Fala galera! Quem hoje vos fala com muita honra em participar do Coma Com Os Olhos sou eu, . Também tenho um blog, o SaiDaqui. Se quiser passar lá depois, sinta-se à vontade (apesar do nome não ser lá muito convidativo).
O motivo do post é simples: Sugeri para o que fizessemos um post desmistificando a culinária. Pra que todo leitor saiba que ela não é um bicho de sete cabeças como parece.
Claro que existem pratos chiques, finos, caros e complexos. Mas refiro-me à culinária simples, diária e corriqueira. Afinal, devia ser pré requisito do ser humano saber fazer pelo menos um arroz com salsicha e ovo frito antes de sair debaixo da asa dos pais! Óbvio que quando eu saí de casa há 5 anos atrás, não sabia nem fazer gelatina. (Sério, eu cheguei a perguntar para minha mãe se tinha que colocar no forno pra assar a dita cuja! E claro que ela tira sarro de mim até hoje). Fato é que quando a fome bate, a gente inventa.
Com internet tão perto, tudo ficou fácil: receita na mão (ou na tela) e ingredientes na outra, NENHUM prato tem como dar errado (salvo a exceção de vez ou outra você “perder a mão” como diria minha avó).
Tanto é verdade que meu amigo, que nunca foi dos mais “prendados” (outro termo de vó) na cozinha. me pediu num belo dia que fizesse um pudim, e eu, com preguiça de levantar do sofá, sugeri que ele mesmo o fizesse. Legal foi que ele aceitou a sugestão e decidiu tentar.
A melhor parte de todas? Ele não fazia idéia de como era simples fazer um pudim de leite condensado. Toda hora ele perguntava “Mas é só isso?”, “Impossível ser assim”, ou “Você está me enganando”…Pois é: Pasmem agora. Fazer pudim é MUITO fácil.
Afinal, caramelizar açúcar na forma¹, bater 3 ovos, 1 lata de leite condensado e a mesma medida de leite no liquidificador e botar assar por 40 minutos no forno pré aquecido não é tarefa difícil pra ninguém.
Assustado? Pois é. É assim que se faz um pudim. Porque não tentas?
¹caramelizar açúcar na forma = coloque algumas colheres de açúcar na forma e leve direto ao fogão. O açúcar vai derreter e caramelizar. Quando ficar marrom clara, desligue o fogo.
não faço o estilo “receitas” por aqui, mas como sou tarado por esse tipo de pudim (principalmente o que minha amada sogrinha faz), achei mais do que válido, vai que um dia a minha sogra não queira fazer o meu pudim, né? Se bem que ela me adora, e faz pudim sempre… uAHUhauHAUhauAH
olha… é super facil e tbm é meu doce favorito.. mas ja comi tanto pudim ruim…..
nao sei como conseguiram
Não é bem assim. Há alguns detalhes importantíssimos que não foram mencionados no texto:
1 – os ingredientes precisam estar em temperatura ambiente e precisam ser bem batidos no liquidificador.
2 – é importante colocar a fôrma em banho maria.
3 – coloque um papel alumínio em cima da fôrma, de preferência “fechando” o papel para “abafar” o pudim.
4 – ingredientes de boa qualidade também fazem toda a diferença
5 – dependendo do tipo de forno, 40 minutos não são suficientes. Se deixar demais, o pudim fica meio duro. O segredo pra deixar aeradinho e com textura macia é justamente esse tempo de cozimento. E cada forno é de um jeito. No último Natal, deixei 1h30 e ficou ótimo. Aqui é gás natural (é mais forte). E fogo baixo sempre, para ir cozinhando devagar e sempre!
6 – durante alguns anos eu não conseguia caramelar a fôrma até dar aquele estalo esperto no açúcar, do jeito que minha mãe fazia. Aí passei a fazer pudim sem caramelar a fôrma e também fica muito bom! Fica uma dica de variação. Agora já consegui caramelar a fôrma sem estalar e ficou bom do mesmo jeito. Mas meu pudim branco fez sucesso durante muito tempo.
O último detalhe: pudim não dá pra transportar, tem que comer no lugar em que foi feito. Sim, descobri isso da pior forma. :p
Tambem acho que não é tão fácil assim… mas sou tão ruim na cozinha que qualquer receita que precise, por exemplo, de frango, de carne, ou de bater qualquer coisa eu nem penso em fazer. Cebola e tomate? Como faz?
Saí das asas da mãe há 8 meses e tô viva até agora mesmo sem saber cozinhar… mas gelatina pelo menos eu sei fazer, hehehehe, só não faço porque não gosto.
