Coma Com Os Olhos

As mentiras que nos obrigam a engolir

Especial Iogurtes – Episódio II

April 2, 2012 Uncategorized Por diretordeletras

Diretamente do Diretor de Letras Headquarters

_____________________________________

EU ACHO QUE O PRIMEIRO EPISÓDIO SOBRE IOGURTES fez um grande sucesso. Tudo bem que eu demorei mais de um mês para escrever este segundo post, mas é por uma boa causa: eu queria reunir muitos comentários para mostrar que sou polêmico. O principal comentário no primeiro episódio foi o fato de eu ter chamado ‘flan’ de ‘iogurte’. Ora, meus caros! É óbvio que chamo de iogurte! Tudo faz parte de um rol de sobremesas feitas na fábrica e que envolvem potinhos coloridos com tampas de alumínio. Aqui qualquer flan, Danoninho e se pá até Nutella entra na categoria de iogurte para não cometer injustiças com as sobremesas gostosas. Não se apeguem tanto a detalhes, ok? Aqui mostramos como seu prazer bucal pode ser aprimorado. Nenhum de vocês é revisor do dicionário Aurélio, né? Pois bem, dando sequência em nossa deliciosa epopeia, gostaria de introduzir-lhes ao nosso combatente: Chandelle!

Eis aqui nosso queridão!

Eis aqui nosso queridão!

NÃO É O DANETE, APESAR DE TER A PRETENSÃO MERCADOLÓGICA DE SER. No entanto, não posso dizer se tem o mesmo sabor do concorrente porque ainda não comparei levando em conta o cunho científico / gordístico da coisa. Numa próxima oportunidade eu digo se são diferentes. O que podemos dizer assertivamente é que o Chandelle sofre os efeitos da metonímia — quando você substitui o nome de algo por outro nome mais conhecido e /ou mais comum. É impossível não chamar este simpático iogurte de Danete, por mais que você saiba que é um Chandelle. Outrossim, não podemos deixar de notar todas as características da embalagem, que são uma clara afronta ao seu predecessor francês.

Quesito 1 – Facilidade para abrir

MESMO COM TODA A MINHA PRÁTICA E DESTREZA COM IOGURTES, nem sempre dá para fazer aquela abertura cinematográfica no potinho. E foi o que aconteceu com o Danete Chandelle. Parece que os caras acordam meio de lua. Um dia o chefe da produção levanta da cama e diz “hoje eu vou socar mais cola naquela tampinha só pra ferrar com esses gordos!”. E então você vai com todo capricho — e unhas bem cortadas — abrir o produto quando SHLASH! vai um pedaço de alumínio para cada lado. A solução, então, é enfiar o dedo no iogurte para descolar as outras partes que restaram.

Dá trabalho, não, filho! Tá com medo de morrer logo?

CURIOSAMENTE, devido à textura bastante cremosa do Danete Chandelle, é possível, sim, lamber a tampa (quesito 2). É claro que você não vai conseguir dar aquela varrida que até suja a ponta do nariz, mas com um pouco de cuidado você aproveita aquele pouquinho que está ali na foto. E como vocês podem perceber igualmente na foto, os pedacinhos teimosos da tampa estão lá para adiar por alguns segundos o assassinato da guloseima.

Quesito 3 – Aparência imediata

É LINDO. É uma poesia para os olhos. Impossível não imaginar uma fonte no meio de uma praça do interior do Paraná vertendo o iogurte para quem o desejar. O Chandelle está para os iogurtes bonitos como Earth, wind And Fire está para as músicas esquisitonas. Quando você termina de se distrair com a tampa que se cortou, você olha uma versão pequena de um caldeirão de chocolate pedindo para ser devorado em segundos — bobo quem não o faz! A textura (quesito 4) é impecável! Dá vontade de pegar com a mão e esfregar no rosto, criando assim o mais delicioso e perfumado processo de skincare que existe.

Quesito 5 – Gostinho de infância

AH, MAS ESTE AQUI FAZ VOCÊ VOLTAR AOS 5 ANOS DE IDADE! Se algum dia você estiver assistindo ao seu amigo jogar video-game enquanto come um Chandelle, fatalmente você voltará no tempo e lembrar de quando assistia ao seu tio jogar fliperama no boteco da rodoviária.

And THAT'S how it's done!

UMA TAREFA BEM EXECUTADA É QUANDO TODOS GOSTARIAM DE TÊ-LA FEITO EM SEU LUGAR. Por isso, corra no Super e compre alguns pares de Chandelle — Danete também vale até eu decidir efetivamente qual é o melhor. Melhor que isso só aquilo.

MANDE UM ALÔ AOS SEUS,

Luiz Guilherme Amaral

CEO da Diretor de Letras Company Inc. Ltd. S/A.

 

25 pessoas já comentaram, falta você...

  1. Paula on April 2, 2012 8:03 pm

    Desculpe, eu normalmente não comento nada que leio, mas estou ficando irritada. Por favor, pare de chamar de iogurte coisas que não o são. Se precisar, procure no google o que é um iogurte. Grata.

  2. diretordeletras on April 2, 2012 8:06 pm

    Paula,

    claro que eu sei o que é um iogurte. Usei o Nutella como um exagero. Entre na brincadeira, ok? ;)

    Abraço,

    Luiz Guilherme

  3. Mayara on April 2, 2012 8:57 pm

    Ai, tô de novo sendo chatinha!! Iogurte nao vai rolar mto com os danetes né? Seilá, soa estranho..

