Porque eu coloquei essa imagem ilustrando esse post? Simples, ela foi um dos mais emblemáticos na história deste blog, e se a Lei Federal de número 7228/10, do Deputado Edmar Moreira, do PR de Minas Gerais, for aprovada, ele estará com os dias contados. Afinal, tal Lei, proíbe o uso de fotos ou imagens “meramente ilustrativas”, em anúncios de produtos veículados em jornais, revistas, panfletos, televisão, sites, embalagens e outros. Inclusive, a expressão vocabular do termo “Imagem Meramente Ilsutrativa” não poderá mais ser usada.
De acordo com a proposta, o produtor/revendedor que descumprir essa regra será punido com multa de R$ 1 mil. No caso de reincidência, a multa será de R$ 10 mil e o estabelecimento poderá ser fechado. Ao meu ver, o valor é baixo.
Segundo Moreira, hoje as empresas que utilizam imagens irreais dos produtos nas propagandas não podem ser punidas se incluírem o alerta “foto ou imagem ilustrativa”. O alerta exime a empresa de eventuais processos por propaganda enganosa.
Esse projeto está tramitando em conjunto com outro do Senado que trata de propaganda enganosa em sorteios por telefone e serão analisados pela Comissão de Constituição e Justiça antes de seguir para o plenário.
Segundo o site da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei está em análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) desde o dia 13 de maio deste ano, ou seja, a PL está “parada” há mais de 5 meses.
Não entendo como essas coisas funcionam, mas sinceramente, acho o Projeto de Lei mais do que válido, mas corto alguns dedos se isso passar. Portanto, meu blog ainda tem muito tempo de vida.
ps.: óbvio que o título deste post é uma brincadeira, mas o resto não.
FINALMENTE! Já estava na hora.
Mas este valor é muito baixo.
Ainda bem que o título é MERAMENTE ILUSTRATIVO, porque eu já estava quase tendo um infarto.
Não sei se isso vai ser inteiramente bom. Se o objetivo é punir baseado na frase “meramente ilustrativa” podia ser mais especifico e de modo que não atrapalhe a venda de muitos produtos principalmente estrangeiros que ao inves de se adequarem só ignorarem o brasil. E grande parte dos produtos procurariam brechas ou nem exibiriam os produtos. E todos lutariam contra essa lei
Rafael, na realidade, corto o dedo se ela lei passar, pelo menos do jeito que está, com certeza não passa.
É amigão, difícil passar, muito dinheiro envolvido. É um recurso serviria de aviso ao comprador em relação a detalhes que não desabonariam o produto, mas é usado de má fé por TODAS as empresas de TODOS os ramos, e não só no Brasil. Veja os eletrônicos, sempre mais polidos e brilhantes, propagandas de provedores sempre com sites carregados na velocidade da luz ou automóveis básicos sempre apresentados em suas versões completas… putz, o setor alimentício é vergonhoso. De qualquer forma, fico imaginando quão bonitas poderiam ser as embalagens se a lei passasse, filme transparente com rótulos apenas com gráficos e texto, seria perfeito.
Parabéns pelo blog e não se preocupe, o que mais importa aqui não são as diferenças entre fotos e produtos reais, com isso todos nós nos acostumamos (mal), mas sim o excelente texto com opinião válida acompanhada de muito bom humor.
Valeu, Leonardo.
Concordo contigo…
O projeto é bom. Só é necessário “calibrar” a multa, que poderia ser fixada em um percentual do faturamento obtido com a venda do produto. Se a “imagem meramente lustrativa” não mais puder ser utilizada, o site já terá atingido os seus objetivos aparentes.
A lei é interesante, mas se engana quem acha q isso poupa mtop trabalho pro SrCCOO. não eh uma multinha de mil q vai parar esses caras. E outra, fazer lei é fácil, aprovar é dificílimo, fiscalizar é completamente irreal. Por aqui é assim que funciona.
sigo seu blog, adoro, mas não concordo com essa lei. A foto aí de cima com certeza é um descaso com o consumidor, mas existem outros produtos que não teriam como ser fotografados sem um mockup.
Como tudo no mundo o que deveria valer seria o equilibrio… o que aqui no Brasil não existe.
O mais impressionante é q esse projeto é do deputado Edmar Moreira, aquele do castelo e que disse que pouco se lixava pra a opinião pública. Espero que agora ele também não se lixe pra opinião das empresas (rs)
Vai dar em pizza, e com imagem meramente ilustrativa!!! kkkkk
mas a ideia é boa!!
Para quem não conhece, o PR é o mesmo partido de Tiririca, Eneas e Clodovil.. KKK quem diria!!!
Podem ficar tranquilhos, meus amigos! Para tudo se dá um jeito. Mesmo que a lei um dia seja aprovada (o que acho quase impossível!), as empresas arrumarão uma maneira de ilustrar suas embalagens de forma que fiquemos com vontade de comprar esse ou aquele produto! Vida longa ao Coma Com os Olhos!
