Coma Com Os Olhos

As mentiras que nos obrigam a engolir

alpino-fast-nova-embalagem-ccoo

Há pouco mais de 4 meses, o Coma Com Os Olhos, através de um excelente post do Peoh, trouxe à tona um caso que tomou o Brasil todo através de diversos veículos de comunicação, como Folha de São Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, Revista Exame, entre outros, sem antes é claro, fazer com que a Promotoria Pública de Defesa do Consumidor também fosse acionada. O caso é simples, e explicar é desnecessário, tamanha divulgação e repercussão gerada.
Agora a Nestlé apareceu, na surdina, com um detalhe extremamente interessante na “nova” embalagem do Alpino Fast, a adição do ingrediente chocolate, sim, o mesmo ingrediente que a empresa dizia ser impossível de ser adicioanado.

Eu comprei há algumas semanas, a edição antiga, “sem o chocolate” e comprei também, a nova, já com “chocolate”. Depois disso, fiz um teste cego (sem valor científico, é claro), com 5 amigos. Cada um, sem saber, experimentou as duas versões da bebida. Em 100% das opiniões, eles foram categóricos em afirmar, que a bebida velha é mais saborosa, tem um odor característico de chocolate Alpino mais acentuado, e é mais densa que a versão nova. Inclusive, a versão nova da bebida, foi considerada insossa, com aspecto mais parecido com qualquer outro achocolatado e longe de ter o odor característico de Alpino, além de aparentar ser mais “aguada”. É claro que paladar, é diferente de pessoa, pra pessoa. Mas é fato, porque afinal também experimentei, que o produto conseguiu ficar pior. E sinceramente, na opinião deste humilde blogueiro, a emenda ficou pior que o soneto. Pois se antes era propagando enganosa, agora subiu de categoria e passou a ser abusiva. Digo isso, pois você continua sendo enganado, se antes era IMPOSSÍVEL adicionar o afamado chocolate Alpino, porque só depois de autuações, possíveis multas, notícias estampadas em grandes jornais do país, Promotoria Pública envolvida, o ingrediente chocolate (que também continua não sendo identificado como Alpino), resolveu aparecer?

Aliás, outros produtos derivados de Alpino, ainda continuam com a informação “Não contém Alpino”, como pode ser observado no Picolé de Chocolate Alpino, ao clicar na foto abaixo, vocês podem ler o relato completo de Henrique Mard, outro blogueiro que fez um excelente post a respeito:

sorvete-alpino-sem-alpino

Enfim, o caso continua, no último dia 23, o Promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, José Augusto Peres Filho, participou de audiência com a Nestlé, que terminou sem acordo.

Portanto, Ação Cívil Pública no Estado do Rio de Janeiro, Inquérito Cívil no Ministério Público da Paraíba e Processo Administrativo no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, em Brasília, continuam.

E diante de tudo isso, fico aqui pensando, qual produto da vasta extensão da marca Alpino, realmente leva o famoso chocolate em sua composição? Pelo visto, ainda há muita água pra passar embaixo dessa ponte.

A qualquer momento, informações mais atualizadas sobre o caso, no Twitter do SrCCOO.

83 pessoas já comentaram, falta você...

  1. Rafael Mantesso on June 30, 2010 12:04 am

    #porranestlé

  2. Natalie Furlan on June 30, 2010 12:10 am

    O Alpino Fast achei gostosinho no começo, com gosto de aezdo no final, prefiro Toddynho rs, mas como te disse, comprei o Capuccino Alpino, que achei que não tem gosto de Capuccino, nem de Alpino, mesmo depois de colocar o bombom. E eu dei uma cafungada no bombom e tava com aroma de Alpino, no próximo, vou morder o bombom, vai que também nem é Alpino???? Nestlé tá foda huahuauha

  3. Tweets that mention Coma Com Os Olhos :: Nestle alpino :: Nestlé – Alpino Fast, você continua sendo enganado. -- Topsy.com on June 30, 2010 12:35 am

    [...] This post was mentioned on Twitter by Marcel Victor Cristo, Allan Oliver. Allan Oliver said: ' Lembro-me que discuti com colegas da sala na faculdade, algo semelhante a este caso da embalagem do Alpino Fast >>http://migre.me/Tb1T [...]

  4. Clara Saker on June 30, 2010 12:58 am

    Essa história vai longe (espero!).