    Mas vamos ao doce!!
    Será sempre danete (danone, pronto para comer, gostoso ahahah) *trabalho memorável do marketinh* Mas até em sabor mesmo, eu acho que nada super o danete..A única coisa que me faz comer o batavo creamy light (que aguardo sua opinião com uma certa ansiedade) é que tem apenas 50 kcal por potinho…e nos dias de hoje, com 25 meu corpinho nao queima como quando 18, tem que cuidar ahahah De todos essas “sobremesas lacteas” Danete foreavah in my s2

  4. Bare on April 2, 2012 10:45 pm

    OOOOOOOOOHHHHHH CCOO voltou!!!!

  5. Lais on April 3, 2012 9:15 am

    Prefiro Danete

  6. Raid on April 4, 2012 3:47 am

    Olha, hoje em dia o melhor, na minha humilde opinião, é o da Vigor, tanto o Vigorzão, estilo Danete, bem mais encorpado e cremoso que os primos famosos, e o Vigorzinho, estilo Danoninho de chocolate. Esse é um show a parte, tem uma textura granulada única, não encontrei até agora nada parecido.

  7. Priscila on April 4, 2012 4:23 pm

    Parabens pelo blog, sensasional!
    Para quem tem um otimo paladar, recomendo
    uma PARMEGIANA DE CARNE OU FRANGO C/ ARROZ, FRITAS E SUCO
    http://migre.me/8xU0U

    Beijos e Sucesso

  8. Viviane on April 6, 2012 7:46 pm

    Amo chandelle, porém acho bem melhor fazer em casa … leite, nescau e amido de milho haha leva numa xícara por uns 2 minutos e tá perfeito… iguaaalsiiiinho o industrializado *o* (:

  9. Viviane on April 6, 2012 7:46 pm

    *no microondas hehe

  10. Guilherme on April 7, 2012 12:30 am

    Chamar flan de iogurte é estranho, mas chamar danete/chandelle de iogurte já é bizarro!!!!!!!!
    Parei de ler na metade do quesito 1, não ia aguentar ver a palavra iogurte de novo!

  11. diretordeletras on April 7, 2012 5:37 am

    Se você entrar na brincadeira verá que dá pra ler tudo. ;)

  12. Liliana on April 8, 2012 4:36 pm

    Ahhh quanta polêmica minha gente… seja lá o que for Chandele é uma sobremesa pra lá de gostosa!!!!!! cremosinha e doce na medida certa… perfeita para relembrar ótimos momentos!!!!

  13. Mah Brandebusque on April 8, 2012 10:54 pm

    Prefiro Danete! uahsuahsuahs, vê se não demora para fazer o próximi post…

  14. Marcos Martins on April 9, 2012 10:28 am

    Iogurte, Chandele, Danete, Flan, tanto faz, é tudo a mesma porcaria que vem de uma única fonte, vacas escravizadas pelo humano, que tem como única função na sua triste e curta vida, fornecer á força leite carregado de antibióticos, pus e outras porcarias para que pessoas consumistas sejam mais felizes. Banalizar a vida, não importa de qual espécie, é o primeiro sinal da insensatez.

  15. Natália on April 9, 2012 10:45 pm

    /\ falso moralista detected

  16. ju on April 12, 2012 8:53 pm

    eu acho que o blog ja foi melhor uma ou duas pessoas ainda tentam postam alguma coisa uma vez por mes duas no maximo! no blog a frequencia dos posts deixa a desejar nao teve nem de Páscoa!

  17. Aline on April 13, 2012 6:51 am

    Que post mais tosco e sem sentido.

  18. Caracas on April 17, 2012 4:53 pm

    Que povo chato, detalhista e mau-humorado! Especialmente as meninas! Vão comer um iogurte, uma sobremesa láctea, um chocolate ou qqr outra coisa doce pra adoçar suas vidas!
    Parabéns pelos 2 posts! Ideia excelente!

  19. Giulia on April 18, 2012 3:24 pm

    Eu também chamo tudo de iogurte. E também adoro! E também faço esse ritual para comer, analisando os aspectos todos. =D
    Gostei

  20. Katherine on April 18, 2012 3:47 pm

    Deixa eu me meter, tá vendo um triangulo na ponta do chandelle, vc quebra a ponta e consegue tirar a tampinha inteira.

  21. Chantilly e Canjica on April 21, 2012 2:30 pm

    Deve ser difícil manter um blog com tantos comentários implicantes.

    Adoro o CCOO,e passei a aclamar seu blog também. “)

  22. Venom on April 21, 2012 5:39 pm

    Sinto muito, mas para mim, a aparência imediata é de m****… Essa cor e consistência, não tem como não lembrar o no. 2. Sorry

  23. Oitentista on April 24, 2012 4:05 pm

    Nunca ninguém vai conseguir tirar a tampa de alumínio igual fazem nos comerciais. Lá eles utilizam outro material. Pacote de salgadinho também, nos comerciais parece um Tupperware, de tão rígido.
    Em tempo: achei o post divertido.

  24. Yza on April 25, 2012 3:48 pm

    Gostava muito quando o blog era mais frequente com críticas sobre diversos tipos de alimentos industrializados e lanches. Existe outro blog que trate desses mesmos assuntos?

  25. Alan on April 28, 2012 2:49 pm

    Danete ou Chnadelle tanto faz, a versão chocolate branco é melhor nas marcas.

Write a Comment