Cacete de Agulha! Como disseram, esse tal Edmar MOreira é o DePUTAdo do escândalo do Castelo. E também o mesmo que não estava nem aí pra Opinião Pública! HUAHUAhuHUAuaHU
Ou seja, essa Lei não passa nem fudendo!
Aliás, ele deveria se preocupar em fazer uma lei para que os Deputados também não se mostrassem “como imagem meramente ilustrativa” perante a opinião pública…
Aff…
Eu “si dicipicionei” agora…
aHUAUUAhhuaHUA
esse primeiro paragrafo e titulo me deram um susto da po**a! asuhaushasa
tomora que vá pra frente.. muuiita coisa iria mudar se isso fosse pra frente. imagina só propagandas e cardápios!
Beleza, mais uma forma de gerar empregos no Brasil. Saem de cena os cozinheiros/chapeiros e entram os produtores e designers.
Que susto, pensei que o CCOO estava realmente com os dias contados O.o
Concordo com o Jean aí em cima..saem os cozinheiros e entram os produtores e designers. Acho que todo mundo ja viu o grande trabalho por trás da “imagem meramente ilustrativa”. Com a aprovação dessa lei, das duas uma..ou os caras vão melhorar (e muito) o produto ou os caras vão largar mão e mostrar realmente como o produto é. Esperamos que aconteça a primeira opção..mas sinceramente, não acho que isso acontecerá!
O que vale é a intenção, essa lei e este blog pelo menos tentam mudar essa palhaçada das embalagens e suas imagens meramente ilustrativas…
Abraço
A idéia era boa… Mas como já disseram e eu concordo, não vai em frente.
P.S: #*%%@ CCOO, deu o maior susto com o título do post!
O título deste post não é uma brincadeira… é “somente uma frase ilustrativa” hahahahaha
Meu sonho é entrar no subway e pegar um sanduíche igual da foto.
Ainda bem que o título é MERAMENTE ILUSTRATIVO, porque eu já estava quase tendo um infarto. [2]
É.. a ideia é até boa, mas também duvido que passe. E ainda que passe, as empresas darão um jeitinho de nos enganar de outra forma..
Não passa nem a pau.. tem tanto projeto de Lei bizarro que você nem imagina.. e esse é apenas um deles.
Tomara que aprovem.
Pessoal da EatClick e da Alimenta, se quiserem anunciar aqui, me paguem, colocar comment com propaganda é ser muito burro, não?
Tenha dó… Aff…
Ah, mas no fundo, tá certo isso, né? Nada mais frustrante do que esperar uma coisa e receber outra.
Mas, particularmente, não acho que vá mudar muito. Acho que as fotos vão continuar passando longe do que realmente é o produto. Talvez mais próximas, mas ainda assim longe.
Bem, se isso acontecer, é porque o blog realizou o seu objetivo
(porém não vivo de o CCOO, no caso se transformaria em um site de denúncias contra o descumprimento desta lei)
Cinco meses tramitando na Câmara? Ih, pode adicionar aí, no mínimo, uns 10 anos até esse PL ser discutido…
Não se preocupe CCOO, mesmo que essa lei seja aprovada acho muito difícil ela “pegar”…
Devo dizer que o projeto de lei é bom, mas nao devemos exaltar o deputado Edmar Moreira… Sou de MG, inclusive da cidade desse cidadao… É um pilantra…
Ficou conhecido nacionalmente pois descobriram o castelo que ele tem aqui em MG
[...] Uma nova lei que talvez venha por aí – Blog Coma com os Olhos [...]
Porra SrCCOO, o senhor é um fanfarrão!! Esse título quase me fez te xingar muito no Twitter!!
Já tava na hora de isso acontecer mesmo, agora é só esperar alguns mandatos pra sair a aprovação…
Mas se essa lei for aprovada, as embalagens ficarão parecidas com caixas de remédio.
Meu Deus. Amei o blog! Achei ele hoje pela net, e passei a tarde lendo seus posts (até os antigos). Favoritei hoje! Vou declarar: Amei muitoooo! Não sie se quero que essa lei seja aprovada ou não, oheoaehoaehoaehoae! Sou muito atenta a embalagens, produtos e calórias dos mesmos, e esse blog…tipo assim, me encontrei! EOAHEOAEH
Achei até um post falando das pamonhas da minhas cidade EAHOEHAOEHOAE
Parabéns! Sério mesmo.
