Coma Com Os Olhos

As mentiras que nos obrigam a engolir

Knorr – Potinho de Caldo (lançamento)

July 14, 2010 caldo, knorr, pronto Por Sr. CCOO

potinho-de-caldo-knorr

via Prato Fundo (o post é grande, mas vale e muito, a pena)

Fiquei sabendo do produto por causa da campanha impressa numa revista de grande circulação no país. Dois pontos básicos chamaram a atenção: estar na mesma foto um dos chefs mais importantes do Brasil acompanhado de caldos industrializados. Convenhamos, não é lá uma associação muito comum (ou não deveria ser) quando se fala de alta gastronomia, não?

Sabem do que estou falando: Alex Atala emprestando sua marca para uma linha de produtos de caldos prontos da Knorr. Ação parecida com a realizada em outro países com diferentes chefs de cada localidade. No Reino Unido é com Marco Pierre White.

Para tirar a prova dos 9 e ter embasamento para fala qualquer coisa o mínimo que se preza é experimentar e conhecer o produto. Ética você vê por aqui, :)

Para esse experimento segui dois caminhos: 1) analisar o produto na embalagem; 2) seguindo as recomendações de uso. Antes que digam, não. Ninguém me mandou nada, tudo comprado por mim. Teste totalmente espontâneo.

Material

potes

Adquiri uma embalagem de cada sabor disponível: carne, legumes e galinha. Cada uma possui dois potinhos de 33g, sendo que cada pote equivale à dois cubos.

A quantidade de sódio é sempre um problema, segundo o fabricante essa apresentação em potinho possui 25% menos sódio quando comparado com a versão convencional, suponho que sejam os cubos. A tabela abaixo representa as quantidades no potinho de 33g. Para chegar a esses números usei a tabela nutricional de cada um dos produtos e realizei uma regra de três básica.

comparativo-nutricional-knorr

Para legumes e galinha, a embalagem informa que não possui quantidades significativas de carboidratos.

Importante lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que a ingestão diária de sal seja menor que 5g ou menor que 2g de sódio (veja Reducing salt intake in populations e Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases). Sim, são diferentes e para entrar nesse assunto iria falar de química, molaridade, massa atômica… assuntos que me encantam, mas todo mundo torce o nariz.

Assim, se você comer uma preparação inteira feita com o potinho terá consumido mais do que a quantidade de sódio recomendada para um dia inteiro. Isso sem contar outros alimentos ingeridos juntos ou separados. Pode soar um pouco extremista, mas na hora do vamos ver é fácil, fácil que isso aconteça, não?

Carne

caldo-knorr-carne

Ingredientes: água, sal, açúcar, gordura e carne bovina, cenoura, espinafre, alho poró, alho, cebola, pimenta branca, realçadores de sabor glutamato monossódico e inosinato dissódico, aromatizantes, espessantes goma xantana e goma jataí, acidulante ácido cítrico e corantes caramelo IV e beta-caroteno. Contém glúten, traços de leite.

Sem dissolver

  • Cor: marrom escuro
  • Aspecto: gelatinoso
  • Odor: característico de carne, lembra carne de panela (músculo)
  • Sabor: característico de carne, mas o salgado predomina

Dissolvido em água: o líquido fica entre um marrom-âmbar com partículas suspensas e camada de gordura visível na superfície. Tanto o cheiro quanto o sabor ficaram menos pronunciados, mas ainda sim característicos de carne, principalmente o cheiro: carne de panela. A percepção do salgado diminui, porém vem logo depois do gosto de carne.

Para ser a base de uma sopa: ok. Base para risoto: creio que não, poderia ficar salgado e agregaria cor.

Legumes

caldo-knorr-legumes

Ingredientes: água, sal, cenoura, óleo vegetal, alho poró, espinafre, pimentão, aipo, cúrcuma, alho, pimenta branca, realçadores de sabor glutamato monossódico e inosinato dissódico, aromatizante, espessantes goma xantana e goma jataí e corantes beta-caroteno e caramelo IV. Contém glúten.

