, ou até mesmo aos que fazemos em casa misturando leite com toddy…
    queria mesmo era ter comprado o alpino, pra ver se é tão ruim quanto falam, mas não tinha…

    só sei de uma coisa, o toddy eu comprei uma vez pra nunca mais… aqui custou 2,69 , não sei se é preço no restante do país, afinal tudo aqui costuma ser um pouco mais caro… mas 2 reais já seria muito para o produto…

    bjos

  68. stela - sjc on May 18, 2010 11:57 am

    REALMENTE É UMA PALHAÇADA, EU ADORO O CHOCOLATE ALPINO E QUANDO COMPREI E PROVEI A BEBIDA LACTE ALPINO DA NESTLE SENTI UMA DESCARADA FALTA DO SABOR DO CHOCOLATE QUE ESTOU ACOSTUMADA, A EMPRESA ALEGA “A Nestlé disse que o Alpino Fast é feito com ingredientes que lhe conferem “sabor similar” ao do chocolate Alpino.” DESCULPA, MAS SE EU QUERO ALGO SIMILAR EU COMPRO ALGO SIMILAR, MAS DESREIPEITO COMPRAR GATO POR LEBRE!!!!

  69. Rafaela Piva on May 18, 2010 12:45 pm

    Concordo com Ana Paula e o Ricardo.Temos sim que fazer valer nossos direitos.Comprei o Alpino Fast uma vez só e achei ele aguado.Não compraria de novo.Bom blogs como o seu denunciar essas coisas…

  70. Rafaela Piva on May 18, 2010 12:49 pm

    Eu esperava que o Alpino Fast fosse mais cremoso assim como o Toddynho cremoso que embora não seja para beber,é realmente cremoso…e melhor que o ALpino Fast.

  71. Muller on May 18, 2010 2:51 pm

    Uoooouu…

    Sabe qual é a minha opnião?

    Eu acho que a produção foi tão ‘Fast’, que esqueceram de adicionar o sabor de Chocolate Alpino. o.O

    Sr. CCOO Rules!

  72. Nessa on May 18, 2010 3:15 pm

    eu não entendo essas pessoas que partem pra ignorância de achar que as pessoas querem chocolate derretido…NINGUEM quer isso!!! querem apenas um sabor SIMILAR!! se ngm reclama da bolachinha recheada de morango artificial eh pq o sabor eh SIMILAR ao de morango…mas no caso da bebida, nem o sabor PARECIDO tem com o chocolate…

    Então parem de partir pra esse ataque, pq ninguem aqui quer isso, se quiserem Alpino derretido, quem comprem uma barra e derretam então, todos sabem o proposito da bebida, só querem que o sabor se assimile ao do chocolate mesmo, assim como a bolachinha artificial de morango LEMBRA o sabor do morango mas nao tem morangos de verdade na composição, e todos sao felizes pq pelo menos gosto falso de morango tem!!!

  73. RAITZ on May 18, 2010 4:18 pm

    E não é que a ANVISA quebrou as pernas da Nestlé! Sim, publicado em D.O.U. ontem a punição à referida empresa pelos motivos relatados neste post.

    Fim da briga nesses comentários?

  74. Leeroy on May 18, 2010 6:29 pm

    Perai galera… uma coisa é você achar que o TANG de UVA contém UVA DE VERDADE. Outra, COMPLETAMENTE DIFERENTE, é você achar que o TANG FAST contém TANG DE VERDADE. Imaginem um suco pronto do TANG, como um “TANG FAST”, sem usar TANG. Porra, são duas coisas completamente diferentes.

    E acho que tem gente aí que deve ser um gênio de Harvard pra dizer que “é óbvio” que não teria o bombom derretido nessa bebida. Como assim óbvio? Tá loco? Até eu já derreti bombons pra misturar no leite ou no café… e aí? por que seria óbvio que é impossível fazer uma bebida láctea com um pouco de bombom derretido? Pode até não ser possível, mas CERTAMENTE não é óbvio.

    E na boa… é ÓBVIO (uhaehuae) que essa galerinha du mau ai que vem falar mal do blogueiro tem algum vínculo com a Nestlé. Pode até não ser enviado a mando dela, mas deve trabalhar lá (de preferência na divisão do FAST… ou melhor ainda, se pá foram os próprios “Gênios” que inventaram o Alpino Fast) e sentiu as dores. Meu, quando o trabalho não dá certo, a gente abaixa a cabeça e escuta pra fazer melhor no próximo.

