Coma Com Os Olhos

As mentiras que nos obrigam a engolir

[CCOO Direito] Posso comer Bacon dentro do cinema?

November 10, 2010 cinema, direito, lei, pipoca Por Sr. CCOO

cinema

O texto de hoje é sobre um tema sugerido via twitter pelo , e trata da proibição por parte dos cinemas da entrada de alimentos comprados fora de sua bombonnière nas sessões.

Esta pratica é ilegal, tendo sido inclusive objeto de ação proposta pelo Ministério Publico do Estado de São Paulo contra a rede de cinemas Cinemark, sendo a ação julgada em favor de nós consumidores.

Os cinemas não podem proibir a entrada do consumidor com alimentos iguais aos que eles vendem – pipoca, refrigerante, chocolate, bala, cerveja, etc. – pelo simples fato de tais produtos terem sido adquiridos em outros lugares, até porque geralmente o preço praticado pelas redes de cinema na venda destes produtos é muito mais alto do que na concorrência. É importante ressaltar que, diferentemente do que muita gente pensa, esta situação não se configura venda casada, e sim afronta ao princípio da livre escolha do consumidor, previsto no art. 6º, II, do CDC.

É de direito dos cinemas barrar a entrada do espectador com alimentos que possam prejudicar o bom andamento da exibição, que causem problemas de higiene ou silêncio. Ressalto que para este caso, segue o principio de que os alimentos barrados não podem ser vendidos pelo cinema. Aqui em São José do Rio Preto, por exemplo, não é vendido pelos cinemas sorvetes e lanches. Caso eu queira assistir ao filme comendo um lanche da rede do Sr. Palhaço, terei minha entrada barrada e o cinema não estará cometendo nenhuma ilegalidade.

Espero que este texto os ajude a economizar na pipoca e no refrigerante do cinema, e aguardo novas sugestões .

o texto é do , e obviamente, o título , uHAUhauHAUhau

48 pessoas já comentaram, falta você...

  1. Rodrigo on November 10, 2010 1:04 am

    Tomara q passe essa lei.
    Eles enchem o saco,mas ja entrei com altos piqueniques no cinema.Mochila e bolsa da namorada resolvem esse problema kkk

  2. vitor on November 10, 2010 2:56 am

    Isso é só no cinema ? Posso entrar com alimentos que sejam vendidos internamente em jogos de futebol, shows e boates ?

  3. Thais on November 10, 2010 7:05 am

    Eu já entrei com Milkshake e já vi gente com pacotes viagem do Sr. Palhaço no Cinemark (em SP)… Acredito que o problema seria somente com a embalagem, não sendo latas e garrafas, ok… Vale confirmar!

  4. Mariana Rios on November 10, 2010 7:17 am

    Aqui em Goiânia, nos cinemas Severiano Ribeiro eles permitem entrada com esquine, chocolate e refrigerante. As pessoas costumam comprar esses comes nas Lojas Americanas.
    Mas é proibido entrar com refrigerante de 2L ou 1,5L…
    Adoro isso.
    Ainda não tentei no Cinemark, porque acabo comprando aquela pipoca DELICIOSA com manteiga derretida…

  5. on November 10, 2010 7:20 am

    Na verdade, o que eles barram (aconteceu comigo, em várias redes), é somente latas e garrafas de vidro, por razões óbvias. A lata, a moça até pediu licença, e sacou um copo de plástico, abriu a lata e colocou o líquido no copo. Mas sempre levo uma Ruffles gigante e uma garrafa DE PLÁSTICO de refrigerante 600ml, e nunca reclamam.

  6. danilo on November 10, 2010 8:42 am

    Polemizando: qual a diferenca de vc entrar em um balada com uma garrafa de whiskey ou vodka?

  7. Gustavo Esquive on November 10, 2010 9:12 am

    Por partes.: ao Rodrigo, esta decisão já é definitiva, não cabe alteração por meio de recurso, então já está valendo. À Thais, aqui na minha cidade eles vetam a entrada de lanches, se eles autorizam ai é melhor ainda para o consumidor; o que quis esclarecer é que neste caso, se eles não vendem lanches podem barrar a entrada sem estarem cometendo ilegalidades. Ao Paulo Elifaz, aqui em S.J. Rio Preto eles vendem refrigerantes e cervejas em lata, então não temos problema com essa situação.
    Já ao Danilo, não me deparei com uma situação desta ainda, vou pesquisar se ja existiu algum caso semelhante e volto aqui para dar algum esclarecimento.
    Abraços!