    Aqui está o link para o post do Henrique Mard para todo mundo ver.

    http://www.mardware.com/2010/05/picole-alpino-sem-chocolate-alpinino-e.html

    Quando eu li pela primeira vez, entrei no site da Nestlé e vi por mim mesma a enganação que eles fazem com os consumidores. A descrição dos produtos com a marca “Alpino” (sorvete, picolé e Alipino fast) possuíam frases como “centro de puro Alpino” e outras mais para dizer que era Alpino chocolate do bombom que estava sendo utilizado no produto.

    Enganação total!

    A cada momento que passa, a Nestlé cai no meu conceito…

  5. ANDREI LOPES on June 30, 2010 1:42 am

    Continuo respeitando quem pensa diferente, mas também continuo pensando que tem desrespeito maior pelo consumidor por aí e que mereceriam mais atenção do que esta tempestade em copo d`água.
    Quem discorda da nestle em relação ao alpino é só não comprar mais e pronto….tá enjoando esse papo.

  6. Victor Reis on June 30, 2010 2:25 am

    Na boa, eu acho que você ta pegando demais no pé. Ninguem ta sendo enganado, todos sabem que não tem o chocolate alpino, tudo que você ta conseguindo, é fazer os produtos dessa linha que são gostosos, ficarem ruins. Eu tambem preferia o antigo, mas agora que você salvou o mundo dos mal feitores, o produto ficou diferente. Daqui a pouco você vai querer banir o chocolate do pais. Não me importa se não é alpino, importa se tem o sabor que eu gosto. Alpino é só um nome, e se o produto sem o chocolate alpino é melhor, então que seja.

  7. m g l on June 30, 2010 6:30 am

    EU me senti enganado sim, pois as informações da propaganda não coincidem com a do produto (sei lá, posso ser muito chato, mas pra mim, isso é ser enganado) e sinceramente, não achei o sabor lá essas coisas (na versão anterior e atual). Como citaram antes, o toddynho é 1000 vezes mais saboroso :P .

  8. Loli on June 30, 2010 8:23 am

    Podem me chamar do que quiser mas eu ainda acho isso tempestade em copo d’água… e ação cívil pública ainda.. ai Deus. Mas é coisa do MP mesmo ficar movendo a máquina judiciária com coisas desse tipo.

  9. Gabriel Dias on June 30, 2010 8:24 am

    Sem querer trollar, absolutamente: mas qual a diferença entre “alpino sem alpino” e “morango sem morango”, “limão sem limão” e outros sabores artificiais que temos por aí?

    *ESSA* é uma pergunta que *NUNCA* foi respondida. Por que não estende a briga, então, com toda a indústria de engenharia alimentícia que nos presenteia com esses sabores que nada têm a ver com o descrito na embalagem? Só que como “limão”, “morango” e outros já estão no mercado desde que todos nos conhecemos por gente, já nos acostumamos e tá tudo bem… agora, o sagrado Alpino, ninguém pode mexer.

    Sei lá, muito dois pesos duas medidas pra mim.

    Agora a Nestlé vai e tira o produto do mercado. Assim como várias empresas já fizeram com vários produtos. E a vida segue.

  10. Loli on June 30, 2010 8:24 am

    Vi que nao tô sozinha, concordo com o Andrei e o Victor Reis.

  11. @henriquemard on June 30, 2010 8:24 am

    A Nestlé se sente no direito de usar referencias em seus produtos com a ausência nos mesmos. E ainda diz que tem o direito legal de fazer isso.

  12. Pollyana Masiero on June 30, 2010 8:41 am

    Não contém chocolate ALPINO, mas contém CHOCOLATE, que é o que diz na embalagem.
    E concordo com o Andrei e o Victor Reis e a Loli, tá chato já.

  13. Renato on June 30, 2010 8:43 am

    E provavelmente deve ter mesmo o direito legal de fazer isso, porque linha de produtos vinculadas a uma única brand é mais velha que nossos nascimentos. Isso explica porque sorvetes, biscoitos e outros relacionados a marcas de chocolate podem não conter o produto em si. E a novidade é que a Nestlé não é a única, nem primeira nem última a fazer isso.

    No mais, esse post me dá vontade de bater a cabeça na parede repetidas vezes até meu cérebro voar pela casa toda ou escalar o monte everest pelado. Eu simplesmente não acredito que ainda tem gente comprando essa briga absurda, desfundamentada e altamente digna de quem realmente não tem mais nada na vida pra se importar. Louça, gente, lavar louça é sempre a solução.