Daniela e Jurema, essa forma e esses detalhes que você mencionou são variações de um pudim mais elaborado. O que eu faço é EXATAMENTE como está descrito. Direto no forno, sem banho maria, sem papel alumínio. Você deveria tentar. É MUITO fácil e dá MUITO certo.
Eu faço pudim de leite só no microondas! Fica muuuito melhor que o de forno! O caramelo borbulha e se mistura no pudim, ficando que nem bolo mármore. Nossa… agora fiquei com vontade de comer pudim! XD
Hehehe, “Bora” pra cozinha guiga!
1 medida de leite? mas eu uso 2 e fica bom também, ah outra coisa eu também coloco uma colher de café de chá de amido de milho (a popular maizena), não sei bem para que serve, mas a minha avó me ensinou esse truque, ah outra dica, quando for fazer o caramelo, experimente raspar a casca de um limão nele, fica uma delícia!
Amo pudim e pra mim o melhor é a da receita tradicional. Tem gente q inventa tanto, sei lá se é pra render mais ou deixa-lo menos doce q acaba q se perdendo o sabor verdadeiro do pudim.
Amandixa, não acreditei quando vi um post No Coma com os Olhos, com comentario seu… nunca imaginei, claro que vou fazer seu pudim qualquer hora. beijao.. saudade de voce!
Colina dos Pudins Natalinos *-*
Assar a gelatina foi o ponto alto do post haeuhaeuhaehuae!
Pudim é uma sobremesa tão especial que tem o seu próprio site desde os primórdios da internet brasileira: http://www.pudim.com.br
Presado Sr. CCOO (vou colocar aqui pq não achei e-mail pra enviar).
Revisitando seus artigos, me deparo com uma promessa em 13/03/09, para que você relembre aqui va: “Aliás, ainda irei fazer um post aqui fazendo do zero, do nada, um Big Mac em casa, desde o pão até aquele maldito molho secreto… ” Estamos no aguardo
esse pudim do site pudim.com.br passou do ponto, odeio pudim queimado!
ah, tenho uma dúvida, esse “bater 3 ovos” é só jogar o ovo no liquidificador junto com o resto das coisas é? (claro, sem a casca) ahhhh se for assim é fácil mesmo, achei que tinha que bater na batedeira ou na mão pra fazer aquela espuminha branca.
e o açúcar caramelizado é pra jogar em cima do pudim depois ou vai no liquidificador também?
Qual a temperatura do forno?
Jurema, sim, é tão fácil que dá pra desacreditar né? Basta bater tudo no liquidificador, facinho facinho.
E o açúcar, vc carameliza na forma do pudim direto, ele vai ficar duro. Depois é só jogar o conteúdo do liquidificador por cima do caramelo e botar no forno. Tenta lá e nos avise dos resultados! ^^
À todos os outros que comentaram, obrigada pelo carinho. Espero que o SrCcoo me convide a escrever mais vezes =p
E viva o PUDIM!
E pra quem ainda está com dúvidas, postei o passo a passo do pudim aqui: http://mulherando.com.br/2010/08/culinaria-da-mandita-pudim-de-leite-condensado/
Zema, use forno médio (uns 200 graus)
Pudim de leite é o campeão. Bom, fácil…Mas ele não é a sobremesa mais rápida do mundo, né…
Em dias de preguiça master tem um pudim ainda mais simples, rápido e que não vai em forno: pudim de maria mole!
1 caixinha de maria-mole, dissolvida em água (a quantidade que a embalagem indica, não me lembro exatamente agora) + 1 lata de leite condensado + 1 lata de creme de leite + 1 medida de leite. É só bater tudo no liquidificador, botar numa forma molhada e geladeira!
Não precisa caramelo nem nada, normalmente eu coloco côco ralado depois de desenformar e fica divino.
Não é uma cópia do pudim de leite, até pq o sabor é totalmente diferente, mas funciona muito bem pra momentos de visitas inesperadas ou necessidade irremediável de uma sobremesa “instantânea”.
Ji, ja fiz e comi essa que você falou, é como se fosse um Pudim de Maria Mole Mais ou menos hahaha, eu também adoro
Ah, aquele creme de limão é muito mais fácil! Mas tá valendo!
Marcelo, o amido de milho é justamente para dar uma endurecida no leite extra. Sua receita tem a vantagem de ficar menos doce e render mais.
As histórias de abafar a forma, banho maria, etc servem justamente para criar diferenciais na textura, cor, cheiro e gosto. Eu mesmo prefiro fazer o caramelo em uma panela e untar a forma com ele, assim fica com um pouco mais de “calda”, sem o risco de queimar. Tambem tenho uma caçarola especial para pudim, mas não uso por que dá trabalho para limpar e prefiro gosto do “de forno”.
Eu faço do jeito mais fácil de todos. Ligo pra minha madrasta e peço. Quando chego em casa, é só cortar.
Não tem nada de difícil
Pessoal tá falando aí de sobremesa fácil de fazer e lembrei de uma: Pudim-sorvete de Coco
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
2 latas de leite (mesma medida)
1 garrafinha de leite de coco
Bata tudo no liquidificador e coloque numa forma com calda parecida com a do pudim, a diferença é que junto do açúcar vai também achocolatado.
Coloque no congelador por algumas horas e está pronto.
Fica quase tão bom quanto o Pudim de Leite Condensado.
E eu achava um absurdo minha irmã aos 20 e tantos anos me perguntar se podia colocar o macarrão na água fria pra cozinhar… hahaha
Mas quando bate aquela vontade de um doce, brigadeiro não tem erro mesmo, e fica pronto mais rápido! =)
Altas sugestões e receitas fáceis. ADOREI!
esse blog já foi bom um dia…
Sr CCOO, passei por aqui para elogiar o pudim da Amanda (já fiz um igual e realmente é muito fácil, mas eu dobro a quantidade de caramelo, hehehe). E também para contar que você perdeu um super almoço McGourmet do McDonald´s. Já viu as fotos lá no Hambúrguer Perfeito? Menino, táva bom…
beijos
Mônica
Pudim de leite nunca funcionou comigo.
Fica bom, mas fica “compacto”. Gosto daquele cheio de furinhos…
É verdade, super facil e umas das sobremesas mais gostosas que existe.
Porém, como o amigo de cima disse, a minha receita é como a sua, porém são 2 medidas de leite…
Será que a sua receita é assim mesmo???
Abraços e parabens pelo blog!
Até ruim é bom! Lembro da minha mãe falando q não podíamos comer pudim ainda quente, senão dava dor de barriga!! Bom, sobrevivi até hj.
vou tentar fazer esse pudim amanhã! e vou copiar todas as outras receitinhas, amei! sou fã de doces!
Acabei de ler no Guilherme Barros no IG que o sr. Zurita o chamou de imbecil ao comentar sobre o Alpino Fast. Nao sei se vc leu, mas fiquei indignado com tal postura. Vc representa sim 170 milhoes de consumidores! obrigado por lutar por nossos direitos!
Faltou falar que é em banho maria, senao vai queimar embaixo!
Nossa, é SÓ isso? E vocês aqui nos comentários ainda ficam dificultando a coisa e acabando com a nossa felicidade, dos preguiçosos de plantão. Acho que vou até tentar fazer esse pudim um dia desses, pra ver se é tão simples quanto parece. Valeu, @amanda_arm, agora fiquei com vontade de comer pudim.
[...] sabe fazer pudim de leite condensado? É mais fácil do que você pensa – veja aqui. « Filmes triangulares | Só amanhã » Por Alexandre Matias às 21:21 | | [...]
o caramelo não é tão simples…não é só derreter o açucar….
Bota 1 xicara de açucar na forma, espalha bem, 1 xicara de agua, e deixa em fogo baixo até a agua secar e o açucar derreter (cuidado pra não queimar.
E não pode mexer com a colher, senão cristaliza.
Não é difícil, mas também não é tão simples. Já fiz um pudim que ficou duas horas no forno para cozinhar, sei lá o que fiz errado. Hoje, só faço no microondas, não tem erro. E é bom demais, que delícia de sobremesa.
Já que eh taum facil, peneire as gemas PLIZZZZZZZZZZZZZZ… dah diferenca
hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
deu fome so de ver esse pudim^^
A semen volume analysis examines certain characteristics of a male’s semen and the sperm that is contained in the semen. It may be done while investigating a couple’s infertility problem or after a vasectomy to check that the procedure was done successful. It is also used for testing some of the donors for sperm donation. Nowadays it is possible to produce more ejaculation fluid with absolutely natural ways like taking natural pills from the many Internet shops. Sperm volume is the volume of sperm concentration of sperms in a man’s seminal fluid. A variety of factors are taken into account to measure the ejauclate count of a every man for example the actual length of time between ejaculations, semen sample analysis, how the sample is kept when being transported to the lab. Natural sperm pills is trully awesome herbal mix that will in no time improve the volume of semen ejaculation liquid by no less than 500 percent. The very leading natural tablet has native South African vitamins, herbal and minerals.
Full of salient points. Don’t stop believing or wrinitg!
Adoro essa sobremessa, o dificil é acertar no preparo para não ficar tão mole, sempre acrescento uma colher de maizena, pra ficar consistente.