Coma Com Os Olhos

As mentiras que nos obrigam a engolir

Archive for November, 2009

[Natal CCOO] Triunfo – Panettone de Doce de Leite (por Kika Del Piero)

November 26, 2009 argentina, doce, panettone Comments

triunfo_doce_leite_01_ccoo

“Estava eu verificando as novidades no Wal- Mart e me deparei com o Panettone Triunfo de Doce de leite e Chocolate, mas me perguntei quem fabrica o Triunfo e descobri que era a Arcor que estava atrás disso, nessa hora meus olhos brilharam porque pensei.. ” Caramba, gotas de doce de leite Argentino.. eu preciso disso” e fui eu lá feliz com ele para casa..
Quando cheguei em casa fui preparar todo o cenário para tirar as fotos e quando fiz o primeiro corte, já alucinei porque eu vi a quantidade de doce de leite na faca… tava com agua na boca, nem sabia se iria consegui tirar a foto e quando peguei a fatia na mão.. a única coisa que pude dizer é … ” Mas cadê o recheio????????? Será que arranquei tudo com a faca??” …
Pois é.. como podem ver nas fotos, não tinha recheio… e o doce de leite estava todo no fundo do panettone… isso sim era propaganda enganosa… na hora então liguei para a Arcor e pedi providências ( Sim., tive que pedir, pois não me foi sugerida a troca..só depois que questionei) e eles prometeram  trocar o panettone ( lote Lc 02:30)..

triunfo_doce_leite_02_ccoo

OLYMPUS DIGITAL CAMERA Em menos de uma semana recebi o novo panettone, que estava bem diferente… esse tinha gotas de chocolate e doce de leite, mas como pode ser visto no comparativo aquelas gotas de doce de leite espalhadas e cheias se resumem a um buraco ou dois no máximo…  a massa é gostosa, molhadinha… mas sinceramente para pagar 9 reais nesse panettone, prefiro ficar com outro mais barato e gastar meu dinheiro comprando um pote de doce de leite ” La Salamandra” ou o primo pobre ” Sancor”… e passar ele num outro chocottone…”

nota do Sr. CCOO: sou fã de Doce de Leite, aquele fã tipo assim ó, compra um Doce de Leite Aviação, mete uma colherada e se lambuza… Agora eu acho que certas coisas não combinam com Doce de Leite, e uma delas é Panettone… Não dá… Na minha singela e desprezível opinião, não casa! Não bate! Não vai! Enfim… Ainda bem que tenho minha amiga pra experimentar essas combinações duvidosas… Valeu minha fiel seguidora! \o/

[Prova Aê] Jacker Potato Crisps Barbecue (por Bruno Biagioni)

November 24, 2009 batata, porcaria Comments

jacker_barbecue_ccoo

jacker_barbecue_ccoo_detalhe_02 “Essa batata foi comprada na Santa Efigenia por 2,00 com 75gr… valor 1 real abaixo da concorrente Pringles, que custa aprox. 2,99 e em menor quantidade, 40gr.. ou seja, cada 2 Pringles vc compra 3 Jacker.. mas já adiantando o post, prefiro comprar 2 Pringles.. rss
Bom, no começo o cheiro que veio ao abrir a embalagem foi de Miojo, sério, tem cheiro forte e não é suuuuuper gostosa, é bom, super crocante,  se vc não tiver grana pra levar a Pringles blz.. melhor que os baconzitos de mercadão hein.. hehehe
jacker_barbecue_ccoo_detalhe_01essa não é aquela batata que vc fala, nossaaaa.. quero mais. é uma batata de amizade, oferece pra todos pra acabar rapido … rss. fica um gosto estranho na boca depois… o ideal é comer e escovar os dentes.
Uma coisa que notei tb ao abrir foi que as batatas estavam uniformes, ou seja, não vieram quebradas… só que detalhe, conforme vc vai comendo as batatas do fundo vem destruidas… vejam na foto, fiz questão de mostrar, agora nossa concorrente Pringles vem do começo ao fim todas uniformes sem quebra de batata. Analizando valor, com sabor, qualidade da batata, vale a pena vc inteirar 1 realzinho pra levar a Pringles mesmo em quantidade menor.”