  14. Gabriel Dias on June 30, 2010 8:54 am

    Eu quero bolacha de brigadeiro que contenha brigadeiro!
    *tá, parei*

  15. Maikel Takata on June 30, 2010 9:25 am

    Eu também notei que o Alpino Fast mudou muito, no primeiro gole já da para perceber que está muito aguado. Não tinha reparado nessa mudança do rótulo.

    @Gabriel Dias, Loli e Pollyana Masiero: O assunto pode estar chato para vocês, mas tem leitores deste blog que estão interessado em saber qual o desfecho desta história.

  16. Matheus Nerd on June 30, 2010 9:33 am

    Se eu fosse vocês me preucupava com o que eles vendem como chocolate alpino…
    Eu comprei alpino fast(antigo) e lá no fundo ele lembrava gosto do alpino,agora nem vou experimentar o novo…

  17. Andre on June 30, 2010 9:40 am

    Calem a boca e achem o que fazer…. se não gostou do produto não compre.

  18. Cuca on June 30, 2010 9:43 am

    Cara, você é um saco!!! Vai reclamar agora porque tem chocolate? E o pior, acabou de descobrir que colocar chocolate deixa o produto pior? Você defendeu que deveria ter chocolate! Será que foi você que fez o produto ficar ruim? Acho que o consumidor brasileiro tinha que processar você. Ehehehe

  19. Julie on June 30, 2010 9:44 am

    Cade as resenhas dos produtos????
    Antigamente tinha mais….Mesmo que o famoso sr CCOO não tenha nenhuma no momento, não é possível que os leitores que mandam para ele, nenhuma presta para colocar no blog.
    Isso aqui tá perdendo a graça já

  20. Gabriel Dias on June 30, 2010 9:48 am

    @Maikel: releia minhas mensagens. Não disse que o assunto está chato. Eu disse que não entendo dois pesos e duas medidas.

    Por que “alpino sem alpino” vira notícia e brigadeiro, limão, morango e afins sem os respectivos não viram?

    Só essa que é a indagação.

  21. Barney on June 30, 2010 9:54 am

    Eu nunca tomo essas porcarias lácteas “prontas”. Muito produto químico. Prefiro o meu bom e velho leite DA VACA, com um bom achocolatado. E quase nunca como a maioria das coisas que são mostradas aqui. Almoço e janto em casa, mesmo que eu tenha que cozinhar: alimentação balanceada e completa! Nada dessas pizzas e pratos prontos congelados.. Bléhhh

    E prefiro comer uma fruta a um chocolate ou bolacha industrializada.

  22. Guizaum on June 30, 2010 10:12 am

    Eu, sinceramente to começando a achar que o próprio sabor do CHOCOLATE alpino, vem do chocolate e suas misturas em sí. Pois você tem que concordar comigo que o sorvete de alpino tem realmente o gosto do alpino (apesar de ter comido poucas vezes o sorvete e me asrriscar a “tá falando bosta”).

  23. Carlos Eduardo on June 30, 2010 10:15 am

    @Gabriel Dias: Eu acho o produto ruim, e não compro. Pronto. Se gostasse, não me importaria se tem Alpino ou não, comprava igual. Também acho exagero todo o lance da Promotoria Pública, mas, respondendo a sua pergunta acredito que a diferença é que “limão, morango e brigadeiro” não são marcas registradas :)

  24. Guizaum on June 30, 2010 10:16 am

    Corrigindo “u, sinceramente to começando a achar que NEM o próprio sabor do CHOCOLATE alpino, vem do chocolate e suas misturas em sí.”

  25. Loli on June 30, 2010 10:22 am

    Não disse que tava chato, o Coo pode colocar o que quiser no blog dele, claro, mas acho sim que tão fazendo drama por pouca coisa. Pra mim não importa se tem alpino ou não, contanto que o gosto seja de alpino. Cai no que disseram aí em cima sobre os produtos de morango que não têm morango, é exatamente a mesma coisa.
    E Barney, se vc não come coisas junkie não sei o que faz lendo esse blog, sinceramente… rs.

  26. Francisco on June 30, 2010 10:27 am

    Muito boa a matéria. Mas pelo amor de Deus, aprenda a usar vírgula.