Sem dissolver

  • Cor: amarelo escuro-queimado
  • Aspecto: espesso sem ser gelatinoso
  • Odor: vegetal, mas artificial
  • Sabor: extremamente salgado e artificial, o sal quase sobrepõe o gosto dosvegetais

Dissolvido em água: os aromas mais presentes era de alho e de aipo e alguma coisa de alho-poró, mas é difícil saber de fato. Coloração amarelada bem opaca. Já o sabor, o salgado é o predominante e as notas vegetais se perdem rapidamente. Tanto o cheiro quando gosto a lembrança primordial remete aos cubos normais e a sua artificialidade, dissolvido ou não.

Para ser a base de uma sopa: regular-baixa. Base para risoto: salgado.

Galinha

caldo-knorr-galinha

Ingredientes: água, sal, gordura e carne de galinha, óleo vegetal, cenoura, açúcar, espinafre, alho, pimenta branca, realçadores de sabor glutamato monossódico e inosinato dissódico, aromatizante, espessantes goma xantana e goma jataí e corante beta-caroteno. Não contém glúten. (Nota: a embalagem diz que não tem glúten, de qualquer maneira, quer for celíaco deve ler a lista se for comprar).

Sem dissolver

  • Cor: amarelo quase gema
  • Aspecto: bem gelatinoso
  • Odor: característico de frango, de carne/carcaça velha e muito cozida
  • Sabor: característico de frango e gorduroso, frango que cozinhou demais e salgado

Dissolvido em água: amarelo, menos opaco que o de legumes. Tem cheiro de frango, mas de carne que foi cozida demais, sabe quando você cozinha frango, não come tudo e cozinha de novo? Então, é quase isso. Lembra canja também, e isso não é bom. O gosto se assemelha bem com o cheiro dele, primeiro o gosto de frango e gordura pronunciado e depois vem o sal.

Para ser a base de uma sopa: regular. Base para risoto: salgado.

Veredito

potinho-de-caldo-knorr-veredito

Eu usaria? Provavelmente não, é muito salgado. Quando preciso de caldo (sopa, risoto…) faço o meu próprio nem que seja na hora. Não é como a escola clássica manda, claro. Normalmente é de legumes — é mais rápido — com o que tem na geladeira: cebola, alho, cenoura e especiarias (cravo, canela, folha de louro, pimenta em grão). É uma água aromatizada suave, porém posso controlar a quantidade de sal que desejo.

Se tivesse que escolher para uso seria: carne e frango. Ruim, de tudo, não são. Mas excelentes também não. Em comparação com o cubo, o potinho sai na frente para esses dois sabores.

Já o legumes foi reprovado na minha análise sensorial, não gostei nada dele. Dos 3, o mais suave em relação ao sal é o de carne o que confere, ele tem menos sódio que os outros. Mesmo o de galinha e legumes tendo quantidades de sódio próximas, o de legumes ainda é o mais salgado para mim.

Foram utilizados em preparo de alimentos também, claro, para saber como se comportavam. Ao menos para mim, o salgado ficou com efeito retardado. Leia-se: passei o dia bebendo água, muita água.

Agora, o problema básico de sempre: empresas querem passar a imagem de um produto “caseiro” quando na realidade não possui essa propriedade, além da tentativa velada de fazer uma ligação com natural. Só o fato de serem processados por indústria já o tiram dessa categoria, né?

Além, quando esses fundos são feitos em casa/restaurantes (do modo clássico) não é acrescido espessantes como goma xantana ou goma jataí, e muito menos corantes. A consistência que os produtos tem é proveniente desses espessantes, ficou parecido? Ficou, mas não porque foram reduzidos por horas. Ou seja, “não é feito como em casa.”

Claro, lembrando que você e eu não somos o target do produto. Bom, uma parcela até pode ser, não saberia dizer se o consumidor-médio conhece o garoto propaganda deles. Deve conhecer, né? Pesquisa básica de mercado com certeza foi feita.

Usar em casa um atalho desses pode ser levado em consideração em alguns momentos, pois nem todo mundo tem disposição de realmente fazer fundos/caldos… mas numa cozinha de alta gastronomia. Não sei o senhor Atala, mas seu colega de profissão lá do Reino usa nos seus restaurantes.