  75. Leeroy on May 18, 2010 6:42 pm

    Situação hipotética:
    Você vê uma embalagem de bebida, com a foto de um bombom. DUVIDO que não passaria pela cabeça que tem algo do bombom lá (ele derretido, pedaços, ele esmagado, sei lá). Isso é explicado pelas leis da GESTALT, portanto, é mais fácil você perceber que tem o maldito bombom na composição do que achar que não tem o fucking bombom na composição.

    Vai dizer que o motivo de usar TODA a identidade visual do Alpino foi meramente escolhido ao acaso? Porra, usaram justamente para aproveitar a aceitação da marca do Alpino. Usaram pra vender mais, pra ter um sucesso instantâneo, com baixo ou nenhum risco. Aposto o meu pau que não usaram simplesmente porque essa bebida tinha o gosto do chocolate Alpino. “Ah, parece Alpino, acho que tem a ver com o conceito do Alpino, vamos usar toda a identidade visual do Alpino”. SE ELES SABIAM QUE É IMPOSSÍVEL FAZER UMA BEBIDA DE ALPINO, PORQUE CARALHOS ESCOLHERAM O ALPINO COMO MARCA?

  76. Leeroy on May 18, 2010 6:54 pm

    Marcos, amigão:

    “Novo Sabor Kibon Sonho de Valsa, experimente uma forma de comer bombom de colherada. Esse sorvete é uma irresistível e deliciosa combinação de sorvete de creme de amendoim com castanha de caju com cobertura em flocos sabor chocolate e waffer picado (biscoito).”

    Se você prestar atenção no bombom Sonho de Valsa, vai ver que é feito com os “mesmos” ingredientes (basicamente: castanha de caju, waffer e sabor chocolate). Portanto, o sorvete de sonho de valsa é digno de levar o nome Sonho de Valsa e por conseguinte não gerou polêmica nenhuma.

  77. Leeroy on May 18, 2010 6:56 pm

    Só pra complementar:

    O sorvete de sonho de valsa fez justamente o que esperávamos de um sorvete de sonho de valsa: Colocou waffer picado, castanhas de caju e sabor chocolate.

    O que se espera de uma bebida de alpino, pelo menos pra mim, é ter alpino.

  78. Ana Paula on May 18, 2010 6:58 pm

    Como tem gente pouco capacitada e falha em interpretação de textos! Caramba!! Ninguém aqui estava pensando que havia Alpino derretido na garrafinha. Como já disse no meu comentário lá em cima, achava-se que ao menos o FLAVORIZANTE do Alpino estaria presente. Acontece que a água rala de chocalho que tem dentro da garrafeta parece com um achocolatado comum daqueles bem ordinário, tipo marcas próprias de mercado. Em NADA, mas absolutamente NADA… lembra o gosto do Alpino. Em compensação, tudo na embalagem leva a crer que tem gosto de Alpino ( de novo, defensores da Nestlé: não achamos que haveria Alpino derretido na garrafinha). Só mais uma coisinha: é possível defender seu ponto de vista sem agredir aos outros comentaristas. Os argumentos desse tipo de pessoa já dão uma idéia do tipo de educação que ela tem. Lamentável.

  79. Ana Paula on May 18, 2010 7:00 pm

    correção: daquele.

  80. Ana Paula on May 18, 2010 7:04 pm

    E, Leeroy, assino embaixo de tudo o que vc escreveu.

  81. Ale on May 18, 2010 11:40 pm

    “Se um caso desses acontecesse nos EUA, decerto um escândalo com repercussão gigantesca aconteceria, incluindo INDENIZAÇÃO a todos os que se sentissem lesados e que possuíssem a garrafinha como prova.”

    HAHAHAHAHAH! Nos EUA tem centenas de sucos artificiais, por exemplo, muitos com gosto MUITO duvidoso, e eles não enfrentam nenhum problema. Que mania de sacar essa frase por qualquer coisa.

    O mais ridículo dessa história toda, é que se a Nestle tivesse lançado o mesmo produto sem a frase, não teria tido problema algum. Algumas pessoas gostariam, outras não, mas ninguém ficaria fazendo essa revolta ridícula de “estamos sendo enganados”.

    Parabéns pelo blog, adoro as análises em geral, só acho ridículo ficar forçando a barra nesse caso.

  82. Ale on May 18, 2010 11:51 pm

    E complementando, infelizmente não recebo nada da Nestle (Nestle, se quiser compensar pelas centenas de Bono que já comprei, fique a vontade). Não sou acomodado, já briguei com cerca de 10 empresas na minha vida, inclusive com processos judiciais. Mas esse caso me parece palhaçada. No fim das contas a Nestle vai recorrer e vai poder continuar com o produto.