  27. Dani on June 30, 2010 11:05 am

    Meu, também tem que ser muito besta pra comprar isso depois de saber que é uma água xoxa, que nem chocolate tem e ainda pagar quase 3 reais nisso. Sou mais o Toddynho que custa um real e é beeeeeeeeeeeem mais gostoso!!

  28. Oitentista on June 30, 2010 11:05 am

    Aê Barney! Tô contigo e não abro… nada melhor do que um bom leite com um bom achocolatado.

  29. Carrlos on June 30, 2010 11:49 am

    Mas tu é bem chato, heim!!!

  30. Edu on June 30, 2010 11:50 am

    a diferença é que o sorvete é bom…

  31. LPR on June 30, 2010 12:59 pm

    Eu não fui enganado justamente por ser leitor assíduo deste blog. Não comprei, nem por curiosidade. E ainda contei a estória pro máximo de pessoas que pude.

  32. Samantha on June 30, 2010 1:33 pm

    Só uma coisa: toddyinho também não é feito de toddy…

  33. Loli on June 30, 2010 2:33 pm

    É bom a Toddy não colocar na embalagem do Toddyinho “esse produto não contém Toddy”, é melhor deixar todo mundo sendo enganado mesmo achando que tem, pelo menos não dá ação civil pública…
    hahahaha
    É hilário que a Nestlé tenha tido a iniciativa de dizer que não contém Alpino e estar sendo escrachada por isso, enquanto centenas de produtos fazem a mesma coisa mas não falam.

  34. Samuel on June 30, 2010 3:56 pm

    COM CERTEZA!! Comprei também a nova e fiquei decepcionado com os R$2,45 (em promoção) gastos neste troço! Toddynho está muito mais gostoso e mais barato!
    ABSURDO!

  35. Thiago on June 30, 2010 4:17 pm

    A nestle tinha que tomar vergonha na cara e tirar esse lixo do mercado. Parece chocolate da Pan essa tranqueira.

    E acho que o senhor CCOO tá muito certo em continuar postando sobre o caso aqui. É legal que haja precedentes em direito do consumidor , quem sabe assim nao evitamos “bolachas de brigadeiro” sem brigadeiro no futuro.

  36. Kika Del Piero on June 30, 2010 4:29 pm

    Vamos prestar atenção em uma coisa, ok.

    Existe uma diferença nos produtos Sabor Morango, Limão… a maioria tem o aroma artificial desses sabores.
    Já o Alpino Fast não tem nem o sabor artificial de Chocolate alpino.

  37. Criskolega on June 30, 2010 4:57 pm

    Ahh, mudou a fórmula? por isso então q só o alpino fast tava 1,99 no mercado aqui perto semana passada, os outros fast tavam 2,79

  38. Arlindo on June 30, 2010 5:02 pm

    Estão ridículos mesmo esses posts sobre o Alpino Fast. No primeiro falaram que não tinha gosto de Alpino pq não tinha Alpino dentro, agora falam que este que não tem gosto e o anterior tinha. Não entendi também pq a Nestlé mudou a receita já que o produto continua não tendo o chocolate Alpino, tem apenas “chocolate” comum. Ao meu ver era só eles terem dado outro nome pro produto e colocar que tem sabor imitação de Alpino pra evitar que as pessoas acreditem que se trata de um Alpino “líquido”.

  39. Loli on June 30, 2010 5:03 pm

    Kika, isso daí já é subjetivo. Eu achei que tem gosto de alpino.

  40. Ana Paula on June 30, 2010 5:07 pm

    Eta povo burro dos infernos, peloamorrr!!! Seus lesados da bexiga, o que se questiona sobre essa porcaria da Alpino Fast é que nao tem a cor, não tem o cheiro, não tem o aroma, não tem as calcinhas, não tem as cuecas e em NADA…NADA.. lembra o aroma do Alpino, caracoles! Estamos pouco nos lixando se tem ou não Alpino moído ou derretido lá dentro, o que queríamos é que AO MENOS o gosto e o aroma lembrassem o do Alpino, seja por flavorizantes ou o c* a quatro!! Como dito acima, o Sorvete Alpino é ótimo, o sabor é igualzinho ao do bombom. Já esse estrume do Fast parece uma água de chocalho, com gosto do achocolatado mais barato que existe. Entenderam agora? Tudo que é artificial de morango, limão, laranja e tudo o mais LEMBRA e tem AROMA da fruta correspondente. Mas o Fast nem de longe remete ao aroma/sabor do bombom. Que saco, gente lerda que não entende!!!