Não sou ingênuo de pensar que restaurantes não façam uso de caldos industrializados, uma coisa é você suspeitar e outra é ter certeza. Ao menos, eu não ficaria nada contente em saber que o prato mega caro foi feito com cubinhos. Se fui até um estabelecimento de um status diferenciado, quero que a comida também o seja, caso contrário ficaria em casa.

Considerações Finais

Talvez, posso estar equivocado… mas acredito que exista um erro nas embalagens. Em todos os modelos há a indicação que o produto é 0% gordura. Ou seja, isso quer dizer que em 100g de produto não tem nenhum grama de gordura (ou máximo de 0,5g em 100g pela legislação). Porém, a afirmação é contradita pela tabela nutricional, na listagem de ingredientes e é visível quando se usa o produto no modo indicado

potinho-de-caldo-knorr-final

Na tabela impressa na embalagem de carne, por exemplo, informa: em 8,25g do caldo concentrado tem 0,4g de gorduras totais. Se em míseros 8g já tem, imagine quanto vai ter em 100g de produto. Precisa imaginar não, vai ter: 4,84g de gorduras totais. Acredito que nem seja possível usar a RDC nº360, 23/12/03 e a Portaria nº27, 13/01/98 como explicação.

Muitos sites de marketing/releases/RP tem propagado essa informação dos 0%… tudo bem que o texto vem pronto da fonte, mas… revi e revi os cálculos não tem como ser 0% de gordura.

Analisando o conjunto, suponho que faltou um adjetivo ali: trans. Pode ser que tenha alguma brecha na legislação que permita tal afirmação, não sei. O jeito é esperar para ver o que acontece, uma vez que questionei o SAC da Knorr/Unilever.

Atualização em 28/06/10
O SAC da Knorr me respondeu o seguinte:

potinho-de-caldo-knorr-resposta

Errado, não está. Mas a maneira como é divulgado na embalagem, ao menos para mim, é dúbio.

E você, vai usar?

meio gay, mas devo dizer que me apaixonei pelo Prato Fundo, excelente blog! Parabéns!

58 pessoas já comentaram, falta você...

  1. Marina Camargo on July 14, 2010 12:24 am

    conselho de pai a gente sempre segue, né?
    pois bem, meu pai trabalhou por mais de 15 anos na UNILEVER (antes mesmo de ser unilever…) e NUNCA deixou comprarmos coisas de lá aqui em casa…
    caldos e sorvetes (escuros), então, NEM PENSAR.

    ai eu fico aqui, pensando, POR QUE SERÁ, NÉ?

    a quantidade de química é INCRÍVEL e não vale, por nada, a “praticidade”.

  2. Matheus on July 14, 2010 12:36 am

    Acredito no comment acima e tenho bastante cautela com os tais produtos, tensão.

  3. Jordana Santos on July 14, 2010 12:39 am

    Acho realmente muita química, comprei o de carne pra provar, hj fiz , mas extremamente salgado…para uma porçao de 300 gr de carne moída, não coloquei sal!! Mas achei muito melhor que o caldo em cubinho!

  4. on July 14, 2010 1:03 am

    Eu vi a propaganda na tv e sinceramente, não sei quem achou aquela gosma derretendo na comida algo que dê vontade de comer.
    Prefiro a boa e velha pimenta e sal a gosto. Mas… se fazem é porque tem alguem que compra né.

  5. In on July 14, 2010 1:31 am

    Na verdade a maioria das coisas q são feitas agora é que eles estão pensando na praticidade, q a vida do povo e das “donas de casa” andam mais corridas.
    Alguns produtos é feito tbm pra atingir o publico alvo como os jovens q cada vez vivem sozinhos.

    A gente ve o povo comendo muita varias coisas por causa da praticidade, do tempo corrido da “cidade grande”…(Viva os fast food’s q eu gostoo muitooooo)
    Mas tbm tem estudos que hoje em dia tem mais gente consultando as tabelas nutricionais e andam preocupada com o que vão comer!

    Se você reparar no mercado ja existe muitos salgadinhos e bolachas com vitaminas, calcio, ferro. por que isso? Por que o povo ta se preocupando mais com oq ta comendo, e a industria molda o produto pra chamar mais atenção!

    A materia é muito boa, e vale apena estudar mais sobre isso!

