Coma Com Os Olhos

As mentiras que nos obrigam a engolir

Sadia – Escondidinho de Carne Moída

June 28, 2011 escondidinho, sadia Por Sr. CCOO

escondidinho-sadia-detalhe-2

Escondidinho é um prato bastante popular nos estados brasileiros do Nordeste (de origem em Pernambuco) e posteriormente também apreciado em Minas Gerais e restante do Brasil.
É feito com carne de sol (jabá ou carne seca) desfiada, coberta com purê de macaxeira (aipim ou mandioca) temperada com manteiga de garrafa e gratinada com queijo coalho.

Pois bem, Escondidinho tradicional pra mim é isso aí que acabei de descrever. Pelo menos eu nunca consegui achar em restaurantes especializados Escondidinho de Carne Moída. Mas enfim, isso não me compete, já que Brasileiro é especialista em mudanças e adaptações de pratos regionais.

São 928kcal e 2.880mg de Sódio por 600g de produto. Vamos a minha impressão sobre a bagaça:

escondidinho-sadia-detalhe

Normalmente não gosto desses produtos de caixa, mas sabe que esse Escondidinho é bão? Não sei se foi pelo fato de eu estar levemente resfriado e meu discernimento gustativo estar alterado. É realmente saboroso, macio, bem temperado e com carne macia. Pena que encontrei uns dois ou três pedaços de gordura um pouco dura no meio, mas tirando isso, quase perfeito. Sim, eu também gosto de coisas industrializadas.

Pague cerca de R$ 7,00 pela caixa. Não experimentei a versão Frango e nem vou experimentar. Frango pra mim já basta o do Rogério Ceni no último domingo frente ao meu Timão. Rá!

Ahh sim, e me desculpem, mas é praticamente impossível fazer uma foto desse produto com alguma semelhança com a embalagem. Simplesmente não dá…


52 pessoas já comentaram, falta você...

  1. Gabriel Cunha on June 28, 2011 12:11 am

    Experimentei o de frango há umas semanas e achei uma das piores coisas congeladas que já comi. Até me arrependi de não fazer um review sobre ele no meu blog, o Prato Pra Dois (depois entra lá!). A massa é um purê de batata bem seco, o recheio de frango tem o mesmo gosto de sempre de tempero de miojo (assim como o da Tortinha de Frango, também da Sadia). Mas vou experimentar esse aí da carne moída! Abraço!

  2. Francine on June 28, 2011 9:02 am

    Engraçado, sempre achei que purê de batata recheado com carne moída chamasse torta madalena… escondidinho, como você mesmo disse é ooooooutra coisa…

  3. Ivo Holanda on June 28, 2011 10:26 am

    Sempre vejo esse produto nos supermercados mas desisto de comprar imaginando que será uma decepção. Alguém mais provou e aprova?

  4. Victor Nassar on June 28, 2011 12:22 pm

    Como o moço falou ali em cima, esse prato se chama Madalena. Mas convenhamos que talvez seja melhor adaptar o nome para Escondidinho de Carne Moída mesmo, já que pode traduzir melhor o que é. De qualquer forma, os caras devem ter feito pesquisas para avaliar a recepção do nome [ou pelo menos é o que se espera].
    Já aqui em casa chamamos esse prato de “Restodontê”. Aquela sobra de ontem, que virou essa espécie de suflê.

    Não comi esse e nas poucas vezes que como congelados, vou de lasanha e pizza. Mas é uma boa opção pra quem faz isso com frequência.

    [e como já haviam dito no post anterior, esse código de verificação está com problema mesmo, sempre dá erro aqui.]

  5. samuel on June 28, 2011 1:27 pm

    Parece muito bom, como todos os industrializados.
    A propaganda nos faz imaginar mil coisas.
    Só uma coisa que não imaginei foi os 5×0 do timãoo.
    pensei que seria uns três. Rá =D

  6. ledalmeida on June 28, 2011 1:32 pm

    ô, você voltou! nem pra avisar hahahaha

    realmente, brasileiro adora adaptações. pois então, eu prefiro escondidinho de frango com catupiry! #ficadica

  7. Fábio Barbano on June 28, 2011 1:34 pm

    Tô achando que esse post todo foi só para sacanear o Rogério. :P

    Então, pode até ser boa a bagaça, mas pela foto não dá lá muita coragem de comer. Se é para comer com os olhos, dispenso…

  8. Pan on June 28, 2011 2:08 pm

    EU adoro essas porcarias industrializadas, mas tenho evitado porque não consigo comer só meia caixa, e a caixa inteira é bomba calórica e de sódio. Mas de qualquer jeito esse escondidinho não me apatece, não gosto de escondidinho em geral… é sempre muito purê, muita batata e pouca carne. PASSO.