  41. @henriquemard on June 30, 2010 5:14 pm

    Agora tá tudo explidado, olhem o local de fabricação da segunda embalagem =P
    O que os comentaristas não entendem é que independente de uma empresa fabricar uma linha de chocolate, a mesma não pode usar uma linha de produtos para atrair o outro da maneira que a Nestlé está usando, sei que muita gente tá de saco cheio com isso, mais é um passo para as pessoas largarem de serem enganadas e tomarem o minimo de atitude para mudar algo.
    É aquela historia, quase todo mundo tem comunidade sobre a fome na Africa, mas ninguém meche uma palha pra ajudar, seguindo esse padrão ninguém irá chegar a lugar nenhum.

  42. Kika Del Piero on June 30, 2010 5:22 pm

    E tb acho… o sorvete eu fiquei chocada com o fato de não ter Alpino, porque aquele chocolate do meio é idêntico.
    Agora a maioria das pessoas diz que o AlpinoFast não tem nem gosto, nem cheiro e nem nada… e ainda parece um achocolatado de 5 categoria

  43. Pierre on June 30, 2010 7:30 pm

    Ok, vamos agora procurar produtos de outras marcas que esse Alpino já deu pra ver que não tem conserto…

  44. Luiz on June 30, 2010 7:46 pm

    e a palhaçada continua.
    e nós no centro do picadeiro.

  45. Ligia on June 30, 2010 8:28 pm

    zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz…

  46. Ricardo on June 30, 2010 9:06 pm

    Faço minhas as palavras da Ana Paula.

  47. chen on July 1, 2010 7:54 am

    Eita povo lesado e que não se importa em continuar sendo lesado. E não entendem nada de mercado. O problema não é o achocolatado em si e sim a associação da marca Alpino,através da figura e da embalagem com um outro produto diverso. Isso é enganação , não tem nada a ver com o morango, limão etc que o outro acima falou pois não são marcas registradas.Parece q só tem criança aqui, raciocinem um pouco.
    se a Nestlé quer terminar com a briga que não faça a associação e lance um outro produto que não lembre a marca Alpino ou coloque a porra do chocolate no produto.
    MUito bem,sr ccoo que ela mostre o respeito que deve ao consumidor e pare de associar a marca a produtos que não tem nada a ver.

  48. Loli on July 1, 2010 8:28 am

    Interessante, eu achei na minha burrice e estupidez extremas que a causa de todo esse escândalo foi a frase “esse produto não contém chocolate alpino”. Mas sei lá, devo ter viajado, né? Então tá. Então o Ministério Público está entrando com uma ACP simplesmente porque o achocolatado é ruim e não tem gosto de Alpino, né? Pô, vai ser legal ver essa sentença, “condeno a Nestlé apagar uma multa de X reais porque a perícia degustativa constatou que o gosto do produto é de chocolate barato e o sabor de Alpino não foi comprovado”; Ok então, super técnico!

  49. Ana Paula on July 1, 2010 8:57 am

    Dono do blog, coloque um atalho para o paint brush aí do lado, por favor. Acho que eu tenho que desenhar o que escrevi para que duas ou três pessoas entendam. ;)

  50. Loli on July 1, 2010 9:00 am

    Ana Paula QUERIDA, pouco importa o que você PENSA, a questão é que a causa da discussão jurídica envolvendo a Nestlé, MP e órgãos públicos é a bendita frase da falta de alpino, não o gosto da bagaça e a insatisfação que isso gera!!! Credo!! Deixa de ser arrogante, garota!

  51. Loli on July 1, 2010 9:08 am

    Completando, a causa é a frase e o fato de não conter o alpino, não a falta do gosto.
    Sr. Coo, se há alguma informação de protestos formais (de órgãos, MP, etc) por conta do gosto não alpinado da bebida, divulgue aqui que eu calo a boca, apesar de continuar achando surreal que levem essa questão ao Judiciário.
    De qualquer forma vou sair desse post porque já estou me estressando, odeio ignorância de gente que *acha* que sabe mais do que os outros e usa isso como pretexto pra ofender gratuitamente.
    Vejo vocês em outros posts.

  52. Luiza on July 1, 2010 10:17 am

    O biscoito Passatempo também “contém” recheio de alpino.. agora fiquei curiosa para ver se realmente tem chocolate na composição..