  6. Guiga on July 14, 2010 5:34 am

    Comprei o de legumes. Não odiei mas tb não adorei. Ou seja: não compro mais. Odeio comida salgada tb! Prefiro usar sal e outros temperos.
    Achei DE ÚLTIMA o Atala fazendo propaganda de caldo Knorr! O cara tem o restaurante mais famoso do Brasil, pô! Vai dizer q ele tava precisando do cachê? Não, né! :S
    Vcs tem que fazer o teste do Meu Arroz! Aquilo sim é a maior enganação do mundo!

  7. Jurema on July 14, 2010 8:44 am

    Po, minha mãe que é uma negação na cozinha fez o Meu Arroz e ficou excelente!
    Como eu não cozinho absolutamente nada além de pratos congelados, não vou testar esse tempero… quando eu era criança gostava de ficar roendo cubinho de caldo de carne… hahaha.

  8. Jurema on July 14, 2010 8:51 am

    Ah sim, e pra não consumir nada da Unilever você tem que ser aqueles veggie que só come comida orgânica ou ter uma pessoa em casa que não faz mais nada da vida além de cozinhar e preparar coisas, da maionese à margarina, tudo naturalmente. Simplesmente não dá.

  9. Jurema on July 14, 2010 8:53 am

    Até porque os concorrentes da Unilever devem seguir o mesmo padrão químico de ser.

  10. Marcelo Bonaldo on July 14, 2010 9:19 am

    Esse Alex Atala é a atual “macumba pra turista” no quesito gastronomia chique…o cara cobra horrores nos seus restaurantes, se acha “o” chef de cozinha, mas a mim nunca enganou, é só pra novo risco deslumbrado que vai nos seus restôs pra ser visto e não pra comer bem…esse comercial mostra bem o que o cara é…um vendidão! pena que tem quem compre um engodo desses…

  11. Liana Silva on July 14, 2010 9:27 am

    Praticidade, ok. Não vou entrar no mérito tb do industrial, nem do Atala.

    O que me deixou indignada foi a cara de pau, da Unilever de colocar na frente que tem zero (0 gordura) enganando os consumidores na mentira e na cara de pau.

    Porque fazem isso? O que ganham enganando nós consumidores? Acham que somos burros e que não conseguimos ler, na tabela nutricional que tem gordura na composição do produto?

    Estou indignada com a falta de ética e com a falta de honestidade com os consumidores.

  12. gabi on July 14, 2010 9:56 am

    achei tão lindo este post! Fico com muita vontade de comprar quando vejo na propaganda…a vontade passou. Vou comprar um livro de receitas de caldos caseiros que é melhor.

  13. Modelo para o Brasil on July 14, 2010 10:13 am

    Acho que deveriam fazer caldos doce-azedos tradicionais da culinária chineza. Atingindo assim um novo mercado.

  14. Claudia on July 14, 2010 10:22 am

    Depois de anos usando essas porcarias, consegui me ver livre de todos os caldos, tabletes, pozinhos e similares artificiais…. Ufa! Não foi fácil, mas hj vejo como eles mascaram o gosto dos alimentos. Qdo tenho q comer na rua sinto a diferença. E que a Jurema me perdoe, não sou veggie, e tenho muita dificuldade de achar comida orgânica no bairro onde moro. Não sei de onde ela traçou esse paralelo!?
    Qto à legislação, infelizmente a ANVISA nos presenteou com esse “rombo” (pq deixou de ser brecha a muito tempo), que permite que as indústrias manipulem as informações da embalagem conforme lhes convenha. A resposta do SAC da Knorr está correta (como doi dizer isso!) e pior, amparada por lei. Resumindo, a população pode ser lubridiada sim, e com amparo da lei.

  15. laura on July 14, 2010 11:03 am

    Olha, faz anos q não compro e não uso caldo de carne em cubos. Qualquer comida fica saborosa se vc souber usar temperos naturais. E não são temperos difíceis de encontrar e preparar. Só o alho, a cebola, a salsa e uma pimentinha já são suficientes pra deixar a comida muito saborosa. Pra q estragar sua saúde e de sua família c/ condimentos artificiais q só podem prejudicar a saúde c/ o passar dos tempos? Sinceramente não vale a pena.