www.biagioni.com.br

nota do Sr. CCOO: Quando meu amigo me enviou esse review, eu tive o azar de provar essa porcaria… Comparar isso com as famosas “Batatas” Pringles é covardia…Os Malaios precisam de mais uns vinte anos de experiência pra chegar aos pés do modelo americano… Aliás, a única coisa que ela imita com maestria é a embalagem… Fujam dessa josta… Produto sofrível…

Sushi de insetos

November 23, 2009 Uncategorized Comments

sushi_inseto

Peças de sushi com baratas, aranhas, larvas, centopeias e gafanhotos são algumas das especialidades de Shoichi Uchiyama. O chef japonês lançou um livro com receitas utilizando esses pequenos animais. Legal, se eu quiser fazer em casa um temaki de baratas o que eu faço? Abro o ralo da cozinha e espero elas saírem?

via Marketing na Cozinha

Caderno Vitrine, da Folha de São Paulo se inspira no CCOO

November 22, 2009 São Paulo Comments

folha_sao_paulo_vitrineCAPA/COMIDA MAQUIADA
Para comer com os olhos

Segundo o instituto de Defesa do Consumidor, fotos são publicidade enganosa; fabricantes afirmam que mostram a verdade

DÉBORA MISMETTI
DA REPORTAGEM LOCAL
É um choque de realidade preparar uma lasanha congelada no micro-ondas. Enquanto a foto da caixa mostra uma massa firme, com queijo derretido na medida certa, a que sai do forno parece ter sido arremessada contra uma parede. Mas será que é mesmo um choque ou todo mundo já se acostumou a ser enganado?
O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) fez um levantamento comparando as imagens apresentadas nas embalagens e a real aparência de alguns alimentos industrializados. Entraram no estudo comida pronta e congelada, vendida no supermercado, e pratos de restaurantes de fast food. Os congelados foram preparados pelos técnicos seguindo as instruções das embalagens.
Os pesquisadores encontraram cookies da Bauducco com muito menos gotinhas de chocolate do que a embalagem promete, biscoito wafer Mabel bem mais pálido do que no rótulo, pizza congelada da Sadia com menos azeitonas e queijo do que na imagem da caixa, panetone da Village com falta de chocolate, polpetone da rede de fast food Spoleto espatifado no molho, sanduíche mirrado no McDonald’s e esfiha do Habib’s recheada com carne bem menos corada do que a do cartaz.
De acordo com o entendimento do Idec, mesmo havendo na embalagem o alerta de que as imagens são “meramente ilustrativas”, as fotografias manipuladas ferem os direitos do consumidor.
“As mensagens passadas por essas fotos não correspondem à realidade, o que pode vir a configurar propaganda enganosa, de acordo com o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor”, diz Marcos Diegues, assessor jurídico do Idec.