    Provei a bebida (inclusive depois de ter lido sobre a frase), e adoro o Alpino. Até gostei da bebida, o chocolate lembra sim o sabor do Alpino na minha opinião, mas achei o sabor “fraco”. A proposta dele é ser um achocolatado mesmo, com mais leite do que chocolate. Eu gostaria mais se fosse mais espesso, quase um chocolate derretido, o que claramente não era a proposta do produto, infelizmente. Ou seja, não o comprarei mais.

    Mas não fico chateado com a Nestle, não me sinto enganado nesse caso. O sabor do Alpino está lá, mas a proposta do produto não me agrada e pronto.

    Chateado eu fico quando compro um Bono e não vem fresquinho… Ainda bem que não é frequente :-)

  83. AndersonRj on May 19, 2010 3:34 am

    Vi uma matéria sobre esse assunto no jornal SBT Brasil ontem 18/05. Mencionaram esse caso e mostraram uma embalagem a uma consumidora q concorda q não tem o sabor a q se refere o produto.
    A Anvisa já proibiu a propaganda.
    http://jbonline.terra.com.br/pextra/2010/05/18/e180515105.asp

  84. EMERSON HERINGER on May 19, 2010 6:04 am

    Legal! Eu (51 anos) e minha filha (11 anos) vimos o produto na prateleira e compramos empolgados (gostamos de alpino). Nos decepcionamos (ambos os dois juntos e simultaneamente – sic) pois é a bebida láctea mais “aguada” que já bebemos e não lembra nem “de longe” o chocolate alpino. O nescau FAST é igualmente ruim e “aguado” (o da caixinha é melhor). Fiquei feliz ao saber através da EXAME que graças ao seu BLOG isto não vai sair barato, parabéns.
    Em tempo – estou colocando seu site nos favoritos do meu navegador.
    Em tempo 2 – o povo que está te criticando aqui nos coments devem ser os estagiários da agência de marketing que “aprovou” (mas não provou) o produto, hehehe.

  85. beto on May 19, 2010 8:34 am

    No primeiro post, aquele que nos comentários todo mundo criticava a Nestlé, não tinha “comentário pago”.

    Agora, quando as pessoas se manifestam a favor da empresa são funcionários ou fornecedores. Acho que ninguém se lembra que vivemos em um país democrático em que pessoas podem e devem ter outra opinião. Não se esqueçam do que dizem sobre toda unanimidade ser burra, ok?

    Acho toda essa história uma tempestade numa embalagem de 300ml. Escolheu-se a que dá visibilidade ao blogueiro e abre oportunidades de negócios. Afinal, comentários não pagam o aluguel e o celular dele.

    Enfim, meus parabéns ao merchan feito para a rede do palhaço. Ficou muito bem feito.

  86. Karine Matos on May 19, 2010 10:16 am
  87. Gabi on May 19, 2010 10:50 am
  88. espanhol on May 19, 2010 3:31 pm

    saiu aqui também: http://portalexame.abril.com.br/marketing/noticias/nestle-explica-alpino-fast-559542.html

  89. Nessa on May 19, 2010 7:38 pm

    “Enfim, meus parabéns ao merchan feito para a rede do palhaço. Ficou muito bem feito.”

    o tema do blog eh sobre comida certo? ele nao está fazendo merchan para ninguem, ele apenas prova produtos e escreve a opinião dele aqui…e como o Mc Donalds eh um lugar que muuuuitas pessoas gostam de frequentar, qual o problema em fazer análises sobre seus produtos? tem posts tanto criticando quanto elogiando a rede do palhaço, nao eh nenhum merchandising, eh apenas ele fazendo o trabalho de blogueiro e cumprindo a temática do blog!!!

    e para vc pode ser uma tempestada numa embalagem de 300ml, mas para outras pessoas não…eh questão de como CADA consumidor se sente, e nao pq o blogueiro, q tb eh um consumidor, se sentiu lesionado pela propaganda enganosa, se sente…como viu, tem pessoas que concordam e nao concordam, se vc sente q eh uma tempestade em um garrafa de 300ml, outros nao sentem, e isso vai de cada um!!!

  90. Luisa on May 20, 2010 6:57 am

    Parabéns Sr CCOO! Sou leitora há muito tempo do blog e sei da tua seriedade, em falar bem e também criticar qualquer marca. Parece que os empregados da família Zurita foram mandados vir aqui no blog e tentar denegrí-lo, mas é assim mesmo. Continue sempre com teu bom serviço .