  8. Reinaldo on November 10, 2010 9:17 am

    Comigo é padrão passar na Americanas (ou mercados) para comprar salgados, doces, refrigerantes, etc antes de entrar no cinema e nunca fui barrado mesmo com latas, mas sempre dou preferência para garrafas e copos de plástico.

  9. Luma on November 10, 2010 9:20 am

    Aqui em Aracaju há muito tempo atrás tinha essa proibição, mas, se não me engano, o Procon disse que não podia e desde então a gente pode entrar com o que quiser dentro do cinema, desde que respeitando as regras de segurança, ou seja, não pode entrar com latas e garrafas.
    Várias vezes já entrei com lanche do McDonald’s e não tem problema nenhum.

  10. Chaos on November 10, 2010 10:05 am

    Basta colocar o lanche dentro da mochila e cair matando dentro do cinema. Tão simples não é? Mas tem gente que prefere arrumar barraco por tudo.

  11. Carlos Icém on November 10, 2010 11:08 am

    frequento os 2 melhores cinemas de rio preto, no plaza e no rio preto shopping, em ambos entro com refri e chocolates comprados na americanas e carrefour respectivamente e nunca tive problemas ;) só sorvete msm como foi citado q não aceitam entrar e concordo com eles pois a pipoca já dxa tudo sujo imagina a bagunça de meleca de sorvete

  12. Peterson Abelha on November 10, 2010 1:30 pm

    Eba, to doido pra voltar a todos os cinemas que me barraram de entrar com pipoca e refri de outros lugares. Só que dessa vez vou com o CDC no bolso com o artigo grifado torcendo pra eles me barrarem auahua #querendo_ficar_rico_de_qualquer_jeito_com_o_CDC

  13. laura on November 10, 2010 2:01 pm

    Uma vez eu e minha turma de amigos estávamos morrendo de fome e compramos um monte de esfihas e entramos no cinema na boa. O problema foi o cheiro q se espalhou pela sala toda, rsrs.

  14. Ivan on November 10, 2010 2:34 pm

    O certo mesmo é não comer nada! Afinal, você está indo ver um filme, e não se empanturrar. No máximo, um refrigerante.

  15. Elis on November 10, 2010 4:06 pm

    CER-TE-ZA Ivan!Nada + desagradável do que o barulho de embalagens sendo abertas e remexidas durante um filme.

  16. Josefa on November 10, 2010 4:34 pm

    No cinema é assim: R$12,00 do cinema e R$50,00 pra pipoca e refrigerante.
    Brincadeira à parte, em Suzano antes era proibido e hj está liberado. Agora passo nas Americanas (muito mais em conta) e bora pro filme!

  17. RSM on November 10, 2010 5:32 pm

    é cinema ou piquenique? ora bolas…
    a julgar pela falta de bom senso de alguns, qualquer dia desses veremos pessoas levando o marmitex do almoço, com a feijoada completa e torressmo e uma cervejinha para acompanhar para a sessão. acho que deveriam por limites sim, por questoes de higiene e ate mesmo para nao atrapalhar os outros (nada mais incomodo do que aquela barulhada de sacos e latas se abrindo, fora a mistureba de cheiros diversos em um ambiente fechado) tudo tem que ter bom senso, mas tem gente que so respeita se for explicitamente proibido!

  18. Natty on November 10, 2010 5:59 pm

    Bom, aqui na minha cidade o povo entra comendo o que quiser. UHDAUASD Eu e minha amiga sempre levávamos batata, sorvete, milkshake e etc e ninguém liga. Direto o povo come lanche da rede do Sr. Palhaço e derivados no cinema, uma vez uma amiga levou até mesmo uma bandeja de restaurante comum o_o
    Isso que dá morar na periferia. asudhadsu Isso que no kinoplex e no cinemark deixam.