Realidade aumentada
Para os fabricantes, é claro, as coisas não são tão simples. A Mabel diz que o tom marrom forte do chocolate que aparece na embalagem do biscoito wafer é um padrão de cor usado pela indústria. “É como um recheio de limão, que sempre aparece verde, mas é branco. Nunca tivemos reclamações disso”, diz a gerente de marketing, Marcela Andrade. “Não se pode colocar uma imagem totalmente falsa no pacote. A base é o produto. Mas a ilustração, as cores, deixam [a embalagem] um pouco mais apresentável”, afirma Marcela, da Mabel. No caso do biscoito wafer, ela explica que a casquinha foi fotografada e que o recheio é uma ilustração realçada por uma lupa, recurso gráfico que explicaria ao consumidor que aquilo é uma “realidade aumentada”.
O vice-presidente da empresa que controla a rede Spoleto afirma que os produtos fotografados para os cartazes dos restaurantes são os mesmos vendidos aos consumidores. Mas admite que a produção fotográfica cria diferenças. “No começo, só fotografávamos o produto mesmo, sem produção. Depois, começamos a dar mais “sex appeal”, a colocar diretor de arte, luz bacana. Claro que não vou pôr o molho respingado na foto. Afinal, uma mulher põe maquiagem para ir à festa, não?”, diz Eduardo Ourivio, da Spoleto.
Não necessariamente, de acordo com a designer de embalagens Gisela Schulzinger, professora da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Ela diz que, por muitos anos, a prática foi mesmo de supervalorizar as características dos produtos.
Partindo de uma foto real, os designers aumentam a maciez do pãozinho, incrementam o recheio da bolacha e deixam o queijo bem mais suculento.
Os recursos de edição digital de imagens, que se popularizaram a partir dos anos 90, facilitaram a manipulação de fotos, permitindo a criação de efeitos de profundidade. “O recurso foi usado exageradamente, tanto que todo mundo ficou meio igual. Todos os biscoitos ficaram com um supervolume, pelo uso de 3-D”, diz a designer.
Mas, para ela, a tendência do design de embalagem é ir na direção contrária. “O consumidor, hoje, em qualquer classe social, é muito esclarecido. As empresas entenderam que não se pode subestimar o conhecimento dele. A tentativa agora é de melhorar os produtos em si”, diz Gisela.
Mas ainda há quem se esconda por trás dos avisos de que as imagens são ilustrativas. “Só que o consumidor não está para brincadeira. As pessoas se expressam muito mais. Com as redes sociais, as reclamações se alastram em segundos”, afirma.

Outro Lado. O que dizem as empresas

DA REPORTAGEM LOCAL

A Sadia afirmou que usa só produtos reais para produzir as fotos das embalagens. “No entanto, por ser uma produção fotográfica, ocasionalmente podem ocorrer diferenças de apresentação em relação ao produto original. A Sadia reitera que traz em suas embalagens a informação de que se trata de foto ilustrativa”, diz a nota.
A Village, que fabrica o panetone Exagero de Chocolate, diz que as imagens são ilustrativas e que, como o produto é feito com fermentação natural, a disposição das gotas de chocolate pode variar.
O McDonald’s disse que suas imagens publicitárias “são produzidas rigorosamente a partir dos mesmos produtos oferecidos ao cliente”. A Bauducco não quis comentar o assunto. A rede Habib’s foi procurada, mas não respondeu.

fonte da matéria: aqui e aqui. (precisa ser assinante UOL e/ou Folha de São Paulo)

nota do Sr. CCOO: recebi a dica da matéria via Twitter, da seguidora

panettone_duo_ccoo

OLYMPUS DIGITAL CAMERA “A primeira vista esse Chocottone pode ser decepcionante.. porque vc pergunta: “Cadê esse monte de chocolate da caixa?”, mas pela primeira vez agradeci que o produto não é igual a caixa..

Vamos as considerações:

Esse sim é um pão do Tony em sua versão chocolate, tem aquele gostinho peculiar de chocottone  e também temos as gotas de chocolate.. mas nada supera o recheio de chocolate branco, começa que ele não é enjoativo e o recheio não está lá injetado e sim se mistura com a massa, deixando ela molhadinha. Num primeiro momento vc se decepciona pois não percebe que ele existe assim que corta, só que basta dar a primeira mordida e sim o recheio está todo lá.
E esse recheio, não é um chocolate duro.. ele parece uma versão ganache, consistente e nada enjoativo, o que pode ser um pouco decepcionante para os fãs de chocolate branco.

Eu consegui comprar o que eu chamo de “O CHOCOTTONE” por módicos R$ 8,50 em um atacadista de São Paulo (Roldão) e estando ele pelo mesmo preço que os tradicionais, falaria sem dúvida.. compre ele porque vc não vai se arrepender..