  16. Tamires on July 14, 2010 11:06 am

    esse negocio tem uma cara nojenta.
    e tbm não entendi a do “garoto propaganda”. Pq né, um super chef precisa de caldo knorr.

  17. Jurema on July 14, 2010 11:55 am

    Claudia, eu me referia ao comentário de uma pessoa que disse que na casa dele não se consome nada da Unilever, não estava falando só dos temperos prontos, esses podem perfeitamente ser cortados.

  18. Marina Camargo on July 14, 2010 1:16 pm

    Jurema, impossível não consumir nada de lá porque é uma gigante. se fosse assim, nem o que usar no cabelo e pra lavar a roupa eu teria, já que algumas das opções no mercado para essas tarefas são de lá.
    o que eu estou repensando é o que INGERIMOS. não sou vegetariana, e não sou aquela mulher que come alface + alface de tomate….
    começar a analisar o que vem embutido nos produtos industrializados é só o primeiro passo para você cooperar com a sua saúde; e depois perceber que fazer tudo natural, sabendo o que tem ali de verdade, é muito mais gostoso.

  19. Ana Paula on July 14, 2010 1:22 pm

    Nah… prefiro o velho e bom caldo feito no muque. Eu faço e congelo nas forminhas de gelo para usar qdo preciso. Esse negócio, além de aparência nojenta, deve ter um gosto químico medonho.

  20. Cristiane Kyria on July 14, 2010 1:32 pm

    Como minha tireiode não funciona tão bem, tomo muito cuidado com o sal. Logo, não usaria este produto. E, honestamente, a aparência também não é das melhores…

  21. Luiz on July 14, 2010 3:07 pm

    mengo!

  22. Liziane on July 14, 2010 3:13 pm

    Adorei o post, parabéns !

  23. Teemothy on July 14, 2010 3:29 pm

    Sr. CCOO tem fetiche por sódio, pode admitir. HAEIUOEIAH

  24. Lu Monte on July 14, 2010 4:01 pm

    Pô, espero que a cópia tenha sido autorizada. Gosto muito do CCOO, mas isso é coisa feia.

  25. SrCOOO on July 14, 2010 4:21 pm

    Lu Monte, vc não deve ter lido o post do começo ao fim, citei a fonte no início, no final e é claro que conversei com o autor do excelente Prato Fundo via Twitter antes de postar isso aqui.

    Kibada, aqui, NUNCA!

    Abraços!

  26. AngelySky on July 14, 2010 4:45 pm

    Adoro caldos em cubinhos tenho na minha geladeira de tudo quanto é sabor e até importados (peixe do Japão), e geralment enão uso um cubo inteiro na preparação coloco metade e incremento com temperos frescos tipo coentro, salsinha, alho poró, a gente hj pode vive rnum meio termo.
    E qto. ao “0% de gordura” pô qq pessoa um pouco instruída sabe distinguir se está ou não sendo enganado, basta verificar o valor de gordura, uma pessoa preocupada em “0% de gordura” sempre checa se realmente o produto não tem as famigeradas,eu sou assim!

  27. lila on July 14, 2010 5:29 pm

    fiquei feliz de saber que não sou só eu que sofro de ódio profundo pela unilever. de hellmanns a dove, de caldo de carne a seda, faço um esforço pra não comprar mais nada de lá.

  28. Ivie Scopel on July 14, 2010 7:04 pm

    que nojo viu… acho que vou começar a comer comida crua e sem tempero! ta cada dia mais complexo! puts!

  29. Carlos Eduardo on July 14, 2010 8:43 pm

    Comentário nojentinho, mas essas fotos dos potinhos semi-abertos, vistos de cima, fazem eles parecerem vasos sanitários repletos de vômito.

  30. Michelle Avila on July 15, 2010 3:10 pm

    Já comprei o meu, mas não teste ainda.

    Não acho que devemos se extremistas, pois não há como se esquivar dos industrializados. Claro que é uma ‘mao na roda’, é só usar com parcimonia.

  31. Luciane on July 15, 2010 4:49 pm

    Só uma perguntinha para os anti “Unileve” vcs vivem sem sabão OMO? Eu não !!!! Rsrsrsrs
    Desculpe CCOO mas achei o post meio longo e cansativo pra um produto tããão bobinho.
    Viva o velho sal socado com alho no pilãozinho, pimenta vermelha, salsinha e cebolinha!!!!