  19. Márcia Guedes on November 10, 2010 6:35 pm

    Quer dizer então que não preciso mais esconder meu pacote de salgadinho fofura e meu refrigerante na mochila?!! A vida ficará mais fácil rsrsrsrs………

  20. Dre on November 10, 2010 6:55 pm

    Aqui na minha cidade Santos sempre entro com lanche do mc na embalagem viagem, ja vi gente fazendo o maior pic nic no cinema e tudo bem não barram nada aqui.

  21. Ewaldy Marengo on November 10, 2010 7:17 pm

    Eu sempre vou no cinema com algo pra comer. Óbvio que me policio para não levar nada que possa fazer muito barulho ou ter cheiro forte (o que poderia atrapalhar os outros). E nunca (nunca meeesmo) compro nada na bomboniere de cinemas. Já entrei em várias discussões sobre isso. Óbvio que tenho que respeitar politicas de segurança e higiene dentro do cinema, mas obrigar você a comprar algo do cinema já vira venda casada. É sujeito a interpretações da lei, mas do meu ponto de vista, é venda casada e ponto.

  22. Junior Sousa on November 10, 2010 7:44 pm

    Bom, precisa tomar cuidado pra nao virar farofa, daqui a pouco estão comendo frango frito no cinema. Aqui em Sao Paulo, já vi várias vezes o pessoal entrar com lanche do McTrash sem nenhum problema, tanto no Cinemark como no UCI.
    Só uma informação que eu acho que deve ser levado em conta, é comum as filas de “pipoca” demorarem muito, comprar em outro lugar as vezes é mais vantagem.
    Valeu.

  23. Cauê on November 10, 2010 9:48 pm

    Já entrei com lanche do subway em cinema do Cinemark e o atendente falou que não tinha problema algum…

  24. Oscar on November 10, 2010 11:23 pm

    eu sempre entro com garrafa de coca cola. As vezes uma batata, que como tentando fazer o minimo de barulho possivel… porra, ;evar lanche do Mc é porco, simples assim.

  25. Bruno Biagioni on November 11, 2010 8:43 am

    Já fui barrado no cinema entrando com comida da rede do senhor palhaço, em Sorocaba, tive que comer na fila, o que eles alegaram é que o cheiro poderia incomodar as outras pessas.

    Agora em São Paulo no Shopping Center Norte eu entro sempre no Cinemark com lanche do palhaço e nunca me barraram.

  26. Gabriel Dias on November 11, 2010 9:18 am

    Realmente, lendo os comentários aqui, falta POUCO pro pessoal entrar com marmitex… duro é que povo acha divertido… tá, né.

  27. Dani on November 11, 2010 11:05 am

    Eu sempre que possível levo refri ou suco de casa por questões econômicas (visto que a entrada do cinema para um casal já tão é nenhuma coisa barata) e levo algum salgadinho. Mas ja vi gente levando pipoca de microondas estourada em casa dentro de uma maleta térmica.

    Virar farofa tb não dá, mas não vejo problema nenhum em levar na bolsa e mochila algo que goste de comer durante o filme, desde claro que não traga um cheiro assombroso para o ambiente todo e não atrapalhe aos outros com os barulhos para mastigação e embalagem.

  28. Marcelo Bonaldo on November 11, 2010 11:06 am

    Que bom que não vou mais ao cinema! Tive um ex-cunhado que estourava pipoca em casa, colocava numa sacola de mercado + “2 litrão” de tubaína e vamo que vamo…pelamor, já não bastava celular, conversa, footing no meio da sessão, chuta chuta na poltrona da frente, agora tem rango tb…como eu amo minha tv gigante e meu bd player, cinema nunca mais.

  29. Oitentista on November 11, 2010 5:55 pm

    Que bom que não vou mais ao cinema! Tive um ex-cunhado que estourava pipoca em casa, colocava numa sacola de mercado + “2 litrão” de tubaína e vamo que vamo…pelamor, já não bastava celular, conversa, footing no meio da sessão, chuta chuta na poltrona da frente, agora tem rango tb…como eu amo minha tv gigante e meu bd player, cinema nunca mais.