  53. Ana Paula on July 1, 2010 4:27 pm

    Ei, owner… mudei de idéia. Por favor, cancele o Paint Brush. Melhor uma placa de pedra, uma talhadeira e uma marretinha. rs

  54. Lliliana on July 1, 2010 4:34 pm

    e a saga continua..

  55. Ana Paula on July 1, 2010 4:50 pm

    (…) Promotoria de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro analisa o caso para entrar na Justiça contra a Nestlé ou acordar com a empresa um termo de ajustamento de conduta. Nesse caso, a Nestlé precisaria modificar a fórmula ou a embalagem do produto para corrigir as irregularidades encontradas. A Nestlé defende-se afirmando que a embalagem do produto traz, em letras miúdas, o aviso: “Não contém chocolate Alpino”.

    Segundo o promotor de defesa do consumidor Júlio Machado, o caso está sob investigação desde o dia 10 de março para avaliar a semelhança entre os gostos do bombom e da bebida. “O objetivo do Ministério Público é concluir sobre a semelhança ou não de gostos”. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão ligado ao Ministério da Justiça, também abriu um estudo do caso.

    http://portalexame.abril.com.br/marketing/noticias/alpino-acaba-tendo-gosto-amargo-nestle-559443.html

    CALAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADA!!!

  56. Ale Santos on July 1, 2010 5:41 pm
  57. Gabriel Dias on July 1, 2010 8:27 pm

    @ Luiza – A bolacha Passatempo tem recheio SABOR chocolate alpino (isso é bem claro na embalagem. Por coincidência tava com uma aqui do meu lado na hora). Nesse caso, creio eu, seria a mesma coisa de dizer “sabor morango”. Ou seja, um aromatizante ou algo que o valha. Não necessariamente o produto em si.

  58. Eu 8D on July 1, 2010 8:49 pm

    oi Loli, tu fala pros outros que eles querem saber mais que todo mundo, e xinga os outros de ignorantes que que nao sabem nada, mas a pessoa que mais quer se impor aqui eh tu. Se a opiniao da Ana nao conta, entao MUITO MENOS a tua! pare de se ficar se achando a rainha da cocada preta por favor? baixa a pipoquinha ok? ngm sabe mais q ngm aqui, e tu muito menos. se o assunto nao te interessa e tu ta cansada, nao venha mais comentar e pare de ler sobre isso, va fazer algo produtivo pra vc, ao invés de ficar rebaixando o q os outros dizem para impor o que tu pensa!

  59. Renato on July 2, 2010 8:36 am

    Realmente, a comparação com limão e morango não tem nada a ver.

    Mas o que vocês me dizem dos biscoitos PRESTÍGIO, GALAK? É a mesmíssima merda do caso alpichato: São marcas de produtos que definitivamente não aparecem na composição e não é “sabor isso”, e sim é a marca mesmo funcionando como linha de produtos. E colo´quem aí também alguns sorvetes: já comeram o Sonho de Valsa? Além de ser extremamente doce e enjoativo, não contém o bombom e não o lembra nem em sua octagésima geração.
    Eu já disse e repito, fazer linha de produtos é a coisa mais velha do planeta e essa revolta JUVENIL com um produto não vai mudar isso, a não ser que vocês tenham fòlego o suficiente pra mudar isso na legislação do consumidor, o que tomaria tempo precioso de suas vidas. E daí eu tenho certeza que vocês vão tirar os respectivos * das retas.

    Eu acho que toda essa palhaçada ilimitadamente forçada – que eu achei forçada desde o primeiro post, por sinal, e não só agora – poderia se resumir de uma única forma, neste blog:. Faça uma resenha pessoal do alpino. Fale: eu tomei, é uma merda, não sei quem tomou e sentiu gosto de nada, minha mãe tomou e achou maravilhoso e no total dou nota 4 pro produto, não comprem. Ou o que tu achar.
    Isso sim é bacana, é a sua opinião sobre o sabor do produto – o que é incrivelmente mais condizente com a proposta do blog – e não uma briga ridícula na qual você insiste só porque sabe que isso te dá uma audiência feladaputa.