  32. Luciane on July 15, 2010 4:51 pm

    Desculpe!! Saiu errado “UNILEVER”

  33. debora on July 16, 2010 8:43 am

    parecem umas privadinhas sujas

  34. Dre on July 16, 2010 10:58 am

    Nossa um post enorme e cansativo pra dizer a quantidade de calcio que tem nos temperos prontos (potinhos e cubinhos), achei desnecessário, mas talvez seja a tara do CCOO como disse o Teemothy.
    Uma hipocresia nós todos consumidores avidos de lanches do Rei e do Sr. Palhaço, que diga se de passagem nem sabemos se aquilo são batatas mesmo, porque pode ser qualquer coisa menos batata convenhamos, reclamar de tempero pronto!!! Chega a ser ridiculo.
    Eu uso sim é mais prático e rápido e tenho certeza que muita gente usa tb.

  35. Dre on July 16, 2010 11:03 am

    quantidade de calcio não errei kkk é quantidade de sódio, de calcio ele estava se referindo no post acima na tortinha do Sr. Palhaço.

  36. Erica on July 16, 2010 3:17 pm

    oO quanto sódiooooooooooooooooooooooooooo

    isso porque tem redução de 25%
    minha nossa….

  37. ?Anna? on July 16, 2010 11:02 pm

    Se isso é redução de sódio, imagina o tabletinho comum…rs
    Quem eles pensam que enganam?

  38. Cris on July 19, 2010 8:05 pm

    Adorei o site, joguei no google querendo saber mais sobre esses potinhos e não poderia ter sido mais específico. A qtde de sódio é absurda, não? Com minha hipertensão recém descoberta, não passo nem perto desses potinhos no mercado, nem se eles valessem a pena.

  39. Ricardo on July 20, 2010 4:57 pm

    Putz, quando vc passa a primeira imagem do post rodando a tela, ocorre uma ilusão de ótica!

  40. Isabel Dauer on July 21, 2010 10:53 am

    Com toda a certeza não. Não gosto de ser enganada, nem de leve! Estranha o fato de um renomado chef emprestar sua credibilidade para isso e a Knorr usar crianças na propaganda. Só pode ser por dinheiro, né não?

  41. Isabel Dauer on July 21, 2010 10:58 am
  42. gio on July 24, 2010 12:34 am

    eu super concordo com a laura!! cebola, alho e uma pimentinha, um feijãozinho e um arrozinho bem feitinho NAO precisa dessas tranqueiras!

  43. Claudia Cruz on July 26, 2010 10:46 am

    Tempero pronto: teste mostra até 74% da quantidade diária recomendada de sódio e aditivo químico em excesso: http://www.crn4.org.br/divulgacao-imprensa-ler.php?cod_noticia=175

  44. De blog em blog : : Comer para Crescer on July 27, 2010 1:22 pm

    [...] o ótimo post sobre os novos caldos da Knorr, no Coma com os Olhos, que tem o chef Alex Atala como [...]

  45. Letícia M. on July 31, 2010 8:05 pm

    Ter me formado técnica em nutrição me faz querer sair correndo dessas coisas! Glutamato Monossódico sucks!

  46. daniela on July 31, 2010 10:14 pm

    Sr. CCOO,
    Vamos por partes: adorei esse post, foi mais longo do que a maioria das pessoas estão acostumadas, o que já é uma tendência. Acho importante alguém testar e publicar sua opinião sobre os produtos disponíveis no mercado, não importa quais sejam.

    Sou estudante de Gastronomia e todos na faculdade ficamos chocados com o Atala fazendo propaganda de caldo pronto. Até onde eu sei, a maioria do restaurantes gastronômicos (ou seja, diferenciados, ou melhor, caros) faz seu próprio caldo, em grandes quantidades. Há também os pós de legumes, frango ou carne, que utilizamos na faculdade quando não há tempo para preparar um fundo e o prato na mesma aula, mas é claro que o sabor não é o mesmo.
    Eu não vou experimentar esses caldos, pois apesar da curiosidade galopante, meu organismo não tolera esse tipo de produto. Acho que quem usa este tipo de produto diariamente não aprecia o real sabor dos alimentos, que são mascarados pela quantidade de sal acrescida.
    O caldo base da cozinha clássica leva somente 50% cebola, 25% cenoura e 25% salsão, e especiarias, ou seja, é facílimo de fazer.
    E quanto à quantidade de gordura, a legislação protege a indústria mais do que os consumidores, abrindo brechas para propagandas dúbias e permitindo que não saibamos totalmente a composição do que comemos. Será que a Coca-cola seria o “segredo industrial mais bem guardado” se fosse composta somente pelo que está escrito no rótulo???