Agora vou ver se testo ele numa versão gelada… e mando depois..”

nota do Sr. CCOO: mais um post da minha querida … Como chocolate branco pra mim, não é chocolate, não irei considerar a prova dessa iguaria, panettone de chocolate pra mim, só tem um, Alpino… Humm, espero que a versão 2009 seja equivalente a versão 2008 que passou por aqui há um ano atrás… Vou esperar meu décimo terceiro pra comprá-lo, pois o preço não é muito convidativo… É isso, ahh, e futuramente um produto natalino da Dona Cacau Show… Medo desde já… E é claro, não se esqueçam de seguir a e porque não o aprazível, verdadeiro, sincero e extremamente modesto do .

nestle_prestigio_ccoo

“Pois bem…. Natal chegando e com isso o tal Pão do Tony, começa a aparecer nas prateleiras e como agora todo mundo resolveu tirar uma casquinha, as novidades começas a aparecer e lá fui eu atrás de uma delas…

Resolvi experimentar a série de recheios especiais da Nestlé, e entre as opções escolhi o de Prestigio… uma tarefa bem difícil, pois não é fácil encontrar ele nas grades redes, mas acabei encontrando numa conhecida loja de atacado de chocolates aqui de Sampa, pelo preço de R$10, 90… normal perto do das grandes marcas.. mas caro suficiente para mamis que resolveu trocar o Panettone de frutas com recheio de leite condensando, por um exemplar Tommy de R$3.99 ( pode não parecer mas esse será um detalhe importante)

Mas chega de blábláblá e vamos as considerações…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA Ao abrir a embalagem, o cheiro de bolo de coco já surge no ar … o panettone é vistoso, nada mirrado e chega a ser bem grandinho na sua embalagem… agora o bom mesmo é o recheio..

Eu achei que ele faz jus a foto, é generoso e não sei se é possível perceber com as fotos, mas ele é daqueles cremosos.. que derretem mesmo na boca… porções generosas de chocolate Nestlé com coco, ou seja o nosso velho conhecido Prestigio.. e como vc pode perceber pela caixa é massa e recheio, não tem gotinhas de chocolate…

Poderia ser as mil maravilhas se não fosse um detalhe… ele não é um Panettone e isso deve ser dito.. a massa é leve, molhadinha, mas lembra um pão de coco com recheio… não tem aquele gostinho típico que o Tony deu a seu pão…

E a opinião mais sincera veio de Mamis, que é fã de verdade de Panettone. Ela resolveu abrir seu Tommy e disse.. ah agora sim.. isso tem gosto de verdade até me lembra mesa reunida e Natal.. e tenho que concordar, perto do outro a edição especial se assemelha mais a um bolo normal… só para lembrar o Tommy que muita gente vai virar a cara é feito na mesma fábrica de biscoitos do Sr. Bauducco, mas é só o que eles chamam de linha B ou popular..

Minha nota… 9, mas se não for considerado um exemplar do pão do Tony e sim um bolo recheado, edição especial de Natal.. porque se for considerar como Panettone, teria nota 4…

nota do Sr. CCOO: Essa semana, prometo, mais panettones irão aparecer aqui. Sinto pela falta de postas semana passada, mas é que não tive tempo hábil para montá-los. Sendo assim, aproveitem pra seguir a e o no Twitter. Aquele efusivo abraço!

panettone_leite_moca_nestle_ccoo

detalhe_inteiro_ccoo “Gostaria de deixar minha opinião sobre um produto que , até onde sei, é “novidade”: o Panetone da Nestlé série Recheios Especiais, com recheio de Leite Condensado e frutas! A idéia deve ter surgido de alguma experiência caseira que fizeram algum dia: “Nossa, vamos encher esse panetone com Leite Condensado?”. Pois é. Deve ter ficado tão bom, que fizeram a versão “oficial” do bicho! Noooooooossa!!!!! Olhando a caixa, penso que existe uma lata de leite condensado dentro do panetone tradicional!!!! Muito bom!!!! Vamos lá! Abrindo a caixa….. e…..