    Esse blog é teu, repito, e ninguém tem nada a ver com isso, se você quiser postar foto pelado aqui, é um direito seu. Só que é foda porque isso já é um espaço consolidado na internet, com muitos acessos, e você faz ações patrocinadas aqui e tudo – o que tá mais do que certo, não julgo isso, todo mundo gosta de dinheiro. Só que o tamanho que o blog tomou te exigiria mais responsabilidade com o que você diz. E ser apelativo ao extremo é um pouco mais do que só falta de responsabilidade. Leiam o nome do post de novo: “Nestlé – Alpino Fast, você continua sendo enganado”, parece nome de matéria sensacionalista de jornal furreca.
    Fora que essa implicação já ta parecendo jabá. Claro que não é, empresa nenhuma faria isso (eu acho, vai saber), mas é a cara que você mesmo tá dando pro assunto.

  60. barbara on July 2, 2010 2:36 pm

    EU provei o novo alpino fast e tá NOJENTO, falha da nestle, eu gostava do primeiro mesmo que não tivesse chocolate dentro haha

  61. Junior on July 2, 2010 4:43 pm

    ah véio, vc gosta tanto asim de alpino? então compra logo uns 20, derrete no seu microondas e bebe…

  62. Gabi Martins on July 2, 2010 5:21 pm

    Olha, eu sou mais uma que tá com muita saudade das resenhas de comidas. Se aceitam sugestões por aqui, a minha é essa: que voltem com as resenhas com força total, porque tá um saquinho o blog se resumir a promoção de “siga @fulano no twitter” e de vez em quando uma encrenca por conta do Alpino…

  63. Juliana on July 2, 2010 8:20 pm

    Pooo, vamos mover uma ação com a Trakinas! Nunca vi pedacinhos de morango no meu biscoito! Estou sendo enganada! Pera q vou acionar o MP…

  64. Ed on July 2, 2010 8:35 pm

    Quero ver essa ação ridícula do MP ser julgada procedente. Esse promotor bebeu. Ação porque não tem gosto de alpino? Tá bom então. E ainda tem idiota que acha isso certo.

  65. Fernando on July 3, 2010 11:46 am

    porra tem gente passando fome e vcs taum fazendo debate se alpino fast tem alpino ou naum porra foda-se se tem ou naum se naum gosto naum toma pronto

  66. thiago on July 4, 2010 3:43 pm

    Sr. CCOO, o sr. está ficando um mala referente ao caso da nestlé.

  67. Silvia on July 4, 2010 5:20 pm

    Ahahahahahaha que lindo!!! Que bom saber que toda essa bobagem serviu de alguma coisa…

    Parabéns Sr. CCOO, continue assim, estragando o gosto dos produtos. O Brasil te agradece!!!

  68. Leo on July 5, 2010 9:15 am

    Sr CCOO, Ana Paula e demais que entendem a proporção e as consequências (favoráveis ao consumidor) que deste caso podem advir, só a gente entendeu a diferença entre usar uma marca consagrada pra atrair consumidores (sem usá-la na composição de outro produto) e os biscoitos de “morango”, “limão”, “laranja”…pela caridade, uns 300 posts depois ainda tem gente fazendo essa comparação…

  69. AngelySky on July 5, 2010 11:19 am

    Também fiz esse teste cego e a bebida nova é 100 vezes pior que a antiga.Tem gosto de água com açúcar misturada com pano de chão, horrível.Odiei, nem compro mais!

  70. Dr Luis on July 5, 2010 9:08 pm

    notem tb q antes eles colocavam vitamina Cnafórmula, agora n mais….

  71. Jurema on July 6, 2010 9:16 am

    Aí, deviam se preocupar é com os nuggets do McDonalds que são feitos de petróleo. Isso sim é algo pra comover poderes e órgãos públicos. Mas como é uma questão internacional talvez a influência do blog não seja tão grande………

  72. Fabiano on July 8, 2010 3:23 pm

    Na minha opinião, a sentença contra a Nestlé foi bem compreendida e bem executada pelos orgãos competentes:

    http://portalexame.abril.com.br/marketing/noticias/nestle-tera-mudar-embalagem-alpino-fast-567196.html

    “A Nestlé terá que modificar a embalagem de Alpino Fast. A determinação partiu do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) junto a outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, após verificar que a identidade visual do produto dá a entender que há chocolate Alpino na fórmula. Porém, o rótulo original do Alpino Fast trazia os dizeres ‘não contém chocolate Alpino’.

    A decisão aconteceu após uma reunião entre o Ministério da Justiça e representantes da Nestlé. O acerto é de que, até o dia 10 de junho a marca deverá apresente a nova identidade ao DPDC, que sugeriu a retirada da imagem dos bombons ou a inserção da frase “Imagem meramente ilustrativa”.