  91. Luciane Gutierres on May 20, 2010 8:32 am

    Passou até em um Telejornal, apareceu a garrafinha do Alpino Fast (a repórter tapando a marca), e falando que não tinha aquele tipo de chocolate dentro do frasco! Eu pensei´: Olha o CCOO!!! Arrasou!!! Rsrsrsrs

  92. Darkus on May 21, 2010 2:19 am

    mesmo sabendo a merda que me esperava, cedi a minha curiosidade e tomei a bagaça…

    o sabor que mais define ele…. CHANDELE AGUADO!
    compre um chandele, adicione água… MAGIC… Alpino Fast! muita bosta

    #porranestle

  93. Grazy on May 21, 2010 4:58 am

    eu inocentemente tomando meu chandele aguado (como disse o Darkus) hauhuahu

    descobri o q estava acontecendo
    e cheguei ate o blog
    só tenho a dizer que vcs foram foda!
    hauahua
    mandaram muito bem

    virei leitora! ;D

    se puder de uma olhadinha nas fotos que fiz
    depois que fiquei sabendo
    http://www.flickr.com/photos/grazysan/4625792779/

  94. thodes on May 21, 2010 7:08 pm

    Eu acho q vcs sãos uns idiotas de ficarem discutindo esse assunto, primeiramente, como disseram várias pessoas, tem coisas mais importantes para serem observadas e q são deixadas de lado, e segundo pq, a descrição estava na caixa, não induzindo ninguém ao erro, então idiota seria quem comprasse, entre outras coisas. Então para de enxer o saco, vcs acham q a nestle vai ter algum problema ? pode até parar de fabricar o produto, n vai fazer diferença pra eles. Existe tanta coisa pra discutir, pelo amor de Deus….

  95. Otávio on May 23, 2010 9:32 am

    Olá, eu comprei o Alpino Fast esses dias mesmo e ainda continha a mensagem…
    comofas

  96. on May 24, 2010 12:45 pm

    O achocolatado é bom, melhor que o “primo” Nescau Fast, que é extremamente aguado, mas pagar 3,80 em um negócio sem Alpino? Não obrigada.
    E é por causa desse bando de conformado ai em cima, que as empresas se sentem no “direito” de enganar os consumidores.
    O blog é muito bom, e eu realmente aprecio as resenhas.

  97. Bruno on May 25, 2010 10:12 am

    Não sei se já foi comentado (não achei) e o Actimel que não tem mel? Algo a dizer?

  98. Mauro Lúcio on May 25, 2010 10:23 pm

    Olha, eu acho que o blog faz um serviço que muita gente acaba aproveitando, eu mesmo passo por aqui antes de comprar certos”comíveis”, afinal meu dinheiro é raro.

    Mas no caso da Nestlé, a propaganda acabou criando desconfiança, pois diz ser alpino e um consumidor esperaria que NO MÌNIMO fosse feito como o bombom alpino é. Ok, vi coisas do tipo, “shampoo dove tem sabonete ralado”? A questão não é essa. O fato é que eu sei e muitos sabem que certos produtos levam só a marca ou “chancela”. è óbvio que ninguém vai ter coca cola ou sentir cheiro ou gosto da mesma nas roupas da marca, mas ali, se comercializa uma MARCA, ok ok nos outros casos também, mas existe um entendimento de que você tem a marca, o nome e o produto em si levemente modificado. Tem chocolate prestígio, biscoito prestígio e sorvete prestígio certo? E todos são enjoativos igualizinho. Porque além da marca prestígio e sutis diferenças necessárias (chocolate x sorvete x biscoito) tendo em vista o tipo de produto a ser vendido.

    No caso do Alpino Fast, eu quando vi a primeira pensei “porra, Alpino líquido velho?”, e só depois de ver o blog me dei conta de que estava enganado.

    A Nestlé, induziu a maior parte dos consumidores a erro, e esse comportamento é vedado por Lei. Esse bla bla bla é necessário, pois tem gente que é enganada e não sabe. Consome um produto qdo na verdade ele sequer o processo de fabricação é o mesmo. O chocolate alpíno não é “fabricado”? então porque não fazer uma versão fundida, líquida e vender um pouco mais caro, teria mercado isso é fato.

    Aqui em MG, o Ministério Público obrigou o palhaço a vender só o brinde do lanche feliz e eles não queriam obedecer, como a venda só com o lanche é venda casada, teve gente que reclamou…e aí, eles foram multados e obrigados a vender como as pessoas queriam.

    Certas horas vale a pena brigar, pois só assim esse pais toma vergonha na cara e passa a respeitar os Brasileiros.