  9. Sr. CCOO on June 28, 2011 2:18 pm

    Cacete de agulha, aqui o form tá ok…

    Mas que poUrra… HAUHUAaHUAhu

    tô usando o Chrome…

  10. SrCCOO on June 28, 2011 6:18 pm

    Teste

  11. on June 28, 2011 6:55 pm

    Tb to usando o chrome! Como pode estar diferente em 2 lugares? hahaha Mas agora ta OK!!! Sem o códego modafoca!

  12. on June 28, 2011 7:02 pm

    Aee foi! Ate agora tava dando codigo inválido mesmo sem código hehehe

  13. Fábio on June 28, 2011 8:54 pm

    Teste 3

    AUHSSUHSUHASAU, zuera

    É a primeira postagem minha aqui no blog, mas já sigo a mt tempo xD
    Continue assim CCOO, mostrando a realidade por trás da caixa KKKK
    Abraços!

  14. Daniel Paes Cuter on June 28, 2011 11:20 pm

    Acho que isso às vezes é masi fácil fazer em casa, já que os ingredientes são facílimos de serem comprados. Isso é mais para quem vive sozinho E tem pouco tempo para cozinhar, ao contrário do comercial de TV.

  15. Cecília on June 29, 2011 8:54 am

    Comprei pq como eu amo a lasanha, achei que fosse bom também. Não gostei!!!

  16. Sandra Andrade on June 29, 2011 3:53 pm

    Escondidinho é prato de origem obscura, até mesmo porque tem quem credite a origem do mesmo para os portugueses da época imperio. É mais fácil dizer que é prato tipicamente nordestino. carne de jabá/charque não é a mesma coisa que carne de sol. A carne de sol contém menos sal que a charque, sendo que seu processo de secagem após ser salgada é feito em locais ventilados, visando apenas formar uma capa (por dentro a carne continua macia e suculenta, enquanto o jabá/charque é carne completamente desidratada, contendo muito mais sal). Ainda, a carne de sol é feita a partir de diversos cortes traseiros de carne bovina, enquanto o jabá/charque é praticamente feito apenas com cortes traseiros e ponta de agulha.

  17. Sandra Andrade on June 29, 2011 4:00 pm

    Em relação à mandioca e o aipim, apesar de serem da mesma família, são bastante diferentes. Mandioca contém alto teor de ácido cianídrico (suas folhas, in natura são venenosas), sendo mais utilizada para se fazer farinha (de onde são feitos beijus, pirões, sopas e mingaus; e seu polvilho é aproveitado para engomar roupas e na fabricação de explosivos) e a famosa maniçoba (no norte do país os índios a usam para fazer tucupi).

    Já o aipim tem as raízes doces, sendo bastante consumido cozido ou assado, e utilizado no preparo de purês, bolos e pudins.

  18. Sr. CCOO on June 29, 2011 4:04 pm

    Eu me orgulho dos comentários deixados aqui neste blog… Principalmente as duas aulas que a Sandra Andrade acabou de fazer!

    Valeu!! Mesmo!!

    ps.: por isso que fico feliz em não ter um blog de humor, onde a maioria dos comment’s são:

    FIRST!
    LEGAL!
    KAKAKAKAKAKAKAKA

    entre outros…

    Enfim, apenas um pequeno desabafo…

  19. on June 29, 2011 6:54 pm

    Prezada Sandra, discordo de suas definições de Aipim e Mandioca. Em SP o que vc chama de Aipim é Mandioca também, podendo ter a variação de Mandioca-Brava , aquela que contém ácido cianídrico. Alguns chamam de Mandioca Doce, mas a maioria apenas Mandioca mesmo. Não esquecendo que esta última também é conhecida como Macaxeira no nordeste.

  20. Aline on June 29, 2011 9:36 pm

    Se eu não me engano eu já comi esse escondidinho, e é uma porcaria. Sei lá, já comi tanta coisa congelada que nem tenho ideia mais. A maioria não presta.
    Hoje eu comi um Yakisoba congelado que é uma excessão, é mt gostoso! E tô agora comendo uma tortinha de frango que é mt boa tb. As tortas em geral são boas, eu gosto.
    Beijos.

  21. Sandra Andrade on June 29, 2011 11:07 pm

    Sr. CCOO, primeiramente, obrigada pelo elogio, mas eu só entendo do assunto porque eu sou nordestina (e obrigada por gostar do post, pois fiquei com medo de ser mal interpretada). Carne do sol era algo que minha mãe fazia em casa quando morávamos no interior da Bahia. E se o senhor um dia aparecer em Salvador/BA, me avise para que eu lhe leve a um rodízio de escondidinho.