Quê? Cadê aquela lata de leite condensado da caixa?!?!?!!? Dá pra se ver que pegaram o panetone original, e “injetaram” o Leite Condensado por cima (como é feito em alguns bolinhos recheados). Bom, isso já era esperado, né? Então, vamos lá experimentar o bicho….. Gosto de leite condensado? É… vá lá!

O gosto é de algum tipo de creme BEM industrializado, mas nada de gosto de Leite Condensado! Dá a impressão que mudaram a fórmula, para que ele ficasse consistente, e não ficasse escorrendo. Mas não ficou muito legal. Compensaria mais se comprasse uma lata à parte, e jogasse por cima do panetone tradicional (que por sinal, é o mesmo preço). E mais: com uma lata de Leite Condensado, você pode lambuzar uns 4 panetones! Não espere muita coisa. Pelo menos eu não achei tanta graça. Tanto que, o que compramos, eu com minha mulher acabamos pegando um pedaço cada, e eu levei o restante pro pessoal do trabalho, para as devidas avaliações. O resultado? Nada de mais também.

tabela_leite_moca Minha nota? Bom, posso dar um 6, pelo fato do Panetone ser delicioso, mas sem ter o lance do Leite Condensado lá. Mas pra quem curte o tradicional, fique nele. Agora, continuando na onda dos Panetones da Nestlé… experimente o Panetone de chocolate Classic Duo, que tem chocolate ao leite e branco. Basicamente, é o chocotone, com o chocolate branco injetado. Meu, competidor forte com o de Alpino! Não é enjoativo, e é altamente recomendado!

Continue com esse maravilhoso blog!”

________________________________________________

nota do Sr. CCOO: Este post, apesar de não identificado em seu título, é uma contríbuição de um leitor. Me fazendo valer do lado jornalístico deste espaço, preservei a identidade, nome e email do autor a pedido do próprio. Isso, meu caros leitores, em nada afeta a integridade deste blog. Há mais de um ano, venho publicando textos próprios e contribuições de leitores, sempre citando suas fontes. Acredito que nesse pouco mais de um ano, e mais de 1.000.000 de páginas acessadas, a maioria confia na integridade do autor do blog, sendo assim, jamais publicaria algo que julgasse ser mentira e/ou denegrisse de forma abusiva qualquer empresa/produto que já apareceu por aqui. Sendo assim, o Natal 2009 começou oficialmente no Coma Com Os Olhos, outros panettones já estão em processo de avaliação, por mim e por outros leitores.  Agradeço a audiência. E agradeço a compreensão pela omissão do autor deste post.

Perdigão – Pizza Apreciatta de Calabresa (por Lara Wrzesinsky

November 4, 2009 Uncategorized Comments

pizza_perdigao_ccoo

“Bom Sr. CCOO, eu descobri este blog há menos de seis meses e achei super interessante o tema abordado. Então, numa dessas noites sem comida pronta em casa resolvi passar no mercado e acabei trazendo esta pizza sabor calabresa da Perdigão. Pela capa dá pra ver que tem váááárias calabresas, cebolas e azeitonas. Me surpreendi quando abri a embalagem e me deparei com tudo isso de calabresa na minha pizza; fiquei muito feliz com isso, apesar de o fato das três rodelas de cebola terem feito eu dar umas risadas :P P Bom, depois da pizza assadinha e não muito dourada (apesar de já ter passado o tempo estipulado na embalagem e eu estar morrendo de fome) resolvi atacar. O sabor é realmente delicioso, posso dizer até que é melhor do que a pizza de algumas pizzarias. Não deixa nada a desejar. Quanto ao tamanho, dá para duas pessoas comerem tranquilamente. O preço também é bom, paguei mais ou menos R$ 6,00. “