  99. Mauro Lúcio on May 25, 2010 10:24 pm

    Só pra complementar, olha a propaganda deles e vê se o cara não vai achar que esse troço tem é alpino derretido: http://www.cogumelolouco.com/page/2/

  100. Anonymous on May 26, 2010 9:56 am

    Olá a Todos!
    Fiquei sabendo deste caso numa nota do Jornal Estado de São Paulo neste fim de semana.
    Não sou um aficcionado por nehum tipo de chocolate, mas em função do trabalho estou estudando um pouco o mercado de Bens de Consumo(CPG) e isto me trouve até aqui.
    Gostaria de compartilhar algumas das coisas que estive lendo:
    Todas as indústrias deste segmento, bebidas, alimentos, higiene, perfumaria, etc, vivem da Marca e de uma palavra mágica, que está se tornando um clichê, que é Inovação.
    Produtos novos, lançamentos, mix de produtos, promoções, etc etc…
    O que tem sido um grande desafio para estas empresas são:
    - o tema sustentabilidade;
    - Os novos meios de comunicação que permitem, por exemplo, que blogs(como este), redes sociais,etc possam reclamar de produtos de uma forma tão rápida e devastadora que pode prejudicar sensivelmente um lançamento de um produto. Seja em retratações, multas ou recalls… É uma grana $$ que atrapalha a margem de lucro dentro do cilco de vida do produto ou o mata no mercado, prejudicando muito a imagem(Marca) da empresa.

    Sem entrar no mérito desta questão espeecífica, as discussões são importantes e devem ocorrer como forma de, não só proteger o interesse dos consumidores, mas de estimular o desenvolvimento de produtos melhores e que estejam alinhados com os temas atuais de sustentabilidade e interesses dos consumidores.
    Nos EUA, como é natural, muitas empresas pagam pesadas multas quando ocorrem problemas semelhantes a estes. Ou seja, falta de informação nos rótulos, embalagens mal feitas, etc etc

    Saudações

  101. ju on May 26, 2010 8:50 pm

    Ok. Vamos deixar esse negócio de TER ou NÃO TER, eis a questão.

    O que eu não entendo é: pq ninguém se revolta com a propaganda da coca zero que diz “zero açúcar e o MESMO sabor de coca normal”???

    ah! pra quem achou o Alpino Fast aguado, da próxima vez que comprar uma embalagem que contenha lacre à vácuo, pra funcionar é assim:
    1. NÃO AGITE
    2. ABRA
    3. FECHE
    4. AGITE
    5. BEBA

    se vc agitar ANTES de abrir, como está a vácuo, não vai adiantar nada e vai ficar aguado…

  102. ju on May 26, 2010 8:51 pm

    só pra não ter confusão, no passo 2, tem que abrir E REMOVER O LACRE, depois passar para o passo 3, ok?

  103. Lucy on May 28, 2010 9:31 am

    Eu comprei o alpino fast para experimentar, esperava o gosto do alpino mas achei ele parecido com outro achocolatado líquido do mercado, que inclusive, acho bem melhor e não vou citar o nome para evitar publicidade ou pensarem que eu sou de tal empresa.

    Parabéns ao blog. Reclamar é bom. Se todos reclamássemos de “pequenas coisas”, melhoraria muito esse país.

    O consumidor brasileiro vive engolindo sapo. Comprando gato por lebre. E acha ruim se “incomodar” com esse tipo de coisa “pequena”. Mas a real é que muita coisa precisa mudar, precisa melhorar para esse país ser “primeiro mundo”, a começar pela educação e povo com mais senso crítico e consciência.

    Continue com o bom trabalho Sr CCOO

  104. Douglas Fermino on May 29, 2010 1:09 am

    Se a Nestlê lhe convidasse para conhecer a fábrica, junto a outros blogueiros e pessoas influentes na internet, e ver como o Alpino Fast é fabricado. E ao mesmo tmepo, discutir a estratégia de Marketing que a Nestlê havia adotado, além de tirar suas dúvidas sobre todo o processo. E se com tudo isso a Nestlê lhe mostrasse que sua intenção foi ser transparente com o consumidor, você escreveria no seu blog algo falando bem da Nestlê?

  105. Miyuki on June 7, 2010 9:22 pm

    Então não é mais fácil retirar o nome ‘Alpino’ do produto?

    Sou uma adoradora oficial do chocolate Alpino, é o meu preferido. Quando vi o Alpino Fast, corri para comprar.
    E bem, para mim tem gosto daquele Nescau em caixinha …
    :/

  106. Tucão on June 10, 2010 11:49 am

    Eu também vou processar a Nestlé porque comprei Leite Moça achando que havia várias moças dentro, mas não achei nenhuma! Mais uma propaganda enganosa!

  107. gaby on November 23, 2010 3:39 pm

    otimo!!!

Write a Comment