    Léo*, as definições que eu dei no post acima são as da gente daqui do nordeste do país. Mandioca pro povo das bandas aqui de cima é pra fazer a farinha de mandioca (que muita gente chama de tapioca) e maniçoba. Aipim é o que cozinhamos/assamos e comemos puro ou usamos em iguarias. Macaxeira é como o pessoal do sul/sudeste costuma chamar o aipim/mandioca.

  22. Stella Andreatti on June 30, 2011 1:15 am

    Nunca, jamais, de forma alguma, coma o de frango. Pelo menos o que eu comprei, o frango veio escuro, moído (e não desfiado como deve ser), com um gosto de qualquer coisa menos de frango. Além disso, a mistura com o purê deixou o negócio intragável..prova disso, foi a Mel (minha cachorra) que não comeu também..ou seja, o negócio é ruim!

  23. Easyfacil.com.br on June 30, 2011 2:31 am

    E embalagem surreal predomina.

  24. Mohajar on June 30, 2011 2:15 pm

    Depois que vi como são feitas as fotos de divulgação, prefiro o produto “feio” mesmo! hahaha

    PS: E depois que bares passaram a vender um coquetel de morango, vodka e açucar como “Caipirinha”, nada mais me surpreende em matéria de deturpação de receitas no Brasil =P

  25. Anonimo on June 30, 2011 3:24 pm

    O de Frango é TERRÍVEL!
    Parece tudo menos frango!
    Vou provar o de carne, agora fiquei curiosa…

  26. Leide on July 1, 2011 10:42 am

    Provavelmente não comerei, sempre me decepciono quando compro esses congelados. E como o pessoal já citou, os ingredientes são simples, melhor fazer em casa.

  27. Juliana Toledo on July 2, 2011 8:13 pm

    Nossa eu tava querendo muito ler esse review pq to louca para experimentar mas ainda não vi nos mercados.. eu lembro quando comentei via twitter sobre isso com o sr. ccoo…. e cá está…
    só fiquei com mais vontade de provar T_T

    perguntA: é carne de sol mesmo, ou é um estilo carne moida-lasanha sadia?

  28. SrCCOO on July 3, 2011 10:15 pm

    Finalmente acertei um Captcha que funciona!! Aee!

  29. on July 3, 2011 11:29 pm

    Experimentei neste final de semana e não gostei muito não. Acho o escondidinho da Massa Leve bem melhor.

  30. on July 4, 2011 1:30 am

    testing captcha…. tem um campo estranho com asterisco embaixo

  31. Michele on July 5, 2011 2:51 pm

    Como disse br_mkj, a Massa Leve também tem um escondidinho, esse feito de carne seca mesmo e que é muito gostoso. BEm melhor que o da Sadia, que tbm já provei…

  32. on July 6, 2011 1:43 am

    Belo post! Desde que começou a propaganda to com vontade, agora vou ver se compro.

    Uma dúvida, essas 600g é muito para uma pessoa só? Porque me parece ser o tipo de refeição que pesa no estômago…

    valeu ccoo!!!

  33. Alex on July 8, 2011 6:04 pm

    No Sul é aipim e poucos falam “mandioca”…macaxeira é como os nordestinos a chamam…

  34. Jessie on July 10, 2011 6:30 pm

    Sem dúvida, escondidinho é feito com mandioca e carne seca, fato. Mas como aqui em Uberaba já teve bar servindo rodízio de escondidinho, não acho tão pecaminoso variar os recheios. Só não concordo em ser feito com batata, aí é outra coisa. Sobre esse escondidinho da Sadia, eu detestei, achei o gosto e o cheiro desagradáveis. Recomendo o da marca Massa Leve muito mais saboroso (o de carne, não gostei do de frango). É muito recheado e o sabor não lembra em nada produtos industrializados. O preço é praticamente o mesmo. Ah, e comer uma unidade desse escondidinho sozinho é gordice é um prato muito calórico e pesado, não recomendo (sim, já comi um sozinha uma vez e passei mal o resto do dia, ahahahah).

    Minha receita de escondidinho:
    http://t.co/94yZd2U

  35. on July 10, 2011 7:34 pm

    Sr. CCOO, recomento uma avaliação dos produtos da Massa Leve. O escondidinho é muito bom (o de carne) e a panqueca de carne tb é excelente! Nao gostei das versoes de frango que parece mais uma mistura de bacalhau velho com lã de carneiro.

  36. Felipe on July 17, 2011 8:06 pm

    Cuidado aí, CCOO, carne seca e carne de sol não são a mesma coisa!