    [2]

  30. José Carlos Neves on November 11, 2010 10:26 pm

    Eaee..

    isso seria muitoo bom eu moro em S. J. Rio Preto tbm, já fui barrado no Multiplex várias vezes ( teimoso q sou ) com lanche do Sr. palhaço, suco, e pior eles pedem pra vc guardar o suco na geladeira deles…

    quem garante q ngm vai mexer no seu suco?? HUHASiuhAS kkkkkkkkkkkkkk

    flllws

  31. Felipe on November 11, 2010 11:09 pm

    Então o cinema pode barrar qualquer um que não esteja comendo um produto que ele mesmo oferece?
    Se o cinema não vende hamburguer eu não posso entrar com um hamburguer??

  32. Raul. on November 12, 2010 3:55 am

    Caramba, isso já aconteceu comigo algumas vezes há uns anos, mas desde que vim pra Cascavel/PR, ninguém nunca me barrou…
    Eu curto pacas esses posts falando sobre situações onde precisamos fazer valer o CDC, não perco um. Tô fazendo uma lista aqui de todas essas coisas e colocando em um arquivo de word, com os artigos, paragrafos e incisos grifados e vou imprimir e levar na carteira… quero ver alguem ficar de putaria comigo ^^

    Ultima vez que queria ter um CDC do lado foi quando quiseram me cobrar couvert e eu não queria pagar porque, além de ter ficado apenas 20 minutos no local, o cara que tava cantando era péssimo, e a qualidade do som do local pior ainda… sem contar que quiseram me cobrar 10% do garçom também =/

    Fiquei 15 minutos discutindo com o gerente, que foi motherfucker grosso até que minha namorada pagou pra eu não ser espancado lá
    triste =/

    Btw, muito obrigado por mais um post informativo ^^

  33. Nice on November 12, 2010 3:03 pm

    Felipe, lê o texto de novo, agora de verdade.

    hehehe

  34. on November 12, 2010 3:30 pm

    Interessante esse texto, sempre achei que as redes poderiam proibir a entrada caso o produto estivesse disponível para venda e n fosse comprado no local e sim em outro (como no citado)… Mas versões do mesmo de propriedades diferentes, (quantidade por exemplo como o caso dos refris em lata que são diferente da garrafinha de 600 ml) poderiam ser permitidos, pois a rede não disponibiliza aquela versão ao consumidor. Pelo menos é assim que se aplicado em restaurantes.
    Em salvador e Porto Alegre por exemplo, nunca fui barrada com qualquer lanche que fosse (palhaço, rei ) … E até haviam casos de pessoas que entravam na seção com aquele gênio da lâmpada fedorento, e nem quico.

  35. Savanna on November 12, 2010 8:37 pm

    Antigamente, eu entrava no Cinemark com produtos de fora tranquilamente, até um dia ser barrada com meu velho pacote do McDonalds, claro que não é por uma estupidez tao grande que eu deixaria de desfrutar do meu filme comendo alguma “porcaria”, desde então, só vou ao cinema com uma bolsa daquelas que cabem melões, e coloco tudo lá dentro, passo desapercebida e aproveito meu lanche. ;)

  36. Lais on November 12, 2010 11:27 pm

    Já vi nego levando um lanche completo do Sr. Palhaço pra dentro da sala do Cinemark (e fazer aquela farofada, claro) sem nenhum funcionário ter barrado.
    Eu, particularmente, levo uma bolsa grande, passo em um mercado, compro guloseimas, uma lata de Coca e pronto.

  37. Duda on November 13, 2010 11:20 pm

    Cansei d entrar com lanches da rede do Sr.Palhaço no cine do UCI…..vc pede p viagem e entra ….
    praticamente um piquenique durante o movie ^^
    pelo menos nesse cine do anália franco nunca tive problemas com isso

  38. Leo on November 14, 2010 6:07 pm

    Eu sempre que vou ao cinema compro lanches pra viagem no Sr. Palhaço e coloco dentro de uma sacola plástica não transparente kkk aí qd as luzes apagam eu como normalmente!