    O acerto é de que a marca deverá apresente a nova identidade ao DPDC, que sugeriu a retirada da imagem dos bombons ou a inserção da frase ‘Imagem meramente ilustrativa’.”

  73. nelson on July 11, 2010 7:37 pm

    gostei da materia e foi muito bom ler, precisava msm de alguma materia p fazer uma resenha p meu curso na fac agradeço .

  74. nelson on July 11, 2010 7:41 pm

    muito boa essa materia precisamos unir e divulgar essas propagandas enganosas

  75. Cristiane on July 13, 2010 5:01 pm

    HUAHAUHAUAHA, desculpem mas alguns posts aqui tão muito hilários … ri demais com o ” calem a boca e achem algo pra fazer, não gostou do produto não compre ” HAUHAUAHAUHAUAHAUAHA !!!!

    Mas até entendo a polêmica com este assunto, sou trufeira e uma das minhas maiores preocupações é sempre a repercussão com o pessoal que for comer meus doces

    Abços e adorei descobrir esse blog :D

  76. ivi brasil on July 18, 2010 1:02 am

    provei esse produto da nestlé e não gostei nenhum pouco. melhor comprar um toddynho ou nescau.

  77. Evandro on August 5, 2010 12:53 pm

    eu comprei pensando que fosse alpino ! quando li na garrafa que nao tinha alpino ? que palhaçada eh essa ? propaganda enganossa que fraude isso…

  78. Thaís on August 14, 2010 3:21 pm

    A quantidade de comentários que dizem “Que drama, que exagero, deixa pra lá…”

    Deixar pra lá?

    Brasileiro é um povo muito preguiço e submisso.
    Eu não vou deixar pra lá, e mesmo sendo uma ‘pequena ação’, vou contar essa história pra todo mundo.

    O Código de Direito do Consumidor existe pra isso. Estamos sendo lesados nessa história toda. Não importa se é num produto de 1.000.000 reis ou de 3 reais, é propaganda enganosa do mesmo jeito.

    Sério, “faça valer o seu direito” não é só uma frase bonita a ser dita de vez em quando.

  79. Fernanda on August 20, 2010 11:32 pm

    Ridícula toda essa discussão!!! Se todos pararem para pensar, se um produto tem sabor de morango significa que ele tem obrigatoriamente morango dentro? Com o Alpino é a mesma coisa, Alpino é uma marca e o que a Nestlé quis é ser o mais transparente possível com o consumidor avisando que o produto não possui o chocolate derretido dentro, mas possui o sabor do chocolate sim! Eu tomo e adoro o produto! Outro absurdo é dizer que o produto é aguado!!! Ele é maravilhoso e super concentrado e consistente!! Bom, quem quiser que experiemente e tire as próprias conclusões!! Quanto estão pagando para você difamar a empresa e o produto??

  80. Crissy on August 25, 2010 10:51 pm

    Perguntaram qual produto da NEstle contem Alpino? Sei la! Acho que ultimamente o gosto de todos os chocolates Nestle mudaram o gosto!!! Quem lembra ainda do gostinho do Fofo?? Que hoje e Milk Bar? Afe!! Eu sonho com aquele gosto maravilhoso!!! O de hoje e completamente sem graca!
    E digo o mesmo do Alpino, eu acho que o gosto mudou muito!!! Tem pessoas mais velhas ai (da minha faixa etaria) que concorda???

  81. Crissy on August 25, 2010 10:51 pm

    So o detalhe! O chocolate era LOLO e nao FOFO!! :p

  82. Os exóticos sabores da Pepsi  | GN= garotas/nerds on February 23, 2011 12:13 pm

    [...] Outro sabor inventado pela pepsi japonesa foi a versão azuki, que é o feijão doce japonês. Os felizardos (?) que beberam o refrigerante relataram que “não tinha gosto de pepsi e nem de azuki” e rumores dizem que o tal do azuki não fazia parte do ingrediente (assim como o achocolatado Alpino sem alpino). [...]

  83. ikk on February 27, 2011 12:24 am

    Mas bah, por acaso existe o “sabor Alpino oficial” ao qual os outros possam ser comparados? Acho que não… Alpino é só uma marca e a Nestlé pode associar essa marca a qualquer sabor, ué!!!

Write a Comment

*