  47. Ju D on August 1, 2010 2:22 pm

    Em relação aos comentários sobre a quantidade de sódio: 1 potinho rende 1000mL de caldo e tempera cerca de 1kg de carne.
    Alguém seria capaz de comer tudo isso em uma refeição?

  48. Pam on August 9, 2010 3:18 am

    “nota do SrCCOO: meio gay…”

    Achei muito complexo mesmo..

  49. João Francisco on August 14, 2010 2:12 am

    Glutamato monossódico é um veneno para a saúde!! Pesquisem sobre o componente e verão o porquê, e trazemos para casa, servimos à nossa família e não sabemos do perigo que estamos correndo quando ingerimos essa substância.

  50. solangenascimento on August 20, 2010 7:46 pm

    gostaria de receber amostras para poder dar minha opinião ok?

  51. solange nascimento on August 20, 2010 7:48 pm

    g para poder dar minha opinião ok?ostaria de receber amostras

  52. Filipe Weiss on September 6, 2010 1:49 pm

    Difícil engolir que um obcecado por junk food chegue em casa e prepare um caldo de legumes. =D Excelente blog, parabéns.

  53. Karen on September 18, 2010 4:18 pm

    ultrajante esse atala fazendo essa propaganda, quer que os consumidores acreditem que os chefs usam caldo knorr, até parece. E eu é que não comeria nos restaurante dele depois dessa, pagar caro pra comer comida a base de caldo knorr, nem pensar.
    Isso não entra em casa há muito tempo, e sim eu uso sabão em pó da unilever, a questão é, vc comeria o sabão em pó? Comer qualquer coisa que eles fabriquem é a mesma coisa que comer sabão em pó, só muda o gosto (pq não dá pra chamar de sabor) e o cheiro, a quantidade de produtos químicos é comparável.

  54. CESAR BUTTURINI FRAMBACH on October 10, 2010 6:21 pm

    Gostaria muito de saber a quantos anos existe os Produtos Knorr no Brasil. Já pesquisei e não encontrei uma resposta. Procurei saber especificamente pelo grande Caldo Knorr e também não consegui saber. Se os senhores puderem me ajudar em minha pesquisa ficarei imensamente agradecido.
    Cesar Butturini Frambach – Petrópolis/RJ.
    Tel.24-22314135

  55. shiny on October 23, 2010 1:06 pm

    Olha, eu comeria isso de colher fácil durante minhas crises de depressão :D não se se era placebo ou o que, mas quantidades exorbitantes de sódio me deixavam melhor, eu hein… Hehehe.
    Aqui onde moro tem uma empresa que faz sorvetes, é muito famosa por aqui, e quando aconteceu o “boom” da gordura trans eles cuidadosamente trocaram a “gordura vegetal hidrogenada” por “gordura vegetal” e colocaram o selinho “0% trans” na embalagem. Duvido muito que tenham mudado algo, mas enfim… Vi muitas empresas mudando o tamanho da porção para poder arredondar pra 0% de trans e colocar o selinho. 0,2g de trans é bastante dependendo do tamanho da porção.

  56. lincoln martins on November 19, 2010 10:41 pm

    Um horror,haja sal ,Anvisa safada.Lincoln

  57. Rosangela on November 22, 2010 10:40 pm

    adoreii os potinhos , se faz mal ou nao ja comi msm , pior é usar droga e ta todo mundo ai se fudendo com essa porcaria…essa do potinho fazer mal é piada ne??

  58. Rosangela on November 22, 2010 10:43 pm

    se ja vem com sal é mais uma economia pra dona de casa…o de frango na canja e showw

Write a Comment