  39. Baladeiro profissional on November 14, 2010 9:34 pm

    Já levei frango frito, farofa e polenta hein e foi da hora :D (e não estou brincando viu)
    Levei tb lanche do Palhaço e do Rei tb e passei de boa, até o ponto do próprio cara do cinema ir abrir a porta pra facilitar o acesso ;)

  40. Baladeiro profissional on November 14, 2010 9:36 pm

    Se até dentro de avião to tendo que fazer agora (valeu hein Webjet…Gol…) com cada vez menos opção de bordo e lanche cobrando 12 conto por coisas mínimas e qualidade muito aquém do valor cobrado….prefiro ainda levar minha farofinha, um lanche do rei que passo num Drive no caminho pro aeroporto e se desse ainda pedia pra aeromoça colocar lá no forno de bordo hein hauhua

  41. Pierre on November 14, 2010 11:22 pm

    Não sei se nos cinemas daqui da minha cidade rola essa prática ilegal de não deixar entrar, o tenso é que desde que colocaram câmeras em todas as salas, qualquer coisinha eles enchem o saco da galera… melhor não arriscar x.x

  42. Mari on November 21, 2010 10:50 pm

    O cinema de São José do Rio Preto me revolta demais… Fui assistir a um filme (se não me engano o Avatar) e o recolhedor de tickets, ou sei lá o que diabos era aquele cara, foi super mal educado comigo e com o meu amigo porque estávamos com sorvetes DE COPO do Sr. Palhaço… Faltavam uns 3 minutos pro filme começar e tivemos que terminar os sorvetes feito loucos pro lanterninha maldito entregar os óculos 3D pra gente e deixar a gente entrar.

    Nessa hora gerente é inexistente neh?

  43. woodstock on November 23, 2010 6:18 am

    Sr CCOO
    Acho que deve ser um saco comer um lanche do palhaço assistindo o filme e lendo a legenda.E comendo? Acho que comer no cinema e meio complicado a não ser pipocas, chocolates e balas,coisas que vc nao tem de olhar para comer. Mais tudo bem quem quer comer que coma.
    Acredito que se as redes do Brasil adota-se os refis de pipocas e refrigerante como ja fazem nos USA e em outros países.Facilitaria a nossa vida

  44. Rafael on December 8, 2010 2:38 am

    Mas não era/é o Cinemark que vendia/vende hot dogs?

  45. Ci on December 21, 2010 9:22 pm

    Nossa eu acho que cometi um grande delito aqui em Rio preto entao…. Eu entrei com o lanche do palhaço dentro da bolsa e comi lá dentro depois… Semana passada comprei as coisas no carrefour e levei de boa para o cinema e ninguem barrou…. mas copo de plastico eles barram mesmo ^^

  46. Arbnl on December 23, 2010 1:02 pm

    Aqui em Porto Alegre nunca tive problema com isso, sempre que vou ao cinema passo no Zaffari ou no Nacional e levo uns dois pacotes de Ruffles ou Fandangos e uma pet 2 litros de refri e entro com a sacolinha do super sem problema nenhum. Claro que tenho noção e procuro não ficar “ruminando” da maneira mais barulhenta possível e abro os pacotes beeem devagarinho pra não fazer barulho, rsrsrsr. Acho que vai de cada um ter um pouco de noção para não atrapalhar os outros. Sanduíche do Mac acho tenso levar pro cinema, mas cada um sabe de si.

  47. elena on March 27, 2011 8:02 pm

    eu moro em brasília e já entrei até com mc donalds no cinema lol

  48. Michelle on February 12, 2012 2:04 am

    Sei que o post é antigo, mas espero que leiam.

    O seguinte texto foi retirado do site de um hotel da cidade de Caldas Novas. Gostaria de saber se existe alguma legalidade nessa proibição imposta pela rede e se cabe fazer uma denúncia ao Procon.

    “Em todos os Hotéis é proibida a entrada com alimentos e bebidas adquiridos fora do hotel.
    Caso sejam identificados produtos (alimentos e bebidas) não pertencentes ao hotel, será cobrado o valor de 01 diária de hospedagem, a título de multa pelo desrespeito a esta norma.”

    Não é um pouco absurdo proibir que o consumidor traga alimentos e bebidas comprados fora do hotel, afinal o negócio que fecho com a empresa é para a hospedagem. Não seria essa uma cláusula abusiva que segue a lógica dessa proibição dos cinemas?

Write a Comment