  37. Solita Paty on July 18, 2011 8:01 pm

    oi,
    CCOO eu sempre acompanho o seu blog, mas nunca comento.
    achei legal coloca q eu minha avo e meu irmão achamos o de frango mais gostoso, mas é tudo uma questao de gosto….

  38. Caio on July 19, 2011 2:30 pm

    comi o de frango e aprovei , mas o de carne dispensa comentários … EXCELENTE !

  39. Cenora on July 23, 2011 9:28 pm

    Eu provei e não gostei, além de ser muito fedido!

  40. Renato on August 3, 2011 3:55 pm

    Uma correção: Carne de sol não é a mesma coisa que carne seca. Carne seca é conhecida como charque em Pernambuco e jabá no Ceará; Já carne de sol é conhecida por este mesmo nome em todo o nordeste. Trata-se de carne igualmente salgada, mas que mantém umidade em seu interior pois não passa tanto tempo curando e é preparada costumeiramente em bifes ou na brasa, ao passo que a carne seca (charque) precisa de maior tempo de dessalga e geralmente é utilizada no feijão, em escondidinho ou frita em pequenos cubos para ser consumida como aperitivo.

  41. Daniel on August 7, 2011 12:29 am

    exatamente, Massa Leve! Fiquei triste de verdade quando o mercado perto da minha casa parou de vender =( hahaha é bem gostoso! Fiquei umas 2 semanas viciado naquilo!

  42. Camilla Lima on August 8, 2011 4:01 am

    o da massa leve de frango é muitoo bom! da sadia nao gostei nem de carne nem de frango!

  43. Minne on August 10, 2011 7:18 pm

    Comprei o tal chamado “Escondidinho” de carne, e me decepcionei totalmente.. Logo enquanto ficava pronto no microondas ele começou a exalar um cheiro forte e ruim, depois quando minha família foi comer ninguém gostou, tem mais da metade da caixinha dentro da geladeira e acredito que nem minha cachorra vá querer comer… Muito ruim, totalmente desaprovado.

  44. Claudio on August 10, 2011 7:33 pm

    Cara…eu comi os dois…o de carne é bacana, mas o de frango…caidasso!!!

  45. Flavius Marcellus on September 2, 2011 3:44 pm

    Comi de carne e gostei. A carne não é moída, mas desfiada, o q da um aspecto meio duvidoso (o que será q é isso, será q é carne mesmo ?). Enfim, congelados da Sadia, Perdigão e afins são tudo uma merda, é um fato. O q se espera é q a o menos seja aceitável. Congelado bom é o caseiro, q se encontra em qualquer lugar, vendido por muitas ´mamas´ q pra tirar um extra vendem no seu bairro pros vizinhos, e é mais barato e supera essas bostas industrializadas.

  46. nekobaka on September 24, 2011 7:57 pm

    Pior coisa que eu ja comi foi esse tal escondidinho, só da pra sentir o gosto do sal :S

  47. depilação on September 25, 2011 7:50 pm

    excelente! muito obrigado

  48. jacksonville foreclosure on October 19, 2011 9:35 pm

    water they need on a daily basis. By drinking water If taking drugs is not to your liking, another alternative is “Feverfew” which is a popular herb specifically for migraines. Studies show that herbs are good for treating migraines. You can also consider drinking lots of orange juice or water therapy as water is a good cleansing system and adds vitality.

  49. Leonardo on December 6, 2011 9:36 pm

    Eu comprei e comi isso… MUITO ruim, o aroma não é NADA agradável e me fez perder toda a fome uhauhahuauha e isso é raro de acontecer comigo viu! Não recomendo. E concordo com você, isso não é escondidinho e está longe³¹²³¹² do real sabor.

  50. Marcia on January 11, 2012 2:27 pm

    Eu produzo escondidinho com aipim e carne seca (além de outras variações de recheio) e as vezes compro esses produtos para ter um parâmetro de preçoxsabor comparando com os meus.
    Não é por querer “me achar” mas os meus produtos caseirinhos dão de 10 nessas coisas indusrializadas.
    Aquele da Massa Leve então nem se fala, o pure é de batata e todo aguado, a carne tem um sabor péssimo e cheiro nada agradável tbm.
    Sigam o conselho do Flavius Marcellos, qualquer comidinha caseira congelada vendida nos mercadinhos da vizinhança supera em sabor, aroma e preço todas essas marcas famosas.

  51. Guilherme on March 20, 2012 10:31 am

    Ruim. MUUUUITO ruim.

  52. andrea on March 28, 2012 5:40 pm

    me dá até um nojinho imaginar essa carne. E isso não é escondidinho nem aqui nem na china. e tem toda razão! Na minha terra, isso se chama Bolo de batata.

Write a Comment