Obs: Estou brincando sobre querer que a lei seja ou não aprovada —.—
A intenção até que é boa, mas li o projeto e achei as delimitações extremamente pobres, abertas a interpretações. Não é muito claro sobre o que poderá ser válido e o que não. Por exemplo, mesmo que a imagem do cookie seja real, vale colocar aquele “mar” de chocolate em volta? E aqueles anúncios da “Aquarius”, que mostram metade da garrafa só, com a outra metade formando um arco-íris, não vale mais também? Aliás, vai precisar mostrar o produto inteiro ou só a metade dele também irá confundir o consumidor? E o tamanho dos produtos, quantas vezes nos enganamos e nos deixamos levar com a imagem muito maior que o tamanho original. Podemos considerar que dificilmente irá se conseguir colocar o tamanho real do produto em anúncios? Deve-se colocar a proporção exata da imagem com o tamanho real então? E o que fazer com as propagandas de sandália feminina, por exemplo, com todas aquelas borboletas e laços e blablabla, deve-se tirar tudo aquilo pra que o consumidor não pense que as borboletas virão junto com o produto? Deve-se proibir também modelos nas fotos para que o consumidor não pense que eles também estão inclusos?
Concordo que o consumidor não deve ser enganado, e que o produto exposto deva condizer com a realidade. Mas acho muito falho simplesmente proibir um “meramente ilustrativa”, se toda propaganda por si só será sempre “meramente ilustrativa”.
O próprio conceito de “propaganda enganosa” é falho, se entendemos que cada pessoa tem necessidades e expectativas diferentes das outras. Cada pessoa pode interpretar um slogan ou uma imagem de um jeito, e o que pode ser enganoso pra um pode não ser pro outro. Deve-se proibir então a propaganda em si?
Concordo que o ideal é ter uma propaganda que trate o produto de modo mais “real” quanto possível. Mas ainda acho que o grande problema não está na propaganda “meramente ilustrativa”, mas no produto “meramente convincente”.
Propaganda lida com sonhos e percepção do consumidor, e é extremamente complicado tentar mensurar essa percepção para que ela não seja enganosa. Mais fácil então tentar tratar o produto como o mais “real” possível.
A discussão é longa, pra um projeto pequeno, ainda que de boa intenção.
Explicando melhor e corrigindo:
Onde se lê: Mais fácil então tentar tratar o produto como o mais “real” possível.
Leia-se: Mais fácil então tentar aproximar o produto à propaganda, do que a propaganda ao produto.
“meramente INconvincente”
Sacanagem!
Do memso jeito que as pessoas comem com os olhos, elas compram com os olhos. A lei faz sentido.
Mais fácil aprovar lei para cegar todo o povo do que mexer com as empresas… aliás, se ainda tiver alguma coisa pra cegar hehehehe
CAdê os Posts??? Esse blog está cada dia mais largado às moscas… Nem sei pq ainda entro aqui, só perco meu tempo.
É…parece que o post era mesmo pra avisar sobre o fim do blog e que NÃO era uma brincadeira!
Vai ficar só no twitter agora “sr. cco”?
Acho que a lei do título foi aprovada…
porra… ta na hora de atualizar essa budega!! e nao vem falar que o pc tava no conserto pq nao cola mais..
Cara que SUSTO!
pensei que a Cacau Show tava querendo processar o CCOO!!!
cheguei gelar aq! -.-
mas tomara q a lei passe, e se passar, vai continuar um monte de absurdo pra gente postar aq…bote fé…
Bom, todo mundo duvidava que o ficha limpa passaria… Acho que passou devido ao trabalho do site http://www.avaaz.org/po que juntou milhoes de “assinaturas”. Eles sempre estao apoiando projetos interessantes, se ficassem sabendo desse projeto, pode até ser que ajudariam, pois têm uma rede enorme de contatos, para os quais enviam emails pedindo a sua “assinatura” em acordo ao projeto que estao apoiando.
Esse país tem uma coisa mais ridicula que a outra, qual o propósito de se acabar com algo que além de nao fazer mal a ninguém mostra a verdade para o consumidor?? Porra, fico muito indignada quando vejo uma notícia dessas na internet… Daqui alguns anos ou até meses vão querer limitar nosse acesso em alguns sites como em alguns paises. Puta falta de sacanagem.
Tamu junto!
Estamos juntos.
Uma curiosidade: meramente quer dizer
apenas, puramente, simplesmente, somente.
A embalagem não era para ser simples? SIMPLESMENTE uma repdodução do que está dentro da caixa? Para que esse enfeite todo se quando abrimos não se parece com o que está fora?
Lei de merda com todas as outras… maldito estado-babá que acha que deve pensar por nós
[...] Projeto de Lei pode acabar com as infames fotos "meramente ilustrativas" das embalagens – Será muito bem feito [...]
informações Awesome, muito obrigado ao escritor do artigo. É compreensível para mim agora, a eficácia ea importância é incompreensível. Mais uma vez obrigado e boa sorte!
Ahh, susto, pensei que o CCO ia acabar mesmo.
What I find so interesintg is you could never find this anywhere else.
[...] Projeto de Lei pode acabar com as infames fotos "meramente ilustrativas" das embalagens – Será muito bem feito Postado em Qualidade de Vida. Compartilhe